como eu poderia resolver a dificuldade em sentir o presente? não consigo focar no momento atual e es

3 respostas
como eu poderia resolver a dificuldade em sentir o presente? não consigo focar no momento atual e estou constantemente presa no passado e no futuro, o que acaba me causando a sensação de despersonalização quando eu percebo o presente. isso é tão frequente que chego a, literalmente, esquecer de respirar no dia a dia (só lembro quando fico com falta de ar). faço tudo com pressa, não presto atenção em nada e sinto que deveria começar por aí, mas ainda não consigo me ajudar.
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, costumo dizer aos meus clientes, que quem vive de passado vive em depressão, quem vive de futuro vive na ansiedade e por isso temos que viver nosso presente, pois ele é o que estamos vivendo e podemos mudá-lo. Hoje em dia a psicoterapia tem muitos recursos que podem te ajudar na questão da atenção plena. Terapia Cognitiva comportamental com técnicas de Mindfulness (atenção plena)e também da psicologia positiva seria muito bom para o seu caso. Quanto mais você se percebe, mais consciência você trás para sua vivência, mais domínio você terá de seus pensamentos e comportamentos que deseja modificar, chegando na autocura. Espero tem te ajudado! Fique bem!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Victor Ribeiro
Psicólogo
Brasília
Olá! O que você descreve é uma experiência muito comum em quadros de ansiedade: a mente fica tão acelerada entre o passado e o futuro que o presente se torna um lugar estranho e até assustador, podendo causar essa sensação de despersonalização. Para resolver a dificuldade em sentir o presente, uma das práticas mais eficazes é o Mindfulness (ou atenção plena). Comece com um "exercício de ancoragem" muito simples usando a respiração que você mesma mencionou: várias vezes ao dia, pare por apenas um minuto, feche os olhos se for confortável, e foque 100% da sua atenção no ar entrando e saindo do seu nariz. Sua mente vai divagar, e o exercício não é lutar contra isso, mas sim, toda vez que perceber a distração, gentilmente trazer o foco de volta para a sua respiração. Essa prática, muito usada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), treina seu cérebro a usar a respiração como uma âncora segura no momento atual, ajudando a regular o sistema nervoso e a diminuir a sensação de pressa. Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!
Voce é uma pessoa única, com suas próprias capacidades e dificuldades. Uma coisa comum é que devido a situações que passamos, podemos ficar muito ansiosos e termos dificuldade em conseguir parar para nos perceber, pode ser por uma aversão interna para lidar com sentimentos que causam muito incômodo, pode ser que a ansiedade dificulte nos manter em apenas um determinado assunto e acabamos por mudar de assunto sem concluir o anterior e ficamos com a impressão de que não há solução ou a solução será muito ruim e não daremos conta. Esse tipo de situação causa muito sofrimento, para isso, um psicólogo, com quem você se sinta bem e tenha confiança, pode te ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.