Como fica a vida do paciente após a cirurgia, sem o estômago?

3 respostas
Como fica a vida do paciente após a cirurgia, sem o estômago?
Paciente poderá apresentar anemia e a digestão (mastigação) tem que ser muuuito cuidadosa. O demais... se está livre de um câncer por exemplo, a vida segue normal. Faça avaliação periódica, não suma do consultório de seu médico!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na grande maioria dos casos o paciente se adapta muito bem a essa nova situação de forma até surpreendente. Tenho pacientes totalmente gastrectomizados com mais de 10 anos de evolução e com mínimas mudanças nos hábitos alimentares. Isso não é a regra!
A retirada completa do estômago trás mudanças significativas na digestão protéica e na produção de hemácias. Os pacientes devem fazer acompanhamento com nutricionista que prescreverá a dieta mais adequada para cada caso assim como os suplementos alimentares. Deverá mensalmente receber suplementação de vitamina B12 como prevenção da anemia megaloblástica. o acompanhamento mensal nos 6 meses iniciais e a cada 8 semanas realizada uma bateria de exames laboratoriais para avaliação nutricional e adaptação à essa nova situação. Posteriormente após esse período o acompanhamento ocorre a cada 3 meses por 6meses, de 6 em 6 meses por 1 ano e posteriormente anual. Nessa etapa na grande maioria dos casos os pacientes já estão adaptados.
Essa é a pergunta mais frequente e o temor maior daqueles que são obrigados a terem o estomago removido. Para responder como fica a vida é preciso tentar enxerga-la pelo lado da ameaça que levou a essa medida extrema. Assim, os que têm a chance da cirurgia já lutam um bom combate vencendo. Desse ponto de vista consideramos incrível como se consegue sobreviver, as vezes com poucas limitações, a remoção completa desse órgão que não é vital. Entretanto, o peso irá cair e permanecer em patamares mais baixos no longo prazo e uma série de atenções a alimentação e a suplementação alimentar terão de ser observadas para sempre. A qualidade de vida assim será impactada em maior ou menor grau a depender do poder de adaptação de cada um. Algumas pessoas mal lembram que foram operadas e outras se sentem verdadeiros "deficientes físicos intestinais". Com mais ou menos ajuda, entretanto, todos são capazes de recuperar a vida serem felizes mesmo sem estomago. Boa caminhada.

Especialistas

Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Marnay Helbo de Carvalho

Marnay Helbo de Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Fernando de Alencar Carvalho

Fernando de Alencar Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Feira de Santana

Agendar uma visita
Carlos Humberto da Silva Jr

Carlos Humberto da Silva Jr

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Uberlândia

Agendar uma visita
Christian Bornia Mattavelli

Christian Bornia Mattavelli

Cirurgião geral

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Ana Carolina Fleig

Ana Carolina Fleig

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 149 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.