Como funciona a gestalt-terapia de forma online?

17 respostas
Como funciona a gestalt-terapia de forma online?
A Gestalt-Terapia online segue a mesma essência da terapia presencial, buscando a compreensão das experiências do cliente no momento presente. É importante que o ambiente online seja tranquilo e seguro, proporcionando a você a mesma sensação de confidencialidade e suporte emocional que teria em uma sessão presencial. Se estiver considerando marcar uma sessão online, é fundamental escolher um terapeuta qualificado e garantir uma conexão estável para maximizar os benefícios do processo terapêutico.

Olá! Boa tarde. A Gestalt funciona da mesma forma online e presencial. Essa linha ressalta a consciência do aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente. É focada na experiência concreta do sujeito, englobando a sua totalidade: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que estiver presente naquele momento, tudo que constituir o campo de experiência do sujeito único, com seus valores e significados.
Além disso, entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, mesmo que essas estejam ocultas ou sendo negadas. Dessa forma, a terapia é capaz de torná-lo mais consciente a respeito de si mesmo, aceitando o todo que forma sua essência. ​Sendo assim, no trabalho psicoterapêutico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento. Procura se uma “awareness” (consciência) sobre como o cliente funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo mesmo e com o ambiente. Também procura encontrar seu próprio equilíbrio e plenitude, já que só assim é possível tomar decisões e escolhas que atendam suas reais necessidades. ​Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve no cliente o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, o cliente estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com ele mesmo e com as pessoas que o cercam.
A Gestalt-terapia funciona da mesma forma que presencialmente, na verdade o que conta para um bom atendimento é disponibilidade do consulente em trabalhar de forma profunda as suas questões pessoais/emocionais e do terapeuta de criar propostas terapêuticas adequadas e assertivas para a problematica trazida, o intuito é que a pessoa possa ampliar consciência de si, da sua necessidade e que possa escolher um novo caminho mais autêntico e original para a questão, onde sustente com responsabilidade a sua escolha e faça uma nova ação. Eu trabalho de forma customizada de acordo com a necessidade do momento presente do meu consulente, os resultados são incríveis!!
Olá conforme descreveram os colegas não existe mudanças na técnica presencial para o online, o que de fato se apresenta como mais importante na relação terapêutica é a relação de confiança que se estabelece entre paciente e terapeuta. O mais importante é você sentir que o trabalho está contribuindo para o seu bem estar. Estou à disposição caso tenha mais dúvidas!
Até poucos anos atrás, as consultas psicológicas on-line (realizadas à distância, de forma não-presencial), tinham finalidade apenas de orientação, com limite no número de sessões permitidas. Isto mudou em 2018, ainda antes da pandemia, quando o Conselho Federal de Psicologia autorizou o uso mais abrangente e sem restrição no número de sessões.

Qualquer pessoa maior de 18 anos, ou menores de idade autorizados por seus responsáveis legais, podem ter suas consultas psicológicas realizadas por meios digitais. A eficiência é a mesma das consultas presenciais e mantêm rigorosamente os mesmos compromissos com a metodologia científica, respeito à ética e absoluto sigilo das informações, independente da abordagem adotada.

A escuta, o suporte emocional, o vínculo de confiança entre o paciente/cliente e o profissional, e até mesmo o "ambiente" acolhedor, podem ser muito bem estabelecidos. Afinal, o contato continua sendo humano! Apenas o meio é digital.

Em um mundo em que o tempo é cada vez mais valioso, com o avanço da tecnologia e com o aumento das pessoas habituadas às chamadas por videoconferência, as consultas on-line tornaram-se uma opção - e uma realidade - para muitas pessoas.

Além de evitar deslocamentos ou a melhor acomodação das sessões à agenda, as consultas on-line atendem também outras necessidades mais específicas. É o caso, por exemplo, de quem deseja realizar as sessões mesmo quando está em viagem, para quem mora em cidades pequenas e não encontra profissionais, para quem vive em outros países e deseja fazer terapia em sua língua natal ou para quem tem dificuldades de mobilidade.

A psicoterapia on-line pode ser feita em qualquer momento da vida, basta desejar. O processo de fortalecimento interno, autoconhecimento e transformação podem ajudar muito a pessoa a se sentir melhor e recuperar sua saúde emocional.

A tecnologia é apenas ferramenta. O que importa é entregar-se ao processo e manter-se firme no propósito de cuidar melhor de si mesmo. Isso tem muito mais a ver com sua motivação e compromisso, do que com qualquer questão tecnológica.
Olá, boa noite. A psicoterapia com a abordagem da gestalt-terapia funciona como qualquer outra. O psicoterapeuta vai utilizar dos seus conhecimentos e técnicas e transpor para ser utilizada à distância, mesmo que ele modelo ofereça vantagens e desvantagens. Porém, nada é impossível e a pandemia provou que a gestalt-terapia funciona no modelo online. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas acerca da modalidade online de atendimento. Na verdade, o atendimento online ocorre da mesma forma que o atendimento presencial. Não há comprometimento da qualidade ou dos resultados. Somente para alguns transtornos mentais graves é que o atendimento presencial é o recomendado. Assim, quer para Gestalt, quer para qualquer outra abordagem, o atendimento online segue os mesmos critérios e mesma sistemática/protocolo do atendimento presencial.
Bom dia! Espero que esteja bem! Com relação a sua pergunta, não existem diferenças técnicas entre os dois modos de atuação, a teoria poderá ser aplicada em ambas as modalidades de atendimento, online e presencial. Existe sim abordagens que possuem mudanças para o online, porém essas abordagens não são as mais comuns nos consultórios, geralmente seriam as que se utilizam de uma análise clínica corporal. Espero ter ajudado, qualquer dúvida fique a vontade para me encaminhar uma mensagem!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia online - R$ 125
Olá! Os atendimentos em Gestalt terapia são pautados na relação terapêutica, desta forma, mesmo online ela acontece, sem prejuízo na qualidade do atendimento.
Olá. A Gestalt-terapia como os demais atendimentos psicológicos, online, seguem princípios semelhantes à terapia presencial, mas utilizam tecnologias de comunicação à distância para facilitar as sessões. O terapeuta e o cliente precisam estar cientes dos limites da tecnologia e estar dispostos a ajustar a abordagem conforme necessário para garantir uma experiência terapêutica eficaz. Sempre à disposição.
O atendimento online na abordagem da Gestalt-terapia segue a mesma linha que no presencial apenas com as adaptações necessárias e possíveis. Os recursos e ferramentas terapêuticas utilizados são ajustados ao formato de atendimento. Independente da linha teórica do profissional, na consulta online é crucial que o paciente esteja em um ambiente que se sinta confortável e assegure o sigilo, pois é um ponto importante para que o processo fluía. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Abraços :)
A gestalt-terapia online mantém seu foco em autoconsciência e experiência imediata, adaptando-se bem ao ambiente virtual. Embora diferentes, tanto a gestalt-terapia quanto a EMDR mostram eficácia em ambientes online, especialmente na promoção de insight e processamento emocional, com a tecnologia facilitando técnicas específicas de cada abordagem. Tudo de melhor!
Olá! É totalmente possível a terapia online sob o olhar da gestalt-terapia. Durante as sessões online, ainda podemos explorar temas como consciência, responsabilidade, contato e ajustamento criativo. Assim como no presencial, é preciso colaboração.

A tecnologia nos permite criar um espaço terapêutico seguro, onde podemos nos concentrar nas experiências do momento presente. Mesmo à distância, é possível oferecer a oportunidade de explorar padrões, emoções e bloqueios, facilitando a busca por soluções mais conscientes e integradoras.

Se você estiver interessado em explorar a gestalt-terapia online e acredita que poderia ser benéfica para você, convido-o(a) a considerar agendar uma consulta. Podemos discutir suas necessidades e como podemos colaborar para promover seu bem-estar emocional. Fique à vontade para entrar em contato comigo para agendar a sua primeira sessão ou tirar suas dúvidas. Estou aqui para apoiar o seu processo de autodescoberta e crescimento.
Na gestalt a ideia é fechar a figura; ou seja, aquilo que está incompleto, incomodando, gerando conflitos; isto é, aquela questão que coloca o seu Eu sob o domínio dela, com o decorrer da terapia, você colocará a questão sob o domínio do seu Eu. A terapia online pode ser tão eficaz quanto a presencial e vice-versa; tudo depende da dinâmica terapêutica, do vinculo terapêutico e dos insights,
Um abraço,
Lea
Olá! A Gestalt Terapia, assim como outras abordagens da psicologia, apresenta os mesmo resultadas quando realizada de maneira presencial ou online. A Gestalt é uma abordagem vivencial, baseada principalmente no vinculo desenvolvido entre paciente e psicólogo, que não sofre alterações pela modalidade online. Assim como a escuta ativa, as intervenções terapêuticas e os exercícios vivencias são possíveis nas duas modalidades.
Espero ter ajudado!
Sua pergunta foi um tanto ampla para ser respondida objetivamente então, seguem algumas considerações:
A Gestalt-terapia é uma abordagem de cunho fenomenológico-existencial, portanto, segue uma prática que tem como base o conceito de "aqui e agora", ou seja, o momento atual de cada sessão, considerando tudo que acontece durante esse tempo, todas as reações, nuances, observáveis pelo profissional, e aquilo que somente a pessoa poderá observar, como reações fisiológicas.
Nesse sentido, a sessão de atendimento online em Gestalt-terapia, em que pese não diferenciar teoricamente do atendimento presencial, deve considerar questões técnicas a serem orientadas ao cliente, como: ter um local adequado no sentido da privacidade, equipamento de áudio e vídeo posicionado de modo que permita ao Gestalt-terapeuta o máximo de observação possível do cliente e o ambiente que ocupa no momento da sessão, disponibilidade de materiais lúdicos e artísticos para utilização nos experimentos. Espero ter esclarecido a questão. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
O atendimento online segue uma abordagem semelhante ao atendimento presencial, com algumas adaptações devido ao meio virtual. A falta do encontro físico é a principal diferença, mas há benefícios significativos. No atendimento online, o terapeuta e o paciente se conectam por meio de plataformas de videoconferência, proporcionando comodidade e flexibilidade. A qualidade do trabalho terapêutico permanece, pois o foco está na relação terapêutica e na compreensão das experiências do paciente. Os pontos positivos incluem a possibilidade de realizar as sessões no conforto de casa, eliminando a necessidade de deslocamento. Além disso, a terapia online pode ser acessível para pessoas que vivem em áreas remotas ou têm dificuldades de mobilidade. É essencial garantir um ambiente privado e sem interrupções para preservar a confidencialidade durante as sessões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120