Como funciona de fato a insulina que é produzida no corpo? Exemplo, um não diabético que tem glicose

3 respostas
Como funciona de fato a insulina que é produzida no corpo? Exemplo, um não diabético que tem glicose sem jejum entre 85 e 95, se comer açucar, a glicose vai continuar nesta faixa como se não tivesse comido nada? a insulina imediatamente aplaca a glicose produzida? ou aumenta um pouco e depois desce?
Dra. Cristiane Gussi Baito
Geriatra, Médico de família
Jundiaí
Boa noite
Independente de ser diabético ou não após ingerirmos um alimento o valor da glicemia vai subir e após 2 horas no máximo deve voltar aos níveis normais.
Em resposta ao seu exemplo, se um indivíduo sem diabetes medir dextro em jejum de 85 após comer esse valor vai subir até no máximo 140 e lentamente normalizar até 2 horas depois.
Um grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Lia Lima
Médico clínico geral
São Paulo
Os carboidratos são os alimentos que logo se transformam em glicose. Uma vez que a glicose é formada, aí depende do índice glicêmico - se isso ocorre rápido (carboidratos simples ou industrializados) ou lento (carboidratos complexo e com fibras) e da quantidade de glicose formada (a carga glicemia) que pode ser alta ou baixa. Se consome carboidratos com baixa carga e de baixo índice a insulina será liberada pelo pâncreas lentamente. Mas se a carga e ou índices são altos, o pancreas responde com elevação da secreção de insulina. Após de alimentar a insulina já é decretada, mas até 2h a glicose ainda costuma elevar, dando tempo para secreção e ação da insulina com melhor ação após esse tempo. Pessoas sem diabetes e sem resistência à insulina não há distúrbio para metabolizar os carboidratos e não há impedimento para haver pico 2h após se alimentar. espero ter te ajudado, beijos, dra Lia lima
 Gorette Albuquerque
Nutricionista
Recife
A resposta vai depender do índice glicêmico (velocidade em que a insulina é liberada), de acordo com o tipo alimento ingerido e da carga glicemia, ou seja a quantidade e tipo de carboidratos do mesmo alimento. Por isso a importância de estar sempre atentos a alimentação adequada, o que poderá dar o equilíbrio necessário.
Um dado importante é que a glicemia de jejum é insuficiente nessa avaliação; para isso são necessários outros parâmetros, um deles é a própria insulina de jejum.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1362 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.