Como funciona o círculo menstrual da mulher, desde a menstruação até aos dias normais?

1 respostas
Como funciona o círculo menstrual da mulher, desde a menstruação até aos dias normais?
O ciclo menstrual é o processo natural que ocorre no corpo da mulher para preparar-se para uma possível gravidez. Ele geralmente dura cerca de 28 dias, embora variações na duração do ciclo sejam comuns e consideradas normais. Vou explicar o ciclo menstrual em suas diferentes fases:
Fase Menstrual (Dias 1-5 aproximadamente):
O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação, quando o revestimento do útero (endométrio), que foi preparado para uma possível gravidez no ciclo anterior, é eliminado.
Durante essa fase, os níveis hormonais, incluindo estrogênio e progesterona, são baixos.
Geralmente, dura de 3 a 7 dias, embora possa variar de mulher para mulher.

Fase Folicular (Dias 1-13 aproximadamente):
Esta fase começa no primeiro dia da menstruação e dura até a ovulação.
Durante a fase folicular, o corpo começa a produzir hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula os ovários a amadurecer um óvulo.
Um folículo ovariano se desenvolve e amadurece, liberando estrogênio, que ajuda a engrossar o revestimento do útero em preparação para uma possível gravidez.

Ovulação (Cerca do Dia 14):
A ovulação ocorre aproximadamente no meio do ciclo menstrual, quando o ovário libera um óvulo maduro.
Isso geralmente ocorre por volta do 14º dia de um ciclo menstrual de 28 dias, mas pode variar de mulher para mulher e de ciclo para ciclo.
Durante a ovulação, os níveis de estrogênio atingem o pico, o que desencadeia a liberação do óvulo do ovário.

Fase Lútea (Dias 15-28 aproximadamente):
Após a ovulação, o folículo agora vazio se transforma em um corpo lúteo, que libera progesterona.
A progesterona ajuda a manter o revestimento do útero espesso e preparado para a possível implantação de um óvulo fertilizado.
Se o óvulo não for fertilizado e não ocorrer gravidez, os níveis de estrogênio e progesterona começam a cair, sinalizando o início do próximo ciclo menstrual.