Como lidar com pensamentos sobre a morte?

9 respostas
Como lidar com pensamentos sobre a morte?
Penso que é difícil para a pessoa ficar pensando sobre a morte, uma vez que temos pulsões de vida que nos levam a pensar mais em vida e rejeitar mais este tipo de pensamento, mesmo que todos nos teremos que um dia nos defrentar com ela(a morte). Pensar seguido sobre isso, pode ser um sinal sintomatológico com hipótese de estar desenvolvendo ou entrando em crise depressiva. É importante fazer uma avaliação psicoterápica e caso se confirme depressão a indicação de acordo com os resultados, se forem muito alterados, procurar um psiquiatra. Você pode fazer neste caso, psicoterapia com um psicologo e se necessário, integrar com psiquiatra no acompanhamento medicamentoso.

Completando o comentário da colega, procure avaliar com que frequência você tem pensado sobre o tema morte. Reflita sobre o que tem acontecido na sua vida afetiva, profissional, familiar e social. Tente lembrar a partir de quando seus pensamentos sobre a morte desencadearam, se foi pela perda de um amor, pela perda de um ente querido, por decepção, enfim, há momentos em nossas vidas que desencadeamos transtornos, sejam eles transitórios, avançados ou crônicos. Procure um(a) psicólogo(a) para uma avaliação e orientação. O importante é entender o porque de estar acontecendo isso com você e resolver. Boa sorte!!!!

Forte Abraço!!!
Procure um psicólogo para ajudá -lo com essa questão. Cuide-se
Pensamentos sobre a morte são inerentes a nossa condição de mortais, apesar do tema ser tabu em nossa sociedade. A literatura mesmo mostra que a morte era tema de nossa atenção há muitos anos atrás. Sempre pensamos sobre ela. E pensar sobre a morte não é algo patológico em si. Diz respeito a nossa falibilidade, ao nosso medo do desconhecido, a nossa finitude. Pensar sobre isso, não é só pensar na morte, e sim, em como vivemos.O que torna tal comportamento patológico ou não, diz respeito á freqüência com que se é tomado por tais pensamentos e sob qual forma eles se apresentam. Pensamentos que nos colocam como agente, da nossa morte ou de outrem, ou pensamentos que nos conferem constantemente o lugar de morto, merecem nossa atenção e a solicitação de uma apoio profissional. Pode tratar-se de um processo depressivo mais avançado do qual não temos o controle e portanto necessitando de acompanhamento profissional. Avalie sua situação e a necessidade ou não de ajuda profissional.
Procure um psicólogo para melhor entender seu quadro.
A morte faz parte da vida e, no entanto, a sociedade ocidental a rechaça intensamente. Ideais relacionados à juventude e à beleza imperam apresentando como dejetos tudo aquilo que não se atualiza em função desses parâmetros. A vida nessa lógica parece ser algo descartável quando não atende a esses requisitos. No que concerne ao nosso mundo interno, nossos pensamentos nos situam em relação com o mundo e apontam um modo próprio de interpretá-lo e de interagir com ele. Nesse sentido, o que esses pensamentos dizem sobre você? Sobre seu posicionamento subjetivo perante si mesmo e os outros? A psicanálise pode te ajudar a atravessar o sem sentido da morte (e por que não da vida?), ajudando-o a construir novas possibilidades - mais fecundas - de lidar com os desafios de estar vivo.
Ola. Tudo bem? Pensamentos repetitivos sobre algo, sempre mostram algum aspecto a ser olhado e cuidado. No caso do pensamento relacionado a morte, é preciso investigar qual a origem desse pensamento, qual a história do paciente com esse fenômeno, o que acontece na vida do paciente que estes pensamentos tem ganhado notoriedade. O que eles querem dizer sobre sua vida? Penso que um trabalho com profissional de psicologia em muito pode auxiliar na compreensão da origem e efeitos desses pensamentos para a vida do paciente. Espero ter ajudado! Abraço.
Olá, ter ideação suicida ou seja pensar em morte, em morrer elaborar jeito, é algo grave, precisa de acompanhamento rápido, procure um psiquiatra, ou psicólogo, se tiver um CAPS perto de sua região, vá o quanto antes. Espero ter ajudado.
Olá, bom dia. Você tem pensado com frequência sobre isso? É de extrema importância que você busque um psicólogo e psiquiatra para que entenda o que está acontecendo e comece a se tratar.