Como o agressor manifesta sua crise existencial por meio do bullying?

2 respostas
Como o agressor manifesta sua crise existencial por meio do bullying?
Quando Pedro fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo."
Essa frase é uma abordagem inicial possível para essa pergunta. É possível inferir algo de como o "bully" pratica esse ato violento, mas há um limite para tal interpretação. As pessoas são complicadas, e é difícil dizer como uma prática manifesta uma possível crise existencial de um sujeito. No entanto, para ir um pouco além no contexto dessa pergunta, podemos analisar o conteúdo do bullying e, a partir daí, buscar uma imagem maior daquela pessoa. Mas, mais importante que isso, tanto para quem sofre quanto para quem pratica, é importante que possam falar, separadamente, sobre como aquilo afeta cada um deles. O bullying é uma prática violenta que coloca o ego em jogo, dos dois lados, e que pode afetar profundamente quem o sofre. Achei importante a pergunta que traz esse questionamento para o outro lado, de quem pratica, em que certamente podemos afirmar que há uma afetação ali.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O agressor manifesta sua crise existencial no bullying ao projetar sua dor interna sobre o outro. Incapaz de lidar com sentimentos de vazio, insegurança ou inferioridade, ele tenta reafirmar seu valor através da dominação e do controle. O ato de humilhar o outro funciona como uma fuga de si mesmo e da própria responsabilidade existencial. Assim, o bullying se torna uma tentativa distorcida de encontrar sentido e poder em meio à falta de propósito e à negação da própria vulnerabilidade.

Especialistas

Natalia Ventura

Natalia Ventura

Psicólogo

Cachoeirinha

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Reginaldo Guimarães

Reginaldo Guimarães

Psicólogo

Ourinhos

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Shaira Campos Da Silva Ferreira Do Canto

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Dahiane Roberta Alves de Oliveira

Fisioterapeuta

Cacoal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.