Como o individuo paranoide toma suas decisões ?

8 respostas
Como o individuo paranoide toma suas decisões ?
O indivíduo portador de transtorno paranóide possui dentre outros distúrbios psicopatologicos delírios de grandeza, delírios de perseguição e delírios de auto-referencia. Ele é o centro de tudo, supoem-se mais inteligente que todos e se crê objeto de perseguição a todo instante. Seu comportamento é de arrogância, desconfiança extrema e hetero-agressividade, agredindo a todos os que delirantemente supõe seus inimigos quando desestabilizado.

De acordo com sua própria subjetividade. Normalmente as decisões de pessoas portadoras de qualquer tipo de "trastorno" de personalidade, são decisões com base no tipo de trastorno que ele possui. As vezes muitas são irresponsáveis,por agirem pelo impulso do próprio adoecimento.
Ola, então o indivíduo com esse transtorno de personalidade, vai sempre tomar suas decisões de maneira um tanto cautelosa do seu próprio ponto de vista, devido seu padrão de desconfiança e suspeita em relação aos outros. Não entro no mérito se são escolhas certas ou erradas.

Att, Renata Freitas
O sentido que eu faço da pergunta é que quem a pôs acha ser difícil para a pessoa paranoide tomar decisões pois ela está na defesa e na fuga, evitando decisões. Assim se entende a paranoia popularmente, e esta entendimento é correto.

No entanto, ninguém vive sem tomar decisões até importantes na vida, quando fica inevitável. Ai cabe explicar que a pessoa paranoide, não tendo prática em tomar decisões de maneira ponderada tem tendência de se fugir em ideias fixas, pois carece do hábito de analisar as informações disponíveis, de julgar conforme seus próprios interesses e muito menos de respeitar os interesses de outras pessoas. Pode então perseguir um caminho com toda força, mas sem juízo e sem muito pensar nos interesses dos outros. Esta atitude no tomar decisões pode parecer contraditória à disposição paranoide, mas é assim a dialética da mente.

A resposta à pergunta então é: de maneira rígida, com energia concentrada, e as vezes incompreensível para os outros.
A pessoa que possui este transtorno apresenta um grande sofrimento, necessitando de ajuda psiquiátrica e psicológica que atue com técnicas cognitivas comportamentais para ajudar o paciente a identificar seus pensamentos e diferencia-los, o objetivo é identificar os pensamentos irreais confrontando com a realidade. Este paciente precisa de ajuda.
Nós tomamos nossas decisões baseadas na maneira como vemos o mundo, o futuro é como vemos nos mesmo. A pessoa paranóide, muito provavelmente vê o mundo como ameaçador, o futuro como incerto e ela como fraca.
Imagine sentir-se impotente diante de um mundo perigoso é enganador?
Logo, é de se esperar que suas decisões sejam feitas com extrema cautela e desconfiança.
Espero ter ajudado.

Anelise Tavares
CRP 07/22815
O termo que vc utiliza "paranoide" refere-se mais à uma classificação psiquiatrica do que à personalidade de um indivíduo. Quando se trata de estruturas clínicas por exemplo, o sujeito psicotico pode possuir traços paranóicos ou paranoides.
Uma escuta diferenciada se faz necessária sempre! O quadro de transtorno, independente da classificação da patologia, requer um acolhimento para que os sintomas sejam compreendidos, a defesa relaxada para que possamos adentrar no mundo psíquico e subjetivo do paciente e juntos encontrarmos os potenciais adormecidos, mais importantes que a classificação que rótula e discrimina a pessoa em si.