Como posso me livrar da fadiga crónica que sinto?

5 respostas
Como posso me livrar da fadiga crónica que sinto?
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Ginecologista
Cotia
Procure um bom médico homeopata para este tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Otavio Castello de Campos Pereira
Geriatra, Médico perito
Brasília
Fadiga é uma manifestaçao comum a muitas doenças e se for algo persistente deve sempre ser investigada. Entre suas causas existem problemas hormonais (p.ex: hipotireoidismo, insuficiência adrenal, etc), neuropsiquiatricos (doencas neurologicas, depressao, etc) e outros como insuficiencia cardiaca e fibromialgia (esta ainda classificada como um tipo de reumatismo, embora cada vez mais se saiba de sua etiologia neurologica).
Importante ressaltar que existe uma condicao denominada "sindrome da fadiga cronica", (SFC) que se superpoe a diversas outras patologias. Embora fadiga seja por si só um sintoma da fibromialgia, a SFC por vezes esta associada a fibromialgia -tornando-se um problema ainda maior que a dor cronica experimentada pelo paciente fibromialgico.
Por esta razao é preciso uma boa avaliacao de medico que entenda de fadiga. Pode ser um clinico geral EXPERIENTE, um reumatologista ou outra especialidade, dependendo dos sintomas associados a fadiga.
 Gissela Risnic
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Antes de mais nada voce deve descobrir qual é a causa da fadiga. Procure um clinico geral de sua confiança e faça os exames necessários para chegar a um diagnóstico. Se nenhum problema organico for comprovado, a causa poderá ser de fundo emocional,neste caso, procure um psicólogo.
Prof. Ageu Heringer Lisboa
Psicólogo
Campinas
Tendo feito exames indicados por médico de sua confiança, tendo feito mudanças necessárias na alimentação, aplicando-se nas prescrições sobre cuidados físicos e ainda assim persistindo a sensação de cansaço e depressividade, considere buscar um processo de análise existencial logoterápica, que te ajudará a rever padrões comportamentais e a construir um novo horizonte existencial - filosófico e espiritual.
 Roselice Fernandes
Psicólogo
Rio de Janeiro
Considerando como válidas as sugestões acima, enfatizo a orientação para buscar um acompanhamento psicoterápico (todas abordagens são válidas), pois ouvi de um neuropsiquiatra americano (infelizmente por agora não me recordo seu nome), a afirmação que NÃO HÁ DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS, TODAS SÃO PSICOSSOMÁTICAS. Ou seja, todas as doenças possuem um comprometimento emocional. Mesmo que encontre a causa em algum fator orgânico, certamente questões de ordens psíquicas devem ser consideradas por potencializar o distúrbio e, sendo assim, não há medicamento que substitua o trabalho de autoconhecimento para a realização de mudanças de comportamentos necessários.

Especialistas

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Camila Rodrigues Bressane Cruz

Médico acupunturista, Especialista em dor

São Paulo

Thiago Vital Martins de Matos

Thiago Vital Martins de Matos

Fisioterapeuta

Olinda

Glênio Marchezan Gutjahr

Glênio Marchezan Gutjahr

Reumatologista

Chapecó

Caren Pilatti

Caren Pilatti

Fisioterapeuta

Curitiba

Juliana Paiva

Juliana Paiva

Médico clínico geral, Psicanalista

Campinas

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 265 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.