Como posso prevenir a esquizofrenia estando na adolescencia? Consultas regulares com psicanalista

2 respostas
Como posso prevenir a esquizofrenia estando na adolescencia?
Consultas regulares com psicanalista ou psicólogo ajudam a manter a mente saudável e não desenvolver?
tenho 17 anos e tenho dois tios que desenvolveram a doença.
Todas as pessoas deveriam realizar acompanhamento psicoterápico quando possível, por ser um tratamento com potencial de auxiliar em várias áreas da vida. Quanto à prevenção da esquizofrenia e outras condições psiquiátricas com componente genético, ainda é uma área que necessita de mais pesquisas, mas evitar o consumo de substâncias psicoativas como a maconha pode auxiliar nesta prevenção, pois vários estudos mostram associação do THC com o surgimento precoce de sintomas psicóticos e esquizofrenia.

A esquizofrenia é uma condição mental complexa que pode ser influenciada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e biológicos. Embora não seja possível prevenir completamente o desenvolvimento da esquizofrenia, especialmente se houver histórico familiar da doença, existem algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco ou detectar precocemente sinais de alerta, tais como consultas regulares com psicólogos ou psiquiatras; aprender sobre os sinais precoces da esquizofrenia e estar atento a qualquer mudança significativa no comportamento ou no funcionamento mental; evitar substâncias psicoativaso; praticar exercícios regulares, ter uma alimentação equilibrada e dormir adequadamente. Embora essas medidas possam ajudar a reduzir o risco ou identificar precocemente sinais de alerta, é importante ressaltar que nem todas as pessoas com fatores de risco desenvolverão esquizofrenia, e nem todas as pessoas com esquizofrenia têm histórico familiar da doença. Cada caso é único e deve ser abordado individualmente com a orientação de profissionais de saúde mental qualificados.