Como se cuidar do TOC quando a pessoa não tem condições de pagar ou está esperando um psicólogo?

14 respostas
Como se cuidar do TOC quando a pessoa não tem condições de pagar ou está esperando um psicólogo?
Olá! Enquanto você espera por uma vaga para acompanhamento com psicólogo você pode buscar informações em sites e perfis de profissionais da saúde que falam a respeito desse tema. Outra forma de buscar informação é em livros. Uma sugestão sobre o tema é o livro "Mentes e manias"da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e Silva. Essa profissional também produz conteúdo nas redes sociais. Além disso, buscar por um diagnóstico e acompanhamento médico também é importante. Não sei se você já está sendo acompanhado por um, mas talvez esse serviço seja mais rápido de se conseguir gratuitamente pelo SUS. Fico a disposição caso tenha mais alguma dúvida. Boa sorte na sua jornada!

Olá. Completando a resposta da colega acima. No SUS, você poderá acessar o postinho de saúde (UBS ou ESF) ou o CAPS, serviços de atendimento especializado em saúde mental. Ambos são porta aberta e só chegar até eles para ser orientada(o). Caso sua cidade seja pequena, ela deve ter um ambulatório de saúde mental ao invés do CAPS. Buscar esses serviços pode ajudar na melhora dos sintomas. Espero ter ajudado. Até mais.
Existem serviços gratuitos em universidade de psicólogos em formação que são supervisionados por excelentes psicólogos especialistas. Aconselho você a buscar esse tipo de serviço. Além do mais procure entender sobre o assunto, livros como o colega indicou da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa e também "Não acredite em tudo que você sente" do Robert Leahy.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse possível TOC que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Olá! Concordo com a opinião dos colegas acima... reforço para não desistir e continuar procurando ajuda e se cuidando!
Olá! Procure por clínicas em faculdades, geralmente oferecem terapia para pessoas que não conseguem pagar. Você pode optar por CAPS, terapia por valores sociais, projetos sociais. Espero ter ajudado!
Olá! Complementando o que os colegas acima já disseram, acho que a chave foi você mesmo quem deu: como SE cuidar? Essa é uma importante pergunta. Como você consegue se cuidar? Com quem pode contar? Como pode se respeitar? Enquanto você aguarda um atendimento com psicólogo, seja na rede pública, em clínica escola, plano de saúde ou até mesmo com profissionais que façam o atendimento por valor mais acesível, não deixe de se cuidar! Procure se respeitar e atentar para o fato de que não é culpa sua o que você está sentindo! Cuide da sua dor!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 50
O TOC é uma doença caracterizada por pensamentos ou obsessões que vem à mente de forma repetitiva, trazem muita ansiedade e desconforto. Com o objetivo de neutralizar o desconforto causado pelos pensamentos, a pessoa realiza compulsões, rituais ou evitações. Ao realizar esses comportamentos, é obtido alívio. Porém, é exatamente a realização dos comportamentos neutralizadores que perpetuam o TOC. Para conseguir eliminar os sintomas do TOC é fundamental tolerar, e não eliminar o desconforto ocasionado pelos pensamentos. Portanto, é importante deixar de realizar os comportamentos neutralizadores. Tente utilizar técnicas de respiração ou relaxamento para ajudar a tolerar o desconforto quando tiver pensamentos obsessivos.
Um dos fatores que gera a ansiedade não é a obsessão por si só e sim o significado que a pessoa da ao fato de ter a obsessão. Ex: Se eu tenho esses pensamentos ruins, significa que eu sou uma pessoa ruim. Outra estratégia é questionar o significado atribuído ao fato de ter a obsessão. Ex: Quais evidencias eu tenho que confirmam que eu sou uma pessoa ruim? Quais evidencias eu tenho que não confirmam que eu sou uma pessoa ruim? De acordo com essas evidências, o que eu posso concluir? Sou mesmo uma pessoa ruim por ter essas obsessões ou tenho essas obsessões porque tenho TOC, que é uma doença que faz com que eu tenha muitos pensamentos indesejados? Lembre-se que não podemos controlar os nossos pensamentos, temos pensamentos independente da nossa vontade, tentar não pensar em algo apenas aumenta a frequência do pensamento.
Olá! Realmente o tratamento psicoterapêutico é muito importante. Existem possibilidades de atendimento em Universidades de Psicologia e no SUS. Enquanto vc aguarda procure informações na Internet com especialistas que definem e orientam sobre esse transtorno. Porém, vc é muito mais que um diagnóstico. Vc possui qualidades, potências e capacidades. Continue sua busca e se cuide. Um abraço.
Olá! É importante que faça um acompanhamento,procure o setor de assistência social geralmente nos Caps, universidades da área da saúde, projetos sociais do seu bairro.
Você pode procurar ajuda no SUS, a Rede conta com uma estrutura de matriciamento através da UBS, CAPS e outros. Existe também o serviço gratuito de atendimento psicológico nas faculdades de Psicologia. Verifique na sua cidade. Cuide-se bem!
A meditação pode te ajudar a se acalmar e reduzir a ansiedade que se manifesta no TOC. Existem tanto aplicativos gratuitos como videos na internet que poderão ser de grande auxilio pra você. Quando iniciamos a meditação pode ser bem dificil mas persista e va aumentando seu tempo de meditar devagarinho. Mesmo após iniciar seu processo psicoterapêutico, você pode prosseguir com a meditação. Eu faço e ajudo meus pacientes a fazerem durante algumas sessões, por isso sei da eficácia. Espero que também te ajude.
bom dia, vá em alguma clínica da família ou em algum dispositivo de atendimento via público em atenção primária, promovida pelo SUS, lá em consulta esclarece este sua demanda, será encaminhado ou via sisreg ou por encaminhamento a um dispositivo ou acompanhamento por profissional da Psicologia.
Olá, tudo bem? Existem algumas estratégias que uma pessoa pode tentar para lidar com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) enquanto aguarda o acesso a um psicólogo ou terapeuta. Aqui estão algumas sugestões:

Aprender sobre o TOC: Educar-se sobre o TOC pode ajudar a entender melhor seus sintomas e a desenvolver estratégias de enfrentamento. Existem muitos recursos online, como sites, livros e vídeos, que fornecem informações sobre o TOC e técnicas de autogerenciamento.
Autoajuda Guiada: Existem programas de autoajuda guiada baseados na terapia cognitivo-comportamental (TCC) que foram desenvolvidos especificamente para o TOC. Esses programas geralmente incluem exercícios e técnicas que você pode praticar por conta própria para lidar com os sintomas do TOC.
Praticar a Exposição e Prevenção de Resposta (EPR): A EPR é uma técnica eficaz da TCC para o TOC, que envolve a exposição controlada a situações que desencadeiam obsessões e compulsões, enquanto se abstém de realizar as compulsões associadas. Você pode tentar gradualmente expor-se a situações desafiadoras, começando com aquelas que são menos angustiantes.
Utilizar Recursos Gratuitos: Muitas organizações de saúde mental oferecem recursos gratuitos, como linhas de apoio, grupos de suporte online, fóruns de discussão e aplicativos móveis, que podem fornecer apoio emocional e informações sobre o TOC.
Praticar Técnicas de Relaxamento: Técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação, mindfulness e yoga, podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse associados ao TOC.
Manter um Diário: Manter um diário para registrar seus pensamentos obsessivos, compulsões e níveis de ansiedade pode ajudá-lo a identificar padrões e gatilhos, bem como acompanhar seu progresso ao longo do tempo.
Cuidar da Saúde Geral: Uma dieta saudável, exercícios regulares e sono adequado podem ter um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar emocional, o que pode ajudar a reduzir os sintomas do TOC.
Embora essas estratégias possam ser úteis, é importante lembrar que elas não substituem o tratamento profissional. Se possível, continue buscando assistência de um psicólogo ou terapeuta especializado em tratamento do TOC assim que for viável. Eles podem oferecer suporte personalizado e intervenções específicas para ajudá-lo a gerenciar seus sintomas de forma mais eficaz.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!