Como sei se tenho baixa autoestima? Auta autoestima é o certo?

14 respostas
Como sei se tenho baixa autoestima? Auta autoestima é o certo?
Você pode se atentar a sinais em relação aos seus Sentimentos. Como tem se sentido? Mais alegre, disposto? Tem se sentido motivado a buscar as coisas? Qual o conceito que você tem sobre você mesmo? Você se vê com bons olhos ou não? Esses questionamentos conseguem balizar e ajudar a entender como está sua autoimagem de uma maneira geral. Isso é autoestima. Uma boa autoimagem reflete numa boa autoestima. Eu não diria que uma Alta autoestima é "o certo", eu diria que é necessário uma autoestima "suficiente", digamos assim. Quero dizer: o conceito que tenho sobre mim é suficientemente formado de modo que eu consiga ver meus pontos a melhorar mas que vejo também todos meus pontos positivos em meu jeito de ser. Assim tenho uma imagem pessoal que me da sustentação no mundo.

Olá! Acho que sua questão é um pouco mais complexa do que aparenta. Autoestima tem seus altos e baixos, para todo mundo funciona dessa maneira. Pode ser um prejuízo caso ela esteja demasiadamente alta ou demasiadamente baixa. De uma maneira mais simples, não é ideal você estar feliz a todo momento, tampouco triste, as emoções são complexas e cada pessoa vai ter suas maneiras de lidar com elas. Se há algo correto na resposta que você quer, ela pode estar mais intimamente ligada ao fato de você conseguir compreender suas emoções e lidar com elas, mesmo nos momentos tristes quanto nos momentos felizes. Abraços, qualquer coisa fico a disposição! :)
Se você questiona constantemente suas próprias habilidades e se subestima diante dos desafios, é possível que tenha baixa autoestima. Sentir-se incapaz de realizar tarefas simples, ter dificuldade em aceitar elogios ou sempre se comparar negativamente com os outros são sinais claros de que sua autoconfiança está fragilizada. É importante lembrar que a baixa autoestima pode impactar não apenas sua saúde mental, mas também física, interferindo no seu bem-estar como um todo. Acreditar em si mesmo e aprender a valorizar suas qualidades são passos essenciais para fortalecer sua autoestima e alcançar uma vida mais plena e satisfatória. Lembre-se: você merece se sentir confiante e feliz consigo mesmo!
Olá, penso que no campo da subjetividade certo e errado são conceitos muito complicados. O ponto é pensar se a sua estima, o seu apreço com você mesmo consegue sustentar sua trajetória na vida. Esse sustentar não implica em um caminho sem dificuldades, sem fragilidades... Talvez mais do que o alta e baixa cabe perguntar se o seu modo de ser, de se relacionar e de lidar com seus impasses estão "funcionando", fazendo sentido para você ou não..
Olá

Tudo bom?

"Baixa autoestima" é a forma correta de se referir a uma autoestima reduzida ou fraca. Quanto à sua pergunta sobre como saber se você tem baixa autoestima, isso pode ser identificado por meio de vários sinais e sentimentos. Alguns indicadores comuns de baixa autoestima incluem pensamentos negativos frequentes sobre si mesmo, falta de confiança nas próprias habilidades, tendência a se comparar negativamente com os outros, sentir-se constantemente inadequado ou inseguro, dificuldade em aceitar elogios, buscar constantemente a aprovação dos outros e evitar desafios por medo do fracasso. Se você se sente assim, pode ser útil buscar apoio de um profissional de saúde mental para trabalhar na construção de uma autoestima mais saudável.

Olá, tudo bem?
Você tem que analisar se sempre quando está bem arrumada você ainda não está como quer, acha que falta algo, o se comparar demais e se desvalorizar é muita questão de baixa autoestima. Agora ter a autoestoma elevada é sempre se ver e se auto elogiar e se alguém falar ao contrário isso não te coloca pra baixo, não se comparar é um sinal de autoestima alta e se amar sempre também.
Olá! Baixar autoestima não é somente sentir insatisfação com o corpo, aparência física, também é sentir: insegurança; inferioridade; incapacidade. Há alguns sintomas que indicam baixa autoestima, como: sente cansaço e estresse constantes diante das atividades normais do cotidiano; sorri raramente e tem uma visão negativa das pessoas que convive; prefere ficar sozinho a conhecer novas pessoas; tem dificuldade em fazer novas amizades; sente-se incapaz de atingir objetivos anteriormente determinados; acha que as coisas só dão certo com os outros; culpa os outros pelos próprios erros; evita fitar os olhos do interlocutor ao conversar; acha-se o motivo do aborrecimento alheio; teme o futuro, achando que coisas ruins vão acontecer; entre outros. Ter autoestima é perceber que você é um ser único, diferente dos outros, com qualidades e grandes capacidades. Se não consegue perceber as suas características positivas, procure um psicólogo, para que possa ter ajuda a se autoconhecer, identificando suas qualidades, perceber o papel importante em sua própria vida e na vida dos que o cercam, conquistar sua independência, ou seja, não ser mais dependente do amor e da aceitação dos outros, sabendo se reconhecer e amar por aquilo que é, acreditando e confiando em si.
Olá. É complicado falar sobre certo ou errado quando se trata da subjetividade humana e da forma que foi possível para cada um construir seu modo de funcionamento. Podemos falar que uma boa autoestima colabora para constituir um sujeito com um emocional mais estável, menos suscetível as influências externas, mas é algo que passa por um processo de construção e uma das formas é o autorreconhecimento proporcionado pela terapia!
Ter uma autoestima saudável é geralmente considerado importante para o bem-estar emocional e psicológico de uma pessoa. No entanto, é importante notar que não se trata de uma questão de "alta" versus "baixa" autoestima, mas sim de ter uma autoestima equilibrada e realista.

A baixa autoestima pode se manifestar de várias maneiras, incluindo autocrítica excessiva, comparação constante com os outros, medo de falhar, necessidade de aprovação externa e dificuldade em aceitar elogios. Esses sinais podem indicar uma visão negativa de si mesmo e podem afetar negativamente o bem-estar emocional e psicológico de uma pessoa.

Por outro lado, ter uma autoestima saudável não significa pensar que você é superior aos outros, mas sim ter uma visão equilibrada e positiva de si mesmo, reconhecendo suas habilidades, qualidades e valor como ser humano.

Desenvolver uma autoestima equilibrada envolve aceitar a si mesmo com todas as suas imperfeições, valorizar suas qualidades positivas e trabalhar para melhorar áreas que você gostaria de mudar, sem se julgar de forma excessivamente crítica ou negativa.
olá como vai??
A baixa autoestima pode se manifestar de várias maneiras e pode afetar diferentes áreas da vida de uma pessoa. Aqui estão alguns sinais comuns que podem indicar baixa autoestima:
Autocrítica Excessiva: Se você tende a ser muito duro consigo mesmo, criticando-se constantemente por pequenos erros ou falhas, isso pode ser um sinal de baixa autoestima.

Dificuldade em Aceitar Elogios: Se você se sente desconfortável ao receber elogios ou tem dificuldade em acreditar neles, isso pode ser um indicativo de baixa autoestima.

Comparação Constante com os Outros: Se você se compara frequentemente com os outros e se sente inferior ou inadequado em comparação, isso pode ser um sinal de baixa autoestima.

Evitar Desafios ou Novas Experiências: Se você evita desafios ou situações novas por medo de fracassar ou de ser julgado pelos outros, isso pode ser resultado de baixa autoestima.

Sentimento de Indefinição ou Incapacidade: Se você tem uma sensação constante de que não é bom o suficiente ou que não merece sucesso ou felicidade, isso pode ser um indicativo de baixa autoestima.

Isolamento Social: Se você se isola frequentemente e tem dificuldade em fazer e manter relacionamentos, isso pode ser um reflexo da baixa autoestima.

Padrões de Relacionamento Desequilibrados: Se você tende a se envolver em relacionamentos abusivos ou desequilibrados, onde você se sente desvalorizado ou maltratado, isso pode ser um sinal de baixa autoestima.

Se você se identifica com alguns desses sinais, pode ser útil buscar apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo . Ele pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e pensamentos, desenvolver estratégias para melhorar sua autoestima e trabalhar para alcançar uma vida mais feliz e satisfatória. Lembre-se de que reconhecer que há espaço para crescimento é um grande passo em direção ao desenvolvimento de uma autoestima mais saudável. Te desejo um feliz dia!!!

A auto estima tem a ver com seu amor próprio e auto confiança. Em outras palavras, no quanto você se ajuda em momentos dolorosos e desafios. Você pode avaliar sua auto estima por suas próprias conquistas, usar sua liberdade, ser você mesmo, independência emocional, independência financeira, sentir-se bem com seu corpo, sentir-se bem com sua vida.
Olá, a baixa auto estima, é quando não se coloca em primeiro lugar, nao sente-se motivado e passa a maior parte do tempo desvalorizando-se ao invés de se valorizar. Terapia é muito importante no seu caso. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, Como vai?
"Baixa autoestima é uma percepção negativa de si mesmo que pode afetar sua forma de pensar, sentir e agir. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, entendemos que a autoestima é influenciada pelas nossas crenças e pensamentos sobre nós mesmos, os outros e o mundo ao nosso redor. Quando temos pensamentos negativos sobre nossas habilidades, aparência, valor pessoal ou capacidade de enfrentar desafios, isso pode levar à baixa autoestima.
Ao longo do processo terapêutico, nosso objetivo é ajudá-lo a desenvolver uma autoimagem mais realista e positiva, baseada em suas verdadeiras habilidades, conquistas e valores. Isso envolve aprender a se valorizar, reconhecer suas qualidades e aceitar-se como uma pessoa digna e capaz independentemente de falhas ou imperfeições.
Estou a disposição, um abraço.
Como terapeuta analista do comportamento, observo sinais de baixa autoestima através de padrões comportamentais como autorrejeição, autoisolamento, falta de motivação para buscar objetivos pessoais e tendência a evitar situações desafiadoras. A baixa autoestima pode se manifestar em autocríticas constantes e em uma visão negativa de si mesmo e de suas habilidades. Trabalhar para reconhecer e desafiar esses padrões negativos de pensamento e comportamento é fundamental para promover uma autoimagem mais positiva e saudável.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!