Como ter autismo de alto funcionamento afeta a capacidade de alguém de vivenciar emoções em comparaç

3 respostas
Como ter autismo de alto funcionamento afeta a capacidade de alguém de vivenciar emoções em comparação a pessoas neurotípicas ?
Pessoas com autismo de alto funcionamento sentem emoções tão intensamente quanto qualquer outra pessoa, mas podem ter mais dificuldade em identificá-las, expressá-las ou compreender as dos outros. Às vezes, o que parece frieza é apenas uma diferença na forma de demonstrar o que sentem. A intensidade emocional costuma ser alta, e o desafio está mais na comunicação e na regulação dessas emoções do que na capacidade de senti-las.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Indivíduos com autismo de alto desempenho experimentam sentimentos tão fortes quanto os das pessoas neurotípicas, mas podem manifestá-los e interpretá-los de formas distintas. Com frequência, apresentam dificuldade em perceber, definir ou transmitir suas emoções, fenômeno chamado de alexitimia. Sob a ótica psicanalítica, isso não representa ausência de afetividade, mas uma maneira diferente de estruturação psíquica, na qual existe maior desafio em representar e compartilhar os estados emocionais. Desse modo, a pessoa autista vivencia intensamente o afeto, ainda que o revele de modo mais sutil ou particular.
Pessoas autistas podem sentir emoções tão intensas ou mais intensas que neurotípicos, mas podem ter dificuldade em identificar, expressar ou regular essas emoções. Não é falta de sentimento, mas diferença no processamento emocional.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Maria De Oliveira

Maria De Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1072 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.