Como o autismo afeta a interação e a comunicação social?

2 respostas
Como o autismo afeta a interação e a comunicação social?
O autismo afeta a interação e a comunicação social ao dificultar o entendimento de sinais sociais, como expressões faciais, gestos e entonação vocal, e ao tornar desafiadora a adaptação a normas sociais e a troca recíproca de informações. Isso pode levar a dificuldades em iniciar ou manter conversas, formar amizades e interpretar intenções dos outros, apesar do interesse em se conectar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Taynan Filipini Bonini
Psicólogo, Psicanalista
Barueri
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como uma das principais características está justamente nas diferenças na forma de se comunicar e se relacionar com outras pessoas. Essas diferenças podem variar muito de pessoa para pessoa, algumas pessoas têm mais facilidade em expressar o que sentem e pensam, enquanto outras podem ter mais dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, interpretar gestos, expressões faciais ou o tom de voz dos outros.

Além disso, a interação social pode ser vivida de forma diferente: algumas pessoas com autismo preferem interações mais previsíveis, têm interesses específicos e profundos sobre determinados assuntos ou podem se sentir sobrecarregadas em ambientes com muita estimulação social.

O papel da psicoterapia é ajudar a pessoa a compreender melhor essas experiências, desenvolver estratégias de comunicação e se sentir mais segura nas interações sociais, sempre respeitando seu ritmo e seu modo singular de ser e se expressar.

Se você está buscando compreender melhor essas questões, o acompanhamento psicológico pode ser um espaço acolhedor para explorar essas vivências e fortalecer habilidades emocionais e sociais.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Adriano Gonçalves Silva

Adriano Gonçalves Silva

Psiquiatra

São Joaquim Da Barra

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.