Como trabalhar o emocional do parceiro da vagínica?eu estou fazendo o tratamento direitinho,mas meu

8 respostas
Como trabalhar o emocional do parceiro da vagínica?eu estou fazendo o tratamento direitinho,mas meu marido diz que já está esgotado e nem sente mais vontade de tentar. Ele não quer ir pra terapia de casal.
Olá. É preciso compreender as razões pelas quais ele não seja mais tentar a relação sexual ou participar do seu tratamento. Uma disfunção sexual que acomete um dia parceiros, comumente, pode gerar sentimentos de rejeição ou hostilidade no outro parceiro. Esses sentimentos são muitas vezes inconscientes e é preciso escutar com atenção a maneira como cada um dos cônjuges está sendo afetado emocionalmente. Já que ele não aceitou a terapia de casal, talvez ele fique mais à vontade em uma terapia individual. Estimule-o a buscar uma orientação psicológica. O apoio do seu parceiro será fundamental para o sucesso do seu tratamento.

O sexo é fonte importante de satisfação das pessoas e a sua falta realmente pode trazer considerável sofrimento. no entanto sexo e intimidade não precisam de limitar a penetração. Focando na sua pergunta, não dá para saber somente com o que foi dito como ajuda-lo, já que não é possível entender o que está acontecendo com o emocional dele. A terapia de casal realmente seria uma boa forma de ajuda-los, uma vez que o problema é do casal, mas se ele está sofrendo talvez seja possível já conseguir algum ganho se ele procurar atendimento psicológico individual, talvez assim ele se sinta mais a vontade. Digo isso entendendo que o tratamento psicológico para você já seja uma realidade, caso não seja fica também essa recomendação.
Pelo que entendi a questão aqui não é o vaginismo em si, mas a relação conjugal, principalmente em relação ao parceiro. Há sim os efeitos psicológicos que afetam o parceiro, como disseram acima, sentir-se rejeitado, às vezes culpado pelo problema. Se houve um "esgotamento" por parte dele, creio que se ainda há alguma vontade de continuarem juntos, poderia conversar com o parceiro e sugerir psicoterapia para ele também, para que possa trabalhar estes afetos que estão minando a relação.
Em última análise, para qualquer relacionamento, uma conversa franca expondo ambas as posições e tentando construir e manter o relacionamento, é possível se chegar a um acordo.
Se ainda houver mais dúvidas, estou à disposição.
Bom dia

Em primeiro lugar, deve-se levar em consideração que o vaginismo não é um problema apenas da mulher e sim um problema do casal. Normalmente os homens também ficam com as emoções abaladas e sentem-se frustrados, rejeitados, confusos ou até com raiva por não conseguir lidar com a situação. O mais importante é esclarecer que o vaginismo não é intencional para evitar o sexo, e sim uma contração na musculatura vaginal que pode ser gerado por diversos fatores físicos e ou emocionais. A maioria dos homens tem dificuldade em expressar emoções, o que atrapalha o tratamento. Uma terapia individual seria bastante eficaz para os dois envolvidos. Após a "quebra" da resistência do parceiro poderia incorporar uma terapia de casal.
Espero ter ajudado. Fico a disposição
Seria ótimo um terapeuta de casal acompanhar o caso de vocês. Imagino que a recusa dele atrapalha o processo terapêutico e não ajuda no êxito do tratamento. Sugiro que ele faça terapia EMDR ou Brainspotting que por ter caráter rápido e objetivo contribua para ajudar seu marido entender o problema do casal. Varios homens se identificam com o Emdr Brainspotting por terem que
falar menos na sessão. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
De acordo com seu relato, acredito que pode ter havido um esgotamento dele, devido à frustração de não estarem alcançando a resolução do problema, mas também pode indicar outras dificuldades da relação conjugal. A terapia de casal pode ajudar os dois a perceberem o funcionamento sexual e a identificar possíveis problemas que estejam atrapalhando um encontro sexual satisfatório. O vaginismo é uma doença psicossomática que pode ter várias causas e na maioria dos casos o componente psicológico é o mais forte. Caso seu parceiro continue se recusando a ir para uma terapia de casal você deve buscar uma terapia individual. Um abraço!!
Olá,
Minha sugestão é que você procure um psicólogo, independente dele, para que possa lidar melhor com estas questões. Não espere por ele. Vá você.
Ola! Eh importante vc avaliar com ele as prioridades do casal e um meio termo onde cada um pode caminhar em direção a uma solução! Cada um tem um tempo próprio que não deve interferir no desejo do outro em mudar. Abraço