Como tratar a incontinência urinária masculina por cirurgia da próstata?

6 respostas
Como tratar a incontinência urinária masculina por cirurgia da próstata?
Dr. Daniel Pinto
Urologista
Rio de Janeiro
Após cirurgia prostática, pode ocorrer certo grau de incontinência precoce. O controle esfincteriano retorna após certo tempo, a variar dependendo de qual tipo de cirurgia o paciente foi submetido, e segundo como transcorreu a cirurgia.
A fisioterapia pélvica miccional é grande aliado no controle da perda urinária após cirurgia. Existem fármacos e outros tratamentos inclusive cirúrgicos para o restabelecimento do controle urinário. Entretanto, o profissional que realizou a cirurgia é o mais habilitado para fornecer dados de como transcorreu a cirurgia e qual o procedimento foi realizado. Por isso, a boa relação medico paciente e o acompanhamento pós operatório são tão importantes no sucesso do tratamento. Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gunther Luis Rodrigues
Urologista, Médico do trabalho
Jales
Considera-se que o implante cirúrgico de esfíncter artificial seria "em último caso" já que tem custos elevados no Brasil (pois é importado, o tal dispositivo). Mas sempre é considerado o padrão-ouro quando o assunto parte para tratamento cirúrgico. Os tratamentos conservadores são de grande valor. Sempre é importante avaliar caso a caso. É o que se diz hoje em dia sobre a medicina personalizada.
Prof. Carlos Alberto Aleixo
Psicólogo
Mogi das Cruzes
Concordo com o Dr. Daniel, é bom lembrar também que em certos casos o paciente pode apresentar questões emocionais após a cirurgia que venham a dificultar a o retorno do controle esfincteriano ou outros distúrbios. Nestes casos o apoio psicológico pode ser de grande ajuda. As abordagens psicológicas Análise do Comportamento Aplicada, também conhecida como Behaviorismo e a Teoria Comportamental-Cognitiva - TCC têm apresentado excelentes resultados. Boa sorte.
Dr. Adonias de Oliveira Silva
Psicólogo
Duque de Caxias
Como acontece em cirurgias invasivas, todo paciente deve seguir as orientações médicas do pós-operatório. Entretando, questões emocionais podem aflorar nesta fase. A desconfiança acerca da performance após a cirurgia pode gerar insegurança e desencadear ansiedade e depressão. Torna-se importante estar preparado emocionalmente e aguardar o tempo certo de voltar às atividades cotidianas.
Dra. Katia Godinho
Fisioterapeuta
Rio de Janeiro
Ola amigo, é um terrível transtorno. O tratamento fisioterápico é comprovado cientificamente que reabilita seu controle vesical e esfincteriano. Não perca tempo. Marque com um fisioterapeuta especializado em incontinências. Tenho certeza que ficará livre deste transtorno. estou a disposição.
 Bianca Fernandes Herbe
Fisioterapeuta, Sexólogo
Feira de Santana
A fisioterapia pélvica, também chamada de Uroginecológica, tem papel importantissimo no tratamento da incontinência urinaria pos prostatectomia. Alias, a fisioterapia antes da cirurgia também ajuda bastante, trabalhando a musculatura para prevenir uma maior perda urinária no pos operatório.

Especialistas

Andressa Schlobach

Andressa Schlobach

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Gabriela Santos

Gabriela Santos

Fisioterapeuta

Botucatu

Elaine Souza

Elaine Souza

Fisioterapeuta

Cuiabá

Suellen Fernandes Rodrigues

Suellen Fernandes Rodrigues

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Teresa Costa

Teresa Costa

Fisioterapeuta

Salvador

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Incontinência urinária
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.