Como tratar as memórias traumáticas não resolvidas em pacientes com Transtorno de Personalidade Bord
3
respostas
Como tratar as memórias traumáticas não resolvidas em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
O tratamento das memórias traumáticas não resolvidas em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline envolve a criação de um espaço terapêutico seguro onde a pessoa possa acessar, nomear e diferenciar suas experiências passadas do presente. Na psicoterapia, especialmente em abordagens psicanalíticas ou baseadas em trauma, busca-se simbolizar emoções intensas ligadas a eventos traumáticos, permitindo que a carga afetiva seja processada e integrada à narrativa da vida. Técnicas de regulação emocional, atenção plena e desenvolvimento de habilidades de coping ajudam a lidar com a intensidade afetiva durante a evocação das memórias. O trabalho gradual com traumas permite reduzir a reatividade emocional, fortalecer a autoimagem, melhorar vínculos interpessoais e aumentar a capacidade de enfrentar desafios cotidianos sem que lembranças dolorosas dominem a experiência presente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento dessas memórias costuma acontecer de forma gradual na psicoterapia, priorizando primeiro a estabilidade emocional e a segurança do vínculo, para que o trauma possa ser elaborado sem sobrecarregar a pessoa.
As memórias traumáticas não resolvidas em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) são tratadas por meio de psicoterapia especializada, com abordagem gradual e segura.
O foco é elaborar o trauma, reduzir a ativação emocional associada às lembranças e fortalecer a regulação emocional, a identidade e a segurança nos vínculos, evitando retraumatização.
O foco é elaborar o trauma, reduzir a ativação emocional associada às lembranças e fortalecer a regulação emocional, a identidade e a segurança nos vínculos, evitando retraumatização.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que caracteriza o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) cognitivamente?
- Quais funções executivas costumam estar prejudicadas no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Quais são os domínios do comportamento adaptativo?
- Qual a ligação entre o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e a ansiedade de antecipação?
- Como posso ajudar alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) que está sofrendo com a hipersensibilidade social?
- Como a sensibilidade física afeta o emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Como a ansiedade de antecipação é tratada em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?
- Como a autoagressão se relaciona com a dor física e emocional no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
- Pessoas com Disforia Sensível à Rejeição (RSD) são manipuladoras?
- Um psiquiatra pode diagnosticar Disforia Sensível à Rejeição (RSD) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2518 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.