Cuido de uma idosa, e a filha dela pediu pra eu diminuir a dose de fluoxetina pra um dia sim outro n

2 respostas
Cuido de uma idosa, e a filha dela pediu pra eu diminuir a dose de fluoxetina pra um dia sim outro não. Posso fazer isso?
Normalmente não se faz este tipo de diminuição, mas quem deve responder se é um caso especial (o da idosa) é o médico que prescreveu o remédio, que deve conhecer pessoalmente a paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Tasso Amós Araújo Mendes
Psiquiatra
Belo Horizonte
Oi, como o colega já respondeu, ainda mais considerando a idade avançada da paciente, qualquer alteração da prescrição deve ser realizada após avaliação cuidadosa do médico assistente. Mas, de uma maneira geral, não seria errado reduzir a fluoxetina dessa forma, já que ela tem meia vida longa (fica dias circulando na corrente sanguínea), mas considero que oferecer medicação em dias alternados aumenta muito a chance de esquecimentos ou confusões como dar dose dobrada para a paciente ou deixá-la mais de um dia sem a substância. Algumas considerações que o médico assistente deve fazer em relação a fluoxetina em pacientes idosas: medicação de meia vida longa não costuma ser a primeira opção, tendo em vista o declínio metabólico que aumenta chance de intoxicação e efeitos adversos; perfil de interação com diversas medicações clínicas; redução de apetite em boa parte dos casos. Por isso, insisto, essa paciente deve ser muito bem examinada pelo psiquiatra ou geriatra que a acompanha. Espero que ela logo esteja melhor

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 522 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.