Cuido de uma idosa, e a filha dela pediu pra eu diminuir a dose de fluoxetina pra um dia sim outro n

2 respostas
Cuido de uma idosa, e a filha dela pediu pra eu diminuir a dose de fluoxetina pra um dia sim outro não. Posso fazer isso?
Normalmente não se faz este tipo de diminuição, mas quem deve responder se é um caso especial (o da idosa) é o médico que prescreveu o remédio, que deve conhecer pessoalmente a paciente.

Oi, como o colega já respondeu, ainda mais considerando a idade avançada da paciente, qualquer alteração da prescrição deve ser realizada após avaliação cuidadosa do médico assistente. Mas, de uma maneira geral, não seria errado reduzir a fluoxetina dessa forma, já que ela tem meia vida longa (fica dias circulando na corrente sanguínea), mas considero que oferecer medicação em dias alternados aumenta muito a chance de esquecimentos ou confusões como dar dose dobrada para a paciente ou deixá-la mais de um dia sem a substância. Algumas considerações que o médico assistente deve fazer em relação a fluoxetina em pacientes idosas: medicação de meia vida longa não costuma ser a primeira opção, tendo em vista o declínio metabólico que aumenta chance de intoxicação e efeitos adversos; perfil de interação com diversas medicações clínicas; redução de apetite em boa parte dos casos. Por isso, insisto, essa paciente deve ser muito bem examinada pelo psiquiatra ou geriatra que a acompanha. Espero que ela logo esteja melhor