De onde vem os bloqueios emocionais ? .

2 respostas
De onde vem os bloqueios emocionais ? .
Os bloqueios emocionais geralmente surgem como um mecanismo de defesa do nosso cérebro, uma forma de nos proteger de sentimentos que consideramos insuportáveis. Essas barreiras são construídas ao longo da vida, mas muitas vezes têm suas raízes em experiências traumáticas ou dolorosas, especialmente na infância. A origem desses bloqueios pode ser variada, mas alguns dos principais gatilhos incluem: traumas de infância, como rejeição, negligência e violência; críticas e humilhações constantes, que invalidam os sentimentos; perdas significativas, como a morte de um ente querido; e a baixa autoestima, que gera um medo paralisante de ser julgado. Em essência, o bloqueio emocional é uma tentativa de evitar a dor, mas acaba criando uma prisão onde a pessoa também não consegue sentir alegria, intimidade e conexão. É um escudo que, de tão pesado, nos impede de viver plenamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os bloqueios emocionais geralmente vêm de experiências difíceis ou dolorosas, muitas vezes vividas desde a infância. Eles funcionam como uma forma de proteção, mas acabam limitando a expressão dos sentimentos. A psicoterapia ajuda a reconhecer esses bloqueios e a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com as emoções.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.