De que forma é possível recuperar a autoestima após uma desilusão amorosa?

15 respostas
De que forma é possível recuperar a autoestima após uma desilusão amorosa?
A recuperação da autoestima após uma desilusão amorosa é um desafio emocional significativo que muitas pessoas enfrentam em algum momento de suas vidas. Uma das maneiras para iniciar a recuperação da autoestima é a autorreflexão para entender melhor seus sentimentos, pensamentos e comportamentos associados a essa experiência. A identificação de pensamentos automáticos negativos, como autocrítica e autodesvalorização, é um aspecto-chave da intervenção comportamental. É importante lembrar que ninguém passa por desilusões amorosas sem se sentir afetado, e o apoio profissional pode te ajudar nesse caminho de recuperação. A abordagem Comportamental ajuda a observar seus pensamentos e comportamentos, promovendo mudanças em atitudes e auxiliando em diversos aspectos da vida, como autoestima, relacionamentos e autoconhecimento. Me coloco à disposição para esclarecer maiores dúvidas!

Após uma desilusão amorosa, é comum tenham sentimentos de angústia, medo e rejeição. E apesar de ser apenas uma situação, isso pode fazer emergir traumas relacionados a sua autoestima, que infelizmente, poderão fazer com que vc tenha dificuldades para iniciar novos relacionamentos ou dificuldade em confiar novamente nas pessoas. Fazer terapia ajudará a superar as inseguranças, a baixa autoestima e quaisquer sentimentos de vergonha, medo, culpa, ansiedade e confusão que possa estar sentindo. O psicóloga ajudará a fornecer apoio extra quando você precisar, a estabelecer relacionamentos mais saudáveis consigo no futuro. Caso tenha interesse, trabalho com Terapia focada em Rupturas Amorosas, atendo demandas de términos, separação e divórcio.
Recuperar a autoestima após uma desilusão amorosa pode ser feito através do autocuidado, buscando apoio emocional, valorizando-se e investindo em atividades que tragam prazer e realização pessoal. Você poderá aprender mais em um processo de terapia se autoconhecendo com maior profundidade e fazer essa recuperação da autoestima de forma gradual. Sendo gentil consigo mesmo e dando um tempo para curar e reconstruir sua confiança. Busque apoio profissional para ajudá-lo nesse momento. Se desejar estou aqui para te ouvir e te apoiar. Forte abraço
Pode ser um desafio e que bom que esta buscando ajuda, se faz necessário apoio terapêutico para viver essa perda e recuperar sua autoestima. Conte comigo!
Olá! Por inúmeras formas, mas é um caminho somente seu, não á dicas.
Sugiro que busque uma ajuda psicológica e nela você conseguirá encontrar esses meios.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 170
Trabalhar a autoestima, especialmente depois de uma desilusão amorosa, é um desafio e tanto.. pra cada pessoa há um significado, então pra cada pessoa será de um jeito.

Por meio da Psicoterapia você poderá traçar um caminho confortável, no tempo que você precisar, identificando e nomeando seus sentimentos, ressignificando e gerenciando pensamentos, em um espaço seguro e sem julgamentos.

Busque iniciar sua terapia e não tenha pressa, é um caminho que parece longo, mas é libertador e edificante se conhecer e perceber sua autoconfiança se restabelecendo!

;)

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Bem que podia ter uma fórmula para nos curar de desilusão amorosa! Talvez ela mesma possa ser uma cura. O termo desilusão traz em si que havia uma ilusão sobre o amor: talvez que o amor nos restituiria nossas faltas, nossos infortúnios, numa promessa de felicidade fácil. Mas o rompimento nos devolve que somos seres faltantes, que nossa vida precisa bastante de nós mesmos e o outro vem e nos acompanha por algum tempo, não há garantias de permanência e isto é numa condição da vida. Enfim, penso que se a autoestima fica abalada após um rompimento, muito da auto apreciação poderia estar relacionada à conquista em ser amado. Quanta coisa para pensar. Mas se queres aprofundar tudo isto, já foi dito que seria importante fazer terapia para ajudar a elaborar este momento.
De que forma é possível recuperar a autoestima após uma desilusão amorosa?
Claro, tudo vai do trabalho terapêutico e empenho daquele que reconhece o próprio sofrimento. Boa sorte! @lysipsicologa
Olá! É muito importante que sua autoestima não se regule em função do sucesso ou insucesso das suas relações amorosas. Embora uma desilusão amorosa possa ser dolorosa a ponto de fazer com que você coloque em dúvida o seu próprio valor ou o quanto você gosta de si mesmo(a), a persistência dessa dúvida indica que sua autoestima já não era boa mesmo antes desse envolvimento amoroso. Procure cuidar daquilo que mais lhe faz sentir-se único(a), capaz, digno(a) de afeto... Invista em autoconhecimento e experiências junto a pessoas que são importantes na sua vida. Um abraço.
A desilusão amorosa, causa uma dor muito grande não é mesmo? E nessa hora a gente começa a se culpar, ver os erros, pensar no "e se"... tivesse feito, e se tivesse dito...etc. É um turbilhão de emoções e sensações juntas e isso abala mesmo com nossa autoestima e autoconfiança.
" Será que vou ficar sozinha? Será que nao sou amada? Entre outros "será....?" .Mas você pode amenizar o sofrimento e até cura-lo buscando olhar essa situação com uma outra visão um pouco mais positiva. Momentos felizes e momentos tristes são fases que se intercalam e os momentos tristes nos promovem mudanças internas. E desse momento triste, o que podemos levar como aprendizado pra vida??O que temos de bom que nos faz sair desse momento dolorido? Se você perceber que está muito difícil voltar ao equilíbrio, ou perceber que você está ficando mais presa nos seus momentos de tristeza sem conseguir sair dos pensamentos negativos, estagnando na vida ou algo assim, aí então busque ajuda psicológica ok. Lembre se que a dor é inevitável, mas o sofrimento é uma escolha. Boa sorte em sua jornada!!!
A desilusão amorosa quando encarada como um tipo de luto, permite o reconhecimento das etapas de superação da perda. Um luto bem realizado é aquele que ao se conformar com um certo desamparo do outro, nos permite reenvestir em outras relações, não como uma suplência daquela falta do que foi perdido, mas de entender que se quer algo para além daquilo.

A autoestima não se dá sem o minimo de reconhecimento de outro, ser autosuficiente e independente não significa necessáriamente querer viver sozinho, querer ser amado e ou desejado não signifca não ter autoestima, a questão é se permitir ser amado/ desejado pelo que se é.
Se aquela pessoa decidiu que não me quer NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE QUE EU NÃO TENHA VALOR. Pode significar que na visão dela, ela e eu não nos afinados. Esta análise só pode ser feita com tempo. Se nesse tempo ela chegou a essa decisão eu respeito a sua decisão. EU SÓ VOU GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM...de verdade, sem ilusão e fantasia. Ela não querer ser minha esposa nada tem a ver, necessariamente, com o meu valor. Não ouça músicas doentes. Ouça músicas que tem uma proposta sadia tipo a música ABANDONADO cuja mensagem diz 'mas o destino que quis assim há de trazer só para mim ' aí ela fala com fé de uma pessoa melhor para a sua condição. O sábio diz: A PIOR TESPESTADE É O MELHOR MOMENTO PARA VOCÊ DESENVOLVER A AUTOESTIMA. Procurar um psicólogo especializado em PSICOTERAPIA é essencial.
Lembre-se a separação mais dificil é aquela que acontece dentro da relação.
A maioria prefere uma relação que ja acabou à enfrentar o risco de começar de novo.
A psicoterapia psicanalítica favorece o fortalecimento do ego e, dessa forma, melhora a autoestima. Sugiro um acompanhamento psicológico até que isso ocorra. Boa sorte!
Olá, boa tarde!
Na prática clínica tenho acompanhado pessoas que apresentam dificuldades para confiar em si mesmas, e estabelecer relacionamentos íntimos satisfatórios. Sentem-se paralisadas pela vergonha, pela ansiedade e pela culpa.
A falta de amor vivida na primeira infância, implica em graves transtornos na vida futura. A negligência no cuidado e no amor materno faz com que a pessoa não se sinta segura para gostar de si própria, não acreditando consequentemente no amor do outro. É possível através da psicoterapia/análise fortalecer-se emocionalmente para obter uma melhor autoestima. A autoestima são sentimentos de acreditar em si, reconhecer suas potencialidades, seus valores, sua essência...
Abraço querido!
Boa tarde,
A auto-estima de acordo com a etimologia da palavra, é sua. Logo, seu nível de exigências deve ser alto. Sugiro procurar um psicólogo especializado em auto-estima para ajudar a resolver a sua, identificando os seus incidentes críticos, para não se sentir desvalorizado nos próximos relacionamentos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!