Depois da cirurgia lasik a córnea regenera e volta a espessura natural, ou fica mais fina? Essa ciru

3 respostas
Depois da cirurgia lasik a córnea regenera e volta a espessura natural, ou fica mais fina? Essa cirurgia pode ser feita várias vezes se o grau voltar?
Dr. Marcelo Caram Ribeiro Fernandes
Oftalmologista
Ribeirão Preto
Durante as cirurgias refrativas a laser, parte do tecido corneano é consumido para modificação do seu formato e assim correção do grau. Com isso a espessura final é menor que antes da cirurgia. No caso do LASIK, há ainda a criação de um flap que é levantado antes da atuação do laser. Esse flap cicatriza com o resto da córnea ao final da cirurgia, mas não tem mais função estrutural. Quanto à possibilidade de uma nova correção no futuro, depende de quanto tecido corneano restou inalterado e do grau a ser corrigido. Há casos em que uma nova correção pode ser feita, mas em algumas situações ela pode não ser segura.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Samuel de Morais Tavares
Oftalmologista
Sorocaba
Obrigado por compartilhar a sua dúvida! A cirurgia refrativa de uma forma geral consiste na aplicação de um laser (Excimer Laser) para “esculpir” a córnea (lente natural do olho) de forma a corrigir as ametropias( graus de Miopia / Hipermetropia / Astigmatismo). Esse processo (fotoablação) provoca o consumo de tecido corneano e cursa com afinamento corneano na área do tratamento. Dessa forma, precisamos de uma avaliação rigorosa no pré operatório para definir se o paciente em questão pode realizar o procedimento com segurança para o grau apresentado (quando maior o grau, mais tecido é consumido no processo). O procedimento pode ser repetido em algumas eventualidades se ainda houver grau residual e tecido suficiente para garantir a segurança do processo! Alguns pacientes que possuem alterações prévias na córnea ou mesmo que apresentem graus muito altos, não se beneficiam desse tipo de cirurgia e devem avaliar outras modalidade de correção ( óculos, lentes de contato, anel intra-corneano, lentes fácicas intraoculares, etc...). Consulte um especialista para obter a melhor opção ao seu caso! Atenciosamente!
Dr. Fernando Zeitounian
Oftalmologista
São Paulo
A córnea ficará mais fina e nem sempre é possível uma segunda intervenção (retratamento).

Especialistas

Pedro Henrique Ladeia Cruz Ladeia Cruz

Pedro Henrique Ladeia Cruz Ladeia Cruz

Oftalmologista

Santa Luzia

Karina Carvalho

Karina Carvalho

Oftalmologista

Petrolina

Pedro Abbes Hueb

Pedro Abbes Hueb

Oftalmologista

São José do Rio Preto

Rodrigo Cervellini

Rodrigo Cervellini

Oftalmologista, Médico de tráfego

São Paulo

Henrique Leber

Henrique Leber

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 140 perguntas sobre Doenças Da Córnea
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.