Depressão pode engordar mesmo que a pessoa não coma muito?

10 respostas
Depressão pode engordar mesmo que a pessoa não coma muito?
Olá! nosso organismo costuma ser uma caixinha de surpresas, quando nosso emocional entra em desequilíbrio. O importante é passar por um bom clinico geral e fazer um acompanhamento com Psicólogo Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!

Olá. Nosso organismo reage de diferentes formas aos estímulos externos de stress, ansiedade e depressão como você relata
Procure um clínico geral a fim de realizar alguns exames, e ele vai te encaminhar para outros profissionais, como endócrino e psicólogo a fim de realizar um tratamento completo.
Olá! A depressão é um sintoma que não tem uma causa única. Os efeitos mais comuns são desanimo, tristeza profunda, apatia, desinteresse por atividades diárias. A pessoa não dorme bem, não tem apetite, apresenta muitas queixas, irritabilidade, pensamentos ruins entre outros. Para muitos há perda de peso em decorrência da falta de apetite.
O aumento de peso pode estar relacionado com
hábito alimentar, hereditariedade, estimulação do ambiente, efeitos de medicação utilizada, entre outros. É fundamental procurar médicos especialistas, para um diagnóstico correto sobre depressão e aumento de peso e um profissional psicólogo (a), psicanalista, para a busca de melhor forma de tratamento, equilíbrio e serenidade para sua vida.
Da mesma forma que a depressão pode surgir por diversos motivos, ela vai também se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa.
Pensando na questão do ganho de peso:
- A forma de se comportar em relação à comida e à alimentação pode ser afetada pelos sentimentos, que ficam alterados num caso depressivo. A própria forma da pessoa perceber a alimentação ("como pouco" ou "como muito") pode se alterar, além da imagem que tem sobre o próprio corpo.
- A depressão é também uma alteração química no cérebro, o que pode desencadear outras alterações a nível hormonal, por exemplo.
Para saber exatamente o que está acontecendo e qual a melhor forma de tratamento, seria ideal procurar acompanhamento de médico e psicólogo.
Depende de muitos fatores. A predisposição genética, prática (ou não) de atividades físicas, alimentação adequada são fatores que normalmente afetam o IMC (índice de massa corporal) como um todo.
No caso de um sujeito em estado depressivo, é plausível especular que haja uma redução de atividade em vários aspectos da vida, ocasionando quem sabe, um aumento de peso devido à desregulação de tais fatores citados acima.
A escuta psicanalítica tem muito a oferecer para esses casos, podendo reatar à pessoa a uma vida com bons encontros.
Sugiro que busque ajude psicoterápica e médica para investigar realmente o que está nomeando de depressa, assim minimizará seu sofrimento.
Atenciosamente
Não se pode afirmar que há exatamente esta relação entre depressão e aumento de peso. Porém o indivíduo que se encontra em um estado depressivo está passando por grandes alterações na vida seja psíquica ou corporal. A depressão pode desencadear uma ansiedade por buscar algo que não se sabe o que, e isso em muitos casos acaba por fazer o indivíduo buscar constantemente na alimentação o alivio dessa ansiedade. Pode ocorrer também, que o indivíduo nessas circunstâncias, esteja mais propenso a não realizar atividades do seu dia a dia diminuindo a queima calórica, o que poderia acarretar a longo prazo no aumento do peso.
Importante buscar ajuda e descobrir junto com a terapia sobre aquilo que te faz sofrer, a terapia ajuda a encontrar novos caminhos e novas experiências.
Seria interessante primeiramente passar por avaliação médica, sobre a questão de estar engordando, pois pode estar associada a algum distúrbio hormonal. Além disso o aporte psicológico será de extremo auxílio para a questão da depressão e para identificar suas causas.
Olá concordo com os colegas que nosso organismo fala, quando estamos com alguma disfunção orgânica muitas vezes também estamos com nosso psicológico com algum transtorno, procure um médico faça exames e também faça uma avaliação com um psicólogo.
É possível. A falta de exercícios físicos pode contribuir para isso (se estiver presente sintomas como isolamento, falta de energia e cansaço pode tornar-se desafiador manter uma rotina de atividades físicas).