Depressão pode fazer uma pessoa desenvolver um ódio intenso contra si mesmo? Eu me odeio demais, e i

3 respostas
Depressão pode fazer uma pessoa desenvolver um ódio intenso contra si mesmo? Eu me odeio demais, e isso me deixa doente as vezes. Obs: já faço tratamento medicamentoso.
Olá, a depressão pode intensificar sentimentos de ódio próprio, mas esses pensamentos são sintomas da doença, não a sua verdade. Procure ser gentil consigo mesmo, como faria com um amigo, e compartilhe esses sentimentos com seu terapeuta para melhor suporte. Você não está sozinho, e há caminhos para aliviar esse sofrimento. Conte comigo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sinto muito que você esteja passando por isso. Sim, a depressão pode, infelizmente, levar a sentimentos muito intensos de autodepreciação, culpa excessiva, e até mesmo ódio contra si mesmo. Esses pensamentos negativos sobre si próprio são sintomas bastante comuns nos quadros depressivos e costumam ter uma origem na forma como o transtorno afeta a percepção e o julgamento da própria pessoa.

Mesmo com o uso de medicação, esse tipo de sintoma pode persistir se não houver também um acompanhamento contínuo, reavaliação do tratamento ou, em muitos casos, o suporte de psicoterapia.

É fundamental passar por uma avaliação especializada, pois esses sentimentos intensos merecem atenção e cuidado adequados. Se você achar legal, estarei disposto a te ouvir com calma, entender o que você está vivendo e te ajudar, tanto com essa dor quanto com outras questões que estejam te afetando.

Você não precisa enfrentar isso sozinho. Vamos buscar juntos uma forma mais leve e saudável de lidar com esses pensamentos.
Dra. Michele Rossato
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Sim, infelizmente esse ódio intenso por si mesmo é um sintoma devastador que a depressão pode causar. A doença distorce nossa percepção e nos faz acreditar em críticas que não são reais.

É crucial que você comunique isso ao seu psiquiatra com urgência. Esse nível de sofrimento exige ajustes no tratamento seja na medicação, na dosagem ou na abordagem terapêutica.

Não é "frescura" ou "fraqueza": é sintoma. E sintoma se trata.

Estarei aqui para ajustarmos juntos o que for necessário.

Especialistas

Elisangela Vieira

Elisangela Vieira

Psicólogo

São Paulo

Kátia Cabral

Kátia Cabral

Psicólogo

Niterói

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Luciane Monegalha

Luciane Monegalha

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.