depressão tem cura?

7 respostas
depressão tem cura?
A depressão tem tratamento e é eficaz, aplicado pelos profissionais psicólogo e psiquiatra, se for seguido pelo paciente de maneira persistente, da forma como solicitado pelos profissionais, pode sim ter remissão dos sintomas de forma definitiva.
Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de tudo, devemos lembrar que a depressão é uma doneça bastante comum, que não poupa classes sociais específicas (atinge ricos e pobres, da área rural e urbana) e que pode ser causada por fatores ambientais ( o estresse, por exemplo), fatores genéticos (devemos analisar os antecedentes familiares de depressão e outros transtornos familiares) e também hormonais (classicamente alterações de tireóide em homens e mulheres, e a TPM, gestação, pós parto e menopausa na mulheres).Quando fazemos o tratamento de um episódio depressivo, devemos sempre buscar a remissão completa dos isntomas e fazer um período de manutenção do tratamento, que vai depender de caso para caso. Mas devemos ficar atentos para o risco de recorrência do quadro no futuro, visando sempre diminuir o risco de uma nova ocorrência, que é o que chamaos de "cura", mas é algo que devemos nos atentar para não nos descuidarmos e consequentemente aumentar a chance de recaida. Um abraço. Luiz Dieckmann
Tem.
Um ortomolecular ou um homeopata pode ajudar.
É possível uma reemissão completa dos sintomas. A depressão pode ser considerada, de uma maneira bem simplista e resumida, como uma "forma de pensar". Quando isso é trabalhado na psicoterapia o paciente aprende a identificar esse "modo de pensar" e aprende a lidar com isso, permitindo assim a reemissão dos sintomas e o restabelecimento da qualidade de vida.
A depressão pode surgir após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade do dia-adia, mudanças brusca na rotina, entre outros motivos.
Os sintomas da depressão envolvem, falta vitalidade para agir como se a pessoa ficasse incapacitada de agir frente as sensações apresentadas, tristeza também é um dos sintomas. Pode haver momentos de choro e sensação de angústia. Algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O melhor caminho para a cura é buscar ajuda profissional para indicação do tratamento mais adequado, se houver acompanhamento psiquiátrico com a prescrição de medicamento junto ao acompanhamento psicológico ajuda nos sintomas.
Busque ajuda!
Abraços Flavianne Costa.
Bom dia, a depressão pode ser tratada sim! A depressão é quando há tristeza muito profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marneide Santos Barcelos

Marneide Santos Barcelos

Psicólogo

Nova Iguaçu

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 145 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.