depressão tem cura?
Antes de tudo, devemos lembrar que a depressão é uma doneça bastante comum, que não poupa classes sociais específicas (atinge ricos e pobres, da área rural e urbana) e que pode ser causada por fatores ambientais ( o estresse, por exemplo), fatores genéticos (devemos analisar os antecedentes familiares de depressão e outros transtornos familiares) e também hormonais (classicamente alterações de tireóide em homens e mulheres, e a TPM, gestação, pós parto e menopausa na mulheres).Quando fazemos o tratamento de um episódio depressivo, devemos sempre buscar a remissão completa dos isntomas e fazer um período de manutenção do tratamento, que vai depender de caso para caso. Mas devemos ficar atentos para o risco de recorrência do quadro no futuro, visando sempre diminuir o risco de uma nova ocorrência, que é o que chamaos de "cura", mas é algo que devemos nos atentar para não nos descuidarmos e consequentemente aumentar a chance de recaida. Um abraço. Luiz Dieckmann

Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Dr. Jorge Rodrigues da Silva
Generalista
São Paulo
Um ortomolecular ou um homeopata pode ajudar.

 Ziza Cury Komochena
Ziza Cury Komochena
Psicólogo
Cuiabá
A depressão tem tratamento e é eficaz, aplicado pelos profissionais psicólogo e psiquiatra, se for seguido pelo paciente de maneira persistente, da forma como solicitado pelos profissionais, pode sim ter remissão dos sintomas de forma definitiva.
Att.

Dr. Geraldo Magela Oliveira Fernandes
Dr. Geraldo Magela Oliveira Fernandes
Terapeuta complementar
Uberlândia
Tem.

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Tem, se a pessoa fizer o tratamento adequado. Cabe dizer que na contemporaneidade, toda e qualquer tristeza é apatia é diagnosticada como depressão. Ninguém está livre de vivenciar estados depressivos e nem por isso precisa de tratamento psicológico ou psiquiátrico. Mas se o estado depressivo se prolongar e estiver afetando significativamente a vida afetiva, social e profissional da pessoa, esta deve procurar um Psicólogo Clínico ou Psicanalista e iniciar um tratamento. Nos casos mais graves, o uso de medicação com rigoroso acompanhamento psiquiátrico é recomendável.

A depressão existe controle assintomático. Remissão dos sintomas.. Cura ainda é algo discutível na Psiquiatria.
A remissão dos sintomas seria o que poderia ser chamado de "cura", mas sim o controle da doença.
Att

 Ricardo Bergamasco
Ricardo Bergamasco
Psicólogo
São Paulo
É possível uma reemissão completa dos sintomas. A depressão pode ser considerada, de uma maneira bem simplista e resumida, como uma "forma de pensar". Quando isso é trabalhado na psicoterapia o paciente aprende a identificar esse "modo de pensar" e aprende a lidar com isso, permitindo assim a reemissão dos sintomas e o restabelecimento da qualidade de vida.

 Maria Flavianne Costa Souza
Maria Flavianne Costa Souza
Psicólogo
Florianópolis
A depressão pode surgir após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade do dia-adia, mudanças brusca na rotina, entre outros motivos.
Os sintomas da depressão envolvem, falta vitalidade para agir como se a pessoa ficasse incapacitada de agir frente as sensações apresentadas, tristeza também é um dos sintomas. Pode haver momentos de choro e sensação de angústia. Algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O melhor caminho para a cura é buscar ajuda profissional para indicação do tratamento mais adequado, se houver acompanhamento psiquiátrico com a prescrição de medicamento junto ao acompanhamento psicológico ajuda nos sintomas.
Busque ajuda!
Abraços Flavianne Costa.

Bom dia, a depressão pode ser tratada sim! A depressão é quando há tristeza muito profunda que não passa, começando a surgir outros sintomas. A pessoa deprimida apresenta apatia, indiferença, desesperança, falta de perspectiva ou prazer pela vida. Além de se mostrar com energia reduzida, distúrbios de sono, alterações de apetite, falta de concentração, ansiedade, baixa autoestima, sentimentos de culpa e dificuldades nas relações pessoais, sociais, familiares ou de trabalho. Esses sintomas aparecem e desaparecem de maneira sutil. O diagnóstico da depressão é caracterizado pelo conjunto de alguns desses sintomas. Uma vez diagnosticada, é necessário recorrer à ajuda psicológica e psiquiátrica para que a resposta ao tratamento seja positiva. Sendo assim, se você se encontrou nesse quadro de sintomas, procure ajuda já!

Especialistas em Transtorno Depressivo

Angélica Santini

Angélica Santini

Psicanalista

Brasília

André Figueira

André Figueira

Psicanalista

Campinas

Jaqueline da Silva Gomes

Jaqueline da Silva Gomes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Juliana R.Costa Ouverney

Juliana R.Costa Ouverney

Psicólogo

Nova Friburgo

Shirlei Paludetti Gazetta

Shirlei Paludetti Gazetta

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 105 perguntas sobre Transtorno Depressivo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.