Depressão tem cura definitiva?
Depressão tem cura definitiva?
11 respostas
Olá. Após diagnosticada, é necessário saber a intensidade/grau que a Depressão se apresenta, que pode ser leve, moderada ou grave e eleger a melhor forma de tratamento. Ao fim, espera-se que o paciente não apresente mais esta alteração do humor e muitos, realmente, não mais a apresentam. Em alguns casos, pode ser que estejamos diante de um Transtorno Depressivo Recorrente, que é caracterizado justamente pela repetição de episódios depressivos devem ser, novamente, diagnosticados e tratados. Pense da seguinte forma: há alteração no humor, você se sente com menos energia e a sua vontade e iniciativa diminuem. Procure seu psiquiatra e seu psicólogo para que haja um diagnóstico e após faça o tratamento indicado e confie nas indicações do profissional. Abraços
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Antes de tudo, devemos lembrar que a depressão é uma doença bastante comum, que não poupa classes sociais específicas (atinge ricos e pobres, da área rural e urbana, de todas as etnias) e que pode ser causada por fatores ambientais (citamos como exemplo clássico o estresse), fatores genéticos (sempre devemos analisar os antecendentes de depressão e outros transtornos nos familiares) e também hormonais (os clássicos são alterações hormonais durante a TPM, gestação, pós parto e menopausa nas mulheres e alterações na tireóide em homens e mulheres). Quando fazemos o tratamento de um episódio depressivo, devemos sempre buscar a remissão completa dos sintomas e fazer um período de manutenção do tratamento, que vai depender de caso para caso. Mas devemos ficar atento para o risco de recorrência do quadro no futuro, visando sempre diminuir o risco de uma nova ocorrência, que é o que chamamos de " cura", mas é algo que devemos nos atentar para não nos descuirdarmos e aumentar a chance d recaída
Dependo do histórico de cada paciente. Pode-se minimizar os efeitos através de psicoterapia e medicação adequada. Atuando como preventivo de recaídas. A terapia atua como informativa da doença e crises vividas pelo paciente.A cura só será possível se houver mudanças de atitudes do paciente, trabalhando a compreensão dos sintomas depressivos.
A depressão é um transtorno de humor, e não de personalidade. Apresenta-se em graus, de leve a grave. Há que se investigar histórico familiar, se sua origem refere-se à causas endógenas (internas, própria da estrutura emocional do paciente) ou por causas externas (desemprego, luto, fim de relacionamento...). Em cada caso, faz-se um estudo das causas, bem como do histórico da doença. Com a psicoterapia e compensação medicamentosa, se for o caso, é possível que o paciente saia desse rebaixamento de humor, e o próximo passo é a manutenção e prevenção de recaída.
olá, gostaria de pontuar um fator importante sobre a depressão, quanto mais episódios tiver, maior a probabilidade de ter outros episódios, portanto quanto antes começar o tratamento e se manter controlando o transtorno, com apoio de bons profissionais, estará mais próximo de alcançar a remissão dos sintomas. Att
Infelizmente ainda não existe cura. Podemos falar em remissão dos sintomas, assintomático e estabilidade. Cura ainda não existe e sim controle dos sintomas. Att.
Hérica Cristina Batista Gonçalves
Psicólogo
Depressão tem cura, desde que se faça um tratamento adequado. Psicologa e psiquiatra devem trabalhar juntos.
A Depressão pode ser controlada. Existe tratamento especifico e a pessoa pode ter a vida funcional com controle total dos sintomas. Procure terapia Cognitivo Comportamental e se tiver a oportunidade de fazer hipnoterapia pode resolver o quadro mais rápidamente.
Uma pessoa diagnosticada com depressão poderá levar uma vida muito satisfatória, sem a presença dos sintomas, se fizer o tratamento adequado. Mas, não há cura para a depressão. A pessoa deverá fazer acompanhamento médico e psicológico ao longo da vida para evitar novas crises. Bem como, adquirir autoconhecimento para conseguir identificar os estágios iniciais de uma crise e buscar ajuda antes que sua vida seja prejudicada pelos sintomas da depressão.
Olá, se ela for bem tratada com acompanhamento psicológico, e em alguns casos psiquiátrico, é possível sim ter uma qualidade vida de vida normal. Normalmente os pacientes que sofrem de depressão, mesmo depois de terem tido alta, não se permitem fortes emoções, e muito menos ficarem tristes. Por isso o tratamento psicológico é importante, para que você entenda como lidar com seu corpo e suas emoção e não ter a necessidade de se esquivar delas. Estou a disposição Att,
Há algo próximo a um consenso de que no caso da depressão ou dos estados depressivos existe mai um controle do que própria,ente uma cura. Entretanto o mais importante é iniciar o tratamento quanto antes,para que a fala do sujeito em estado depressivo tenha espaço em sua singularidade e que as possibilidades da inserção do sujeito novamente no circuito desejaste possa de fato ocorrer. Procure um psicanalista em sua região para iniciar um processo de análise.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.








