Descartando fatores fisiológicos, qual o melhor remédio e tipo de terapia para tratar um pensamento

7 respostas
Descartando fatores fisiológicos, qual o melhor remédio e tipo de terapia para tratar um pensamento obsessivo que causa muita distração?
O melhor tratamento é o direcionado para o indivíduo, não para a doença ou transtorno. Algumas classes de medicamentos são mais eficazes para um grupo de transtornos, mas o importante é que o tratamento seja muito próprio de cada pessoa. Portanto, o seu psiquiatra poderá indicar o melhor tratamento para você.

Se já foram descartadas causas fisiológicas aconselharia você a tentar o tratamento psicológico. Nós psicólogos temos ferramentas e meios de ajudar o paciente a acessar informações inconscientes para que o paciente se conscientize do porquê ter certa obsessão com algo ou alguém. Muitas vezes o paciente não se dá conta de que precisa de ajuda psicológica para conseguir conhecer um pouquinho de si, e talvez um pouquinho que você se conheça pode te ajudar a diminuir o seu problema ou controlá-lo de tal forma que não te incomode como lhe incomoda hoje. Pense com carinho em compartilhar das suas dores com um profissional. Quando dividimos o peso a dor fica menor. Espero ter ajudado. Forte abraço.
Olá. Procure auxilio em uma terapia. Imprescindível para ajuda-la a transformar os pensamentos e sentimentos que estão lhe trazendo este desconforto. Busque um profissional que esteja capacitado para ouvir e acolher suas necessidades, e que você, acima de tudo, se sinta segura e confiante para compartilhar com ele suas dores e anseios. Tente e Seja Feliz.
A Terapia Cognitivo-Comportamental se caracteriza pelo desenvolvimento de protocolos de atendimento desenvolvidos a partir de estudos e pesquisas, alias essa é uma de suas principais características.

Desde 1977 quando o primeiro estudo foi divulgado, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é a unica abordagem Psicoterápica que desenvolveu a quantidade de pesquisa sobre o tema entre outros.

São inúmeros trabalhos com resultados expressivamente positivos.
Olá, o profissional pra te ajudar na questão medicamentosa seria o Psiquiatra. A Terapia mais indicada para TOC seria a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
De forma geral, a medicação é alguma da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Quanto a terapia, os estudos indicam superioridade na terapia cognitivo comportamental. Mas você deve procurar um psiquiatra para que ele possa avaliar adequadamente o seu caso e indicar o melhor tratamento para você. Espero ter ajudado. Um abraço.
Olá!

O melhor remédio e se há necessidade dele, quem pode determinar é seu médico. Em linhas gerais, sobre a psicoterapia, a orientação Cognitivo Comportamental tem se mostrado de grande ajuda nos casos de TOC.

Espero ter ajudado!