Descobrimos que meu pai está com câncer na lingua e deu metastese. O segundo tumor se encontra no pescoço,

3 respostas
Descobrimos que meu pai está com câncer na lingua e deu metastese. O segundo tumor se encontra no pescoço, próximo a uma artéria onde já está dando trombose no mesmo . Além disso ele é cardíaco e tem hipertensão tensão . Quais são as chances de cura com a radio terapia ?
Quando o tratamento cirúrgico é proibitivo o tratamento de radioterapia e quimioterapia é uma alternativa importante com possibilidade de cura que depende de múltiplos fatores como qual parte da língua está comprometida, o tipo histológico ( carcinoma epidermoide é o mais frequente), grau de diferenciação da afecção (agressividade tumoral) estadiamento correto ( mapeamento geral do organismo) assim como a tolerância do paciente aos medicamentos quimioterápicos e à radioterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Carcinoma Espinocelular de Língua é um tumor que pode ser tratado com cirurgia, radioterapia exclusiva ou tratamento associado com quimioterapia e radioterapia.
Muitas vezes devido ao volume de doença no pescoço, com acometimento de estruturas nobres como a Artéria Carótida ou risco cirúrgico proibitivo, é favorecido o tratamento com quimiorradioterapia.
É importante saber que não há prejuízo ao paciente em relação ao desfecho oncológico com esse tipo de conduta, e é perfeitamente possível atingir a cura com tratamentos não cirúrgicos. É importante o correto estadiamento do tumor para que seu médico possa lhe dar uma real noção quanto as chances de cura neste caso.
À disposição.

Pedro Isaacsson - Oncologista Clínico
Porto Alegre - RS
Existem boas chances de cura com tratamento baseado em radioterapia combinada a quimioterapia em tumores de cabeça e pescoço com comprometimento de linfonodos. É importante avaliar se as comorbidades do paciente (idade e outras doenças associadas como problemas no coração) podem limitar a combinação de tratamentos. Somente a avaliação médica pode definir a melhor abordagem para cada caso pois será avaliado o estado do paciente, o tipo e a extensão da doença e qual a melhor opção de tratamento de acordo com estes dados.

Especialistas

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 98 perguntas sobre Câncer da língua
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.