Desconfio que minha filha tenha Transtorno da Comunicação. Quais são as características principais

5 respostas
Desconfio que minha filha tenha Transtorno da Comunicação. Quais são as características principais desse caso? A hiperatividade pode acompanhar esse transtorno?
Quanto a sua pergunta sobre TDAH é preciso fazer uma análise muito criteriosa, pode acontecer que a criança tenha comorbidade ou seja a criança tenha mais de uma disfunção. A síndrome de Irlen também pode ser analisada. é importante frisar que tudo isso são hipóteses e possibilidades. Quando me dispus a escrever sobre esses distúrbios o intuito foi abrir informar os vários tipos de transtornos que podem influenciar na dificuldade da leitura e escrita inclusive na aprendizagem.

Muitos, senão a maioria dos transtornos de Comunicação e Linguagem são transtornos psicossomáticos, de origem emocional. Quanto antes iniciar o tratamento psicoterapêutico maior o ganho, menos a pessoa sofre, menos estigmatizada fica. O sofrimento interno precisa ser compreendido e tratado para que a pessoa libere seu emocional.
Para o Transtorno de Comunicação e Linguagem é importante a criança passar por uma avaliação neuro- psicológica para que o tratamento seja direcionado e eficaz. O psicólogo é o profissional competente para essa avaliação.

Att.
Inúmeros são os sinais de transtorno da comunicação. Cada paciente é único e precisa passar por uma avaliação clínica fonoaudiólogica. Nem todos com diagnóstico tem as mesmas características que outros. A hiperatividade pode sim acompanhar o transtorno. Procure um profissional da fonoaudiologia. ????
Olá
Os transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem frequentemente estão associados a:
• Dificuldades para ler e soletrar,
• Dificuldade para se relacionar,
• Transtornos emocionais,
• Transtornos comportamentais.

É possível haver comorbidade (a existência de duas ou mais doenças em simultâneo) se o paciente apresentar dificuldades associadas a aquisição e execução da comunicação falada e escrita, transtornos de aprendizado, transtornos do humor e da personalidade. No entanto, é importante lembrar que nem todo comportamento que representa dificuldade de atenção ou agitação motora irá significar hiperatividade.
Considerando as especificidades de cada caso, torna-se necessário a realização de uma avaliação psicológica para a sua melhor orientação.