Desde que tive covid enfrento sintomas que se assemelham muito com problemas cardíacos, fiz um eletr

13 respostas
Desde que tive covid enfrento sintomas que se assemelham muito com problemas cardíacos, fiz um eletrocardiograma e nada foi constatado. O medo pode gerar sintomas tão severos a ponto de ser confundido com uma doença cardíaca?
Olá, Bom dia! Sim, com certeza. Isso pode ser um sintoma físico de ansiedade. Muitas pessoas que passam por situações traumáticas - o medo de pegar ou ter pego COVID com certeza é uma delas - apresentam sintomas físicos tamanho o medo de passarem novamente pela situação. Existe um medo real de desenvolver complicações por conta da COVID, pois ninguém sabe o que pode acontecer ao contrair o vírus, e o fato de não sabermos como nosso próprio corpo irá reagir ao vírus, se vamos ter complicações mais sérias ou não realmente gera muita ansiedade. Acredito que esse possa ser o seu caso, uma vez que já foi descartado problemas cardíacos de ordem clínica.

Olá, Bom dia, tudo bem? Sim, algo que pode se assemelhar muito a sintomas cardíacos, são os sintomas de ansiedade. Quando falamos de situações que geram medo, como é o caso da COVID, precisamos estar atento a como isso te afetou no âmbito pessoal. Que sentimentos surgiram desse momento.
O medo e ansiedade ando juntos, e embora medo e ansiedade sejam respostas inevitáveis e naturais à vida, as mensagens que elas nos enviam podem ser confusas. Sentimo-nos compelidos a controlar esses sentimentos e sensações.
Frequentemente, a ansiedade ocorre quando outras emoções, estão presentes, mas estão sendo evitadas ou ignoradas. Sugiro a psicoterapia para você poder explorar esses sintomas, e entender o que pode estar acontecendo, fico a disposição, abraço.
Olá! Nesses tempos de pandemia, acredito que muitas pessoas sentem o que você está relatando. Por isso, ressalto a importância dessa pergunta. As sensações relatadas por ti se aproximam de sintomas comuns à ansiedade. Dessa forma, podemos pensar que a experiência de contrair Covid-19 pode ter gerado ou despertado um sintoma, em forma de medo - que pode estar relacionado a diferentes fatores da vida atual, com associações a eventos traumáticos anteriores. Isso significa que diante de uma situação estressante, como contrair covid-19, o sintoma expresso em forma de ansiedade. O que faz o sintoma ser um e não outro, é justamente a história de vida e situações traumáticas experienciadas ao longo do desenvolvimento. Em tratamento, será possível acolher esse sofrimento atual, buscando nas vivências anteriores associações que façam compreender melhor o sintoma e a elaboração deste. A vivência da psicoterapia certamente lhe ajudará a melhorar a qualidade de vida, podendo pensar esse sofrimento de outras perspectivas. O que você acha disso? Vamos conversar?
Ola!! Nao so o medo, como as emoções... podem nos fazer sentir sintomas no nosso corpo. A grande realidade é que sao exatamente os sintomas que nos fazem adoecer. Então todo cuidado é pouco e se voce perceber que seu medo ou esse desconforto esta apenas evoluindo, procure um psicologo para buscar os trilhos que causaram tudo isso... boa sorte e se cuide!
Olá! Sim, é perfeitamente possível que o seu medo ou mesmo uma ansiedade provoque essa reação. Uma vez que o risco de problemas cardíacos foi descartado, seria interessante você buscar entender para simbolizar o que esses sentimentos representam, principalmente através da terapia. Também sugiro que busque atividades como meditação e yoga para diminuir o nível de ansiedade. Um abraço!
Sim, o medo embora seja uma emoção protetora, em excesso pode levar a um quadro de ansiedade, ativado pelo sistema simpático pode gerar sintomas como taquicardia, aumento pressão arterial, suor frio, sensação de tremor... diante do exame realizado e nada confirmado, talvez a mudança de alguns hábitos seja necessário para melhora da saúde integral, a busca pela psicoterapia e exercícios físicos podem lhe ajudar a compreender e amenizar os sintomas! Estou a disposição.
Olá, boa tarde, o medo e ansiedade podem apresentar diversos sintomas como taquicardia, dificuldade para respirar, tremedeira, dor de barriga, entre outros.
Quando são feitos os exames clínicos, porém nada é constatado é necessário análisar as possíveis causas com o profissional qualificado, neste caso o psicólogo, para que possa assim ser feita a análise dos sintomas e do que pode estar ocasionando.
Por isso sugiro buscar ajuda de um psicólogo para que este possa te ajudar a encontrar a causa destes sintomas e possa ser indicado o melhor tratamento possível.
Sim, tanto o medo como a ansiedade geram vários sintomas físicos como taquicardia, aumento do suor, dificuldade para respirar, tremedeira e outros. Pode levantar a hipótese de que após você ter contraído a COVID-19, desencadeou o medo ou a ansiedade de passar novamente por essa experiência ruim. Sugiro que busque a ajuda de psicólogo para te ajudar a lidar com os seus medos e sintomas.
Olá! Tudo bem? Geralmente quando temos medo de algo ou passamos por uma situação traumatizante, o corpo tenta dar um jeito de te indicar que você deve tomar cuidado. Só que isso pode te impossibilitar de viver muitas coisas importantes para você, pois esse sinal do corpo não chega só em momentos de real risco, mas sim de forma aleatória. Sugiro que procure ajuda profissional, assim você pode entender melhor o que são esses sintomas e sensações, e como lidar com eles. Espero ter ajudado, abraços!
Olá. Sim, o medo pode gerar sintomas muito intensos como o que está descrevendo. A Covid gerou em muitas pessoas um medo iminente de morte, ocasionando em crises muito fortes de ansiedade. Uma hipótese, é que o medo gerado pela Covid tenha sido deslocado para o receio de um ataque cardíaco, por exemplo, já que está recuperado da gripe. Porém, somente uma avalição mais detalhada do seu caso pode determinar o que está acontecendo com você e te ajudar a lidar com o seus sintomas, por isso é importante que procure um psicólogo.
Um grande abraço.
Olá, boa noite. O medo no seu caso me parece que acaba te gerando uma ansiedade, é muito comum que a ansiedade gere sintomas como os que você nomeou a cima. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Olá! Sim, é possível que o medo e a ansiedade gerem sintomas físicos que se assemelhem a problemas cardíacos, como palpitações, dor no peito, falta de ar e tonturas. Isso ocorre porque a resposta de luta ou fuga do nosso corpo, que é ativada em situações de estresse ou medo intenso, pode afetar o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.

Seu médico pode ajudá-lo a encontrar formas de lidar com o medo e a ansiedade que possam estar contribuindo para seus sintomas. Mas você também pode buscar acompanhamento psicológico.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de terapia psicológica que tem sido amplamente utilizada no tratamento da ansiedade. A TCC se concentra em ajudar as pessoas a identificar e mudar padrões de pensamentos negativos e comportamentos que podem estar contribuindo para a ansiedade.

Na terapia cognitivo-comportamental para a ansiedade, o terapeuta trabalha com o paciente para identificar pensamentos negativos e distorcidos, que podem estar levando à ansiedade, e ajudar o paciente a desenvolver pensamentos mais realistas e positivos. Além disso, o terapeuta pode ajudar o paciente a aprender técnicas de relaxamento e estratégias comportamentais, como a exposição gradual, que consiste em enfrentar gradualmente as situações temidas.

A TCC é uma abordagem orientada para objetivos e focada em soluções que tem sido bem-sucedida no tratamento da ansiedade. A terapia pode ser realizada em sessões individuais ou em grupo, dependendo das necessidades do paciente. É importante lembrar que a TCC pode ser combinada com medicamentos prescritos pelo médico, se necessário.
Abraço
Olá, espero que esteja bem.
E sim, os sintomas de ansiedade podem se assemelhar a sintomas de doenças cardíacas, como palpitação, aumento da FC, dores na região do peito (como se fosse uma dor precordial), falta de ar e tontura.
Como já foram realizados os exames médicos cardiológicos, sugiro que procure fazer uma avaliação com um profissional da psicologia para que possa ser feita essa avaliação de uma forma mais adequada e também, caso se confirme ser algo relacionado a ansiedade, para que possa começar o tratamento mais adequado.
Tente perceber quando os sintomas surgem, se há situações específicas, momento do dia ou algum pensamento que possa ser gatilho. Técnicas de relaxamento e meditação são fortes aliados para controlarem sintomas de ansiedade.
Espero que fique bem e estou à disposição!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!