Devido a um atraso de fala, levei meu filho de 5 anos em duas fonoaudiólogas e duas neuropsicólogas.

4 respostas
Devido a um atraso de fala, levei meu filho de 5 anos em duas fonoaudiólogas e duas neuropsicólogas. As fonos disseram que ele tinha gagueira; as neuropsicólogas, que era apraxia verbal. Em quem posso confiar mais? Ele pode ter as duas coisas, ou esses diagnósticos são mutuamente excludentes?
Para obter um diagnóstico preciso faça uma Avaliação Neuropsicologica para avaliar todas as funções cognitivas e funções executivas!
At.,
Monica Araújo

Primeiro o Neuropsicólogo(a), caso não há comprometimento cognitivo, este faz o encaminhamento para o fono já com um diagnostico mais preciso.
Abs
Olá, tanto a disfluência (gagueira) quanto a Apraxia de Fala são transtornos diagnosticados e tratados pelo fonoaudiólogo. Vale ressaltar que o profissional deve ser especializado em fala e linguagem. Sugiro fazer uma avaliação com um neuropediatra e buscar um fonoaudiólogo com experiência nos transtornos de fala e linguagem para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Espero ter ajudado! Abraços.
Acho que vai da sua confiança no profissional, sugiro pedir recomendações de profissionais da saúde, amigos e familiares para marcar uma visita e você expor sua duvida para o profissional, as patologias que você citou não são mutuamente excludentes não, pode existir a comorbidade que é quando um único individuo apresenta mais de uma patologia.
Procure um profissional que te passe segurança e que responda a todas as suas duvidas quanto ao diagnostico.