Disseram que o ideal é preparar os legumes a vapor pra não ter perda de nutrientes, mas essa perda é

5 respostas
Disseram que o ideal é preparar os legumes a vapor pra não ter perda de nutrientes, mas essa perda é muito relevante? gosto de preparar junto à carne/frango. Os nutrientes ficam com deus ou na água? Porque o médico me receitou imunocaps e cardiovitamina10 e não tenho certeza de como repor os nutrientes pra parar de tomar isso ja que pesa o bolso.
Considerando que os nutrientes são essenciais, vamos comer de todas as formas, não podemos desprezar neunha forma de preparo, o importante é incluí-los na nossa alimentação diária, e aproveitar tudo que eles nos oferecem de bom além das fibras, vitaminas e minerais!

A tecnica de cozinhar no vapor é a melhor pois aproveita todos os nutrientes dos legumes. E quando preparado com outros alimentos também se tem boa parte dos nutrientes. Já quando cozido em imerção e a água é descartada, a quantidade de nutrientes diminui, porém ainda aproveita-se as fibras. O importante é consuimir os legumes regulamente e mudar a tecnica de preparo ajuda a não enjoar. Aumentar o consumo de frutas, verduras, castanhas e adequação do consumo de água irão te auxiliar em conjunto com as vitaminas receitadas, até o Médico ou Nutricionista suspenderem o uso.
Tem alguns alimentos que, ao fazer a cocção no vapor, a água deve ser desprezada, pois nela contém os fatores anti nutricionais, portanto não é recomendado o cozimento de alguns alimentos junto com carne. Embora seja fundamental o consumo de legumes, existem algumas particularidades que um nutricionista pode te orientar. Estou à disposição!
O cozimento no vapor preserva uma grande parte dos nutrientes, mas nem todos. Colocar junto a refeição algo sem cozimento, como saladas e frutas, complementa com excelência o que se perde na cocção do alimento vegetal.
Mas ainda assim, com perdas, não deixe de colocar o legume no frango ou carne, como citou. Outros nutrientes, que não se perdem com o calor ficarão presentes.
Quanto a suplementação com polivitamínicos aconselho procurar um profissional Nutricionista para avaliar você clinicamente, avaliar seus exames e só então ver a necessidade desta prescrição de vitaminas e minerais.
O cozimento no valor preserva as vitaminas e nutrientes dos alimentos: no cozimento a vapor, os alimentos não entram em contato com a água. Isso ajuda a preservar boa parte dos minerais e vitaminas das comidas, já que muitos nutrientes são sensíveis a altas temperaturas e solúveis em água.
Mas não fique preso a este detalhe, é muito melhor comer, por exemplo, os legumes grelhados ou na água e sal (caso não seja a vapor) do que frito como berinjela a milanesa ou fast food, etc.
Parabéns por sua preocupação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!