Distúrbio psicogenico o que é?

9 respostas
Distúrbio psicogenico o que é?
Diz psicogênico quando o distúrbio de origem psíquica, sem causas orgânicas, mas muitas vezes com consequências no corpo, como é o caso da síndrome do pânico que pode-se verificar taquicardia, falta de ar, etc. Acredito que um disturbio psicogênico não deveria ser confundido com o "piti".

abc

Danilo Alves da Cruz

DNV - distúrbio neuropsicogênico é muitas vezes utilizado por médicos de um forma generalizada, para definir pacientes que tem crises conversivas, dissociativas, que podem estar simulando ou apenas tendo uma crise de estresse (nervoso, "piti") ou qualquer outro sintoma que não têm fundamento orgânico ou que tem origem psiquiátrica/psicológica, mas o colega médico não tem o conhecimento correto da psiquiatria para definir o transtorno adequado.
Atenciosamente
Dra. Karina.
Distúrbio psicogênico é qualquer perturbação ou sintoma que tem sua origem no funcionamento psicológico. Em outras palavras, refere-se a problemas (variados) que podem surgir a partir de conflitos e de dificuldades emocionais.
Podemos dizer que são distúrbios de origem psíquica. Entretanto, o paciente queixa-se de sintomas físicos. Como por exemplo no transtorno do pânico. Que é relatado pelo sujeito sudorese, taquicardia, sensação de sufocamento, tremores e etc..
Muitas vezes surgem em momentos de estresse e conflitos emocionais.
Distúrbio evidenciados a partir de sintomas físicos com origem no funcionamento psicológico como por exemplo a Sindrome do Pânico. O sujeito queixa-se em geral de tremores, falta de ar, taquicardia, suores que surgem em situações de conflito e ansiedade. Espero ter ajudado.
O termo 'psicogênico' deriva do grego e significa "criado pela alma". Nos distúrbios de natureza psicogênica, não se encontra nenhuma lesão estrutural ou alteração neuroquímica conhecida, por esse motivo constituem um desafio diagnóstico e terapêutico. Vários são os distúrbios do movimento psicogênico, sendo o mais comum o tremor, seguido da distonia, do tique, dos distúrbios da marcha e, mais raramente, do parkinsonismo. Não há critérios clínicos definidos para o diagnóstico, mas pistas encontradas na anamnese e no exame físico podem guiar o psiquiatra na sua anamnese, na conduta terapêutica e no encaminhamento para a psicoterapia.
Considera-se psicogênico os distúrbios que não têm uma origem orgânica e sim psíquica. Muitos desses distúrbios, embora apresentem sintomas corporais ou orgânicos, como dores musculares, respiração ofegante e taquicardia, são desencadeados a partir da percepção distorcida que se tem dos eventos. Exemplos comuns desses distúrbios são as crises de pânico, com ou sem agorafobia, e as fobias específicas. Esses transtornos não têm uma causa orgânica, mas apresentam sintomas orgânicos decorrentes do alto nível de ansiedade experimentados pelo sujeito no momento de crise. Corrigir as distorções cognitivas a partir de um processo de reestruturação é um bom caminho para a diminuição e/ou remissão dos sintomas. Espero ter ajudado! Sigo à sua disposição.
Olá...
É um disturbio sem causas orgânicas, sobre tudo, o individuo que sofre acredita ser de natureza orgânica.
Os sintomas são existentes, sendo de ordem psíquica.
Nestes casos, o individuo precisa passar por um processo psicoterapeutico, alguns casos, o psicologo encaminhará também para o psiquiatra.
Abraços!!!
Olá, boa noite! Doença ou transtorno orgânico provocado por causas psicológicas, nos distúrbios de natureza psicogênica, não se encontra nenhuma lesão estrutural ou alteração neuroquímica conhecida. Os distúrbios do movimento psicogênico constituem um desafio diagnóstico e psicoterapêutico. Dentre eles, o tremor é o mais frequente.
Não há critérios clínicos definidos para o diagnóstico, mas pistas encontradas na anamnese e no exame físico podem nos guiar. A avaliação psiquiátrica é importante no apoio ao paciente e para a orientação medicamentosa. Psicoterapia também é essencial para ajudar no tratamento. Abçs.