Dor de cabeça, tontura e sensação de dormência e aperto na cabeça podem ser sinais de alguma doença

3 respostas
Dor de cabeça, tontura e sensação de dormência e aperto na cabeça podem ser sinais de alguma doença específica? Quais os exames devem ser feitos nesse caso?
Nenhum desses sintomas definem uma doença especifica, mas o local da dormência é importante para saber que exame fazer. O a região da cabeça que sente a pressão também é importante. É muito importante que você procure um especialista, poderia ser um neuro ou um ortopedista, mas faltam as informações acima para saber qual.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe um tipo de cefaléia conhecida como cefaléia Tensional, que é o 2º tipo de cefaléia mais comum entre todas(+ de 200 tipos), que cursa com dor em aperto/opressiva, como se fosse uma faixa apertando o Crânio, podendo acometer todo o Crânio(holocraniana) ou parte dele, principalmente região occipital. A cefaléia é causada pela contração involuntária e crônica de músculos da parte de trás do pescoço e do couro cabeludo levando a tensão da respectiva musculatura. A tensão pode ser causada principalmente por quadros de estresse, ansiedade, nervosismo entre outros. A dor pode ser de moderada a forte intensidade, pode durar de 30 minutos há dias e vir acompanhada de sensibilidade à luz e/ou barulho e a náusea e/ou vômitos. Dependendo de cada paciente pode vir acompanhada de alguns outros sintomas que variam de acordo com a intensidade da dor e de paciente para paciente como por exemplo tontura, formigamento da região acometida pela dor ou de alguma outra parte do corpo.
Nesse tipo de dor não é necessário realização de nenhum exame adicional como por exemplo tomografia de Crânio ou ressonância pois, sabe-se que a origem da dor se deve a um quadro de tensão muscular como explicado acima. Na verdade o que é recomendado é que se essa dor dura menos de 15 dias ou mais de 15 dias tem indicação de tratamento profilático com medicação com o intuito de melhorar a frequência e a intensidade das crises dando assim uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Olá!
Consulte um neurologista, faça uma Ressonância e descarte problemas biológicos. Caso negativo, procure causas emocionais. São muito comuns em enxaqueca permanente e cefaléia. Um abraço

Especialistas

Andre Luiz Villarroel Ortuno

Andre Luiz Villarroel Ortuno

Médico de família

Barueri

Guilherme Quireza

Guilherme Quireza

Médico de família

Anápolis

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Patrícia Rigon Vasconcellos de Souza

Patrícia Rigon Vasconcellos de Souza

Médico de família

Curitiba

Beatriz Ribeiro Camargo

Beatriz Ribeiro Camargo

Médico de família

Piratini

Fernanda Brito Colavolpe

Fernanda Brito Colavolpe

Médico de família

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 327 perguntas sobre Cefaleia (dor de cabeça)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.