Dor de cabeça, tontura e sensação de dormência e aperto na cabeça podem ser sinais de alguma doença

3 respostas
Dor de cabeça, tontura e sensação de dormência e aperto na cabeça podem ser sinais de alguma doença específica? Quais os exames devem ser feitos nesse caso?
Nenhum desses sintomas definem uma doença especifica, mas o local da dormência é importante para saber que exame fazer. O a região da cabeça que sente a pressão também é importante. É muito importante que você procure um especialista, poderia ser um neuro ou um ortopedista, mas faltam as informações acima para saber qual.

Existe um tipo de cefaléia conhecida como cefaléia Tensional, que é o 2º tipo de cefaléia mais comum entre todas(+ de 200 tipos), que cursa com dor em aperto/opressiva, como se fosse uma faixa apertando o Crânio, podendo acometer todo o Crânio(holocraniana) ou parte dele, principalmente região occipital. A cefaléia é causada pela contração involuntária e crônica de músculos da parte de trás do pescoço e do couro cabeludo levando a tensão da respectiva musculatura. A tensão pode ser causada principalmente por quadros de estresse, ansiedade, nervosismo entre outros. A dor pode ser de moderada a forte intensidade, pode durar de 30 minutos há dias e vir acompanhada de sensibilidade à luz e/ou barulho e a náusea e/ou vômitos. Dependendo de cada paciente pode vir acompanhada de alguns outros sintomas que variam de acordo com a intensidade da dor e de paciente para paciente como por exemplo tontura, formigamento da região acometida pela dor ou de alguma outra parte do corpo.
Nesse tipo de dor não é necessário realização de nenhum exame adicional como por exemplo tomografia de Crânio ou ressonância pois, sabe-se que a origem da dor se deve a um quadro de tensão muscular como explicado acima. Na verdade o que é recomendado é que se essa dor dura menos de 15 dias ou mais de 15 dias tem indicação de tratamento profilático com medicação com o intuito de melhorar a frequência e a intensidade das crises dando assim uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Olá!
Consulte um neurologista, faça uma Ressonância e descarte problemas biológicos. Caso negativo, procure causas emocionais. São muito comuns em enxaqueca permanente e cefaléia. Um abraço