Doutor, durante a pandemia comecei a sentir tremores, falta de ar, pontadas no peito, preocupação co

25 respostas
Doutor, durante a pandemia comecei a sentir tremores, falta de ar, pontadas no peito, preocupação constante, medo de algo acontecer. Isso pode ser início de ansiedade?
O cenário atual de pandemia tem contribuído bastante para que as pessoas desenvolvam sintomas ansiosos ou agravassem quadros já existentes (depressão, toc, síndrome do pânico, etc). É muito importante o cuidado nesse momento tão delicado e ainda incerto. Os sintomas físicos que você relata podem estar relacionados a um quadro de ansiedade mas é necessário uma avaliação mais aprofundada. Uma avaliação com um clínico pode descartar outras hipóteses mas recomendo que inicie uma terapia para que possa identificar fatores estressantes que possam contribuir para esses sintomas. A terapia irá propiciar um lugar de escuta, acolhimento e sigilo. Um cuidado para você e também sustentação emocional para essa travessia. Cuide-se. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130

A ansiedade é uma emoção natural, porém a intensidade e constância podem ser sinais de que algo não vai bem. O seu desconforto físico também é um indicativo. Pelo que você relatou, há uma preocupação constante e medo. Precisa buscar um profissional para te ajudar a entender esses medos e também a processar o que está acontecendo, dar um espaço para que você possa expressar isso. A psicoterapia proporciona esse espaço do cuidar do Ser, lugar de escuta e de acolhimento.
Aquilo que a mente não dá conta, que não pode ser nomeado, pensado, processado e elaborado no psiquismo, transborda para o organismo.
Esses sintomas podem estar relacionados as notícias tristes e catastróficas da pandemia.
Você precisa ter um dia, um local, um horário e uma pessoa que ajudará você a compreender mentalmente e nomear o mal estar para poder atravessar essa situação,
Um abraço,
Lea
Prezado(a), essa descrição é muito característica de um quadro de ansiedade. O atual cenário de incertezas, instabilidades políticas e econômicas além da insalubridade sanitária deflagra e propicia tais sintomas. Caso esses sintomas lhe resultem em fortes incômodos é pertinente que se faça um trabalho conjunto a nível orgânico e psíquico. Desejo-lhe boa sorte na minimização do mesmo. Caso precise estou a disposição.
Gratidão por ter enviado sua pergunta, ela pode ajudar muitas pessoas que estão passando pelas mesmas coisas nesse atual momento de pandemia.
Concordo com o que os meus colegas já responderam.
A ansiedade é uma emoção e ela serve para nos avisar que algo não está bom. Uma das coisas que sempre indico para os meus pacientes é criar o hábito de parar alguns minutos para fazer uma respiração diafragmática.
Vc só precisa de 2 minutos.
Pare e inspire contando mentalmente até 2, segure o ar contando mentalmente até 2 e solte o ar contando mentalmente até 4.
Repita essa respiração por 4 vezes.
Além da respiração é importante que você faça outras coisas para aliviar os sintomas e ou a ajuda de um psicólogo para iniciar uma psicoterapia é muito eficaz
Espero que eu tenha ajudado.
Um abraço
Boa noite. Seus sintomas são semelhantes ao quadro de ansiedade sim e com possíveis pensamentos catastróficos (pensamentos recorrentes de que algo ruim irá acontecer), que costumam ser frequentes no quadros de ansiedade.
Vale muito ir em um psiquiatra para fechar um diagnóstico e buscar terapia para lidar com esses pensamentos que podem estar sendo o motivo para o quadro ansioso.
Espero ter ajudado.
Abraço. ;)
É possível, mas um diagnóstico deve ser acontecer após consulta. Em casos como o que você descreve, a Terapia emdr pode ajudar bastante.
Sim. Sintomas condizentes a ansiedade, busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação do quadro.
Acredito que sim! Aconselho agendar uma consulta psicológica e um psiquiatra.
Sim, sintomas clássicos de ansiedade, sugiro que procure ajuda psicológica o quanto antes.
Sim, são sintomas, contudo é preciso entender que nossas emoções e pensamentos estão conectados com o nosso ambiente. Ambientes atípicos geram sentimentos e pensamentos atípicos. Isso é importante porque constantemente a gente pode se pegar em luta excessiva contra essas emoções. Uma abordagem que reconhece e valida as emoções são o primeiro passo para aprender a lidar com elas de uma maneira saudável. Não deixe de procurar ajuda se você sentir que está tendo dificuldades para lidar com essas questões! forte abraço!
Pelo seu relato são sim sintomas de ansiedade e insegurança . Procure o mais rápido ajuda psicológica para que possa te ajudar quanto aos seus pensamentos , comportamentos e sentimentos.
A ansiedade é um "pulo" para o futuro quando o momento presente não está bom. É importante investigar desde quando você tem se sentido dessa forma e o que estava acontecendo na época em sua vida em específico. Aconselho procurar um suporte psicológico para dar sentido para esse seus sintomas relatados e ir lidando cada vez melhor com eles.
Olá, como vai?
Nossa, que pergunta interessante! Os sintomas que você relata, sim, dizem respeito a ansiedade. É importante frisar que a ansiedade se tornou um termo "genérico" hoje em dia, e nem sempre está relacionada ao transtorno de ansiedade. Explico: em diversos momentos de nossa vida nos sentimos ansiosos - quando precisamos apresentar algo em público; quando precisamos passar por uma avaliação (seja de escola/faculdade, entrevista de emprego, teste de condução de veículo, etc.). Enfim, a ansiedade é uma resposta mais ou menos normal do seu corpo frente a algo que esteja te ameaçando. Diante do seu relato, fica difícil dizer se você está com um transtorno (algo que precisaria uma avaliação clínica de um psicólogo ou psiquiatra) ou se você está tendo respostas semelhantes a de muitas outras pessoas frente a pandemia. Pesquisas já tem apontado para um aumento de casos de ansiedade por conta da pandemia da Sars-Covid-19. Penso que você deve se questionar se estes sintomas tem te impedido de viver uma vida com qualidade de vida, ou seja, se eles estão aí e ainda assim você tem conseguido tocar sua vida ou se isso realmente está atrapalhando a realização das atividades diárias. Em qualquer dos casos, é interessante procurar psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 130
Olá,
Com a situação atual quadros como o teu estão mais comuns. Por um lado sinais que estão de acordo com a situação exacerbada em que todos estamos. Estes sinais de alerta são importantes para que possamos tomar medidas protetivas, normalmente, fugir. Mas como não é possível, acabam gerando um excesso que traz desconforto físico e psiquico. Além de um diagnóstico psiquiátrico se for o caso de muito sofrimento psíquico, um tratamento psicanalítico pode ser importante para fortalecer seus recursos internos atuais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Ansiedade não é ruim. Pelo contrário. Faz parte do nosso instinto de sobrevivência. Ela nos motiva a realizar o que desejamos em nosso dia a dia. Quando ela atrapalha os nossos afazeres, aí sim, denominamos transtorno de ansiedade. Pelos seus sintomas, parece que, está lhe atrapalhando em seu dia a dia. Procurar um psicólogo para lhe avaliar melhor e caso seja necessário, iniciar uma psicoterapia focada na ansiedade. Sugiro a terapia cognitivo comportamental, indicada pela OMS.
Olá! O seu relato traz características de um quadro ansioso. Conviver com esses sintomas de forma constante é um tanto quanto oneroso para sua saúde mental. Procure um profissional que possa identificar as causas e te oferecer possibilidades de lidar com as situações que o afligem e diminuir os sintomas.
Estou à disposição.
Realmente, pode ser uma crise de ansiedade, mas também pode ser o início de uma síndrome do pânico. Ambos os casos foram evidenciados na população com o advento da pandemia, mas se esse quadro sintomático está se expressando, é porque já existia um núcleo patológico latente, seja de TAG, seja de Pânico, que merece ser tratado. Já que a pandemia mostrou a existência de um desses núcleos, eu recomendo iniciar uma terapia, porque mesmo quando a pandemia acabar, esse núcleo continuará existindo e esperando a próxima situação de pressão para se manifestar novamente.
Espero ter contribuído para sanar sua dúvida, mas caso reste mais alguma, fico à disposição. Um forte abraço!
Olá, dentro do cenário que vivemos hoje, sim pode ser ansiedade, mas o ideal é procurar um psicólogo que poderá avaliar e te ajudar a lidar com esse sofrimento através da psicoterapia. procurar ajuda especializada é o primeiro passo para conseguirmos resolver nossos problema e você não precisa passar por isso sozinho. Um abraço.
Olá, sim com certeza pode ser um transtorno de ansiedade generalizado desencadeado por conta da Pandemia.
Muitas pessoas desenvolveram alguns transtornos neste período e precisaram buscar por tratamento psicológico e farmacológico.
Abc
Pode ser ansiedade sim. Consulte um psicólogo e psiquiatra.
Olá! O quadro em que estamos passando, a pandemia, tem agravado muito quanto a pessoas com sintomas ansiosos, ou que possam se referir a um transtorno ansioso como; TAG, TOC, TEPT, dentre outros transtornos ansiosos. Procure um psicólogo da abordagem Terapia Cognitiva Comportamental, a abordagem que é mais breve e tem tido muito sucesso no tratamento de transtornos ansiosos e depressão, e marque uma consulta para que o profissional possa avaliá-lo.
Espero ter ajudado
Desde já me ponho a disposição
Como já foi falado a ansiedade e o medo faz parte da vida humana até como fator de proteção a vida, entretanto, entre a ansiedade necessária para processo de sobrevivência e a ansiedade que te impede de viver de forma saudável deve-se procurar ajuda psicológica e dependendo do contexto o psiquiatra deve entrar no circuito com a questão medicamentosa.
Devido a pandemia a ansiedade tem atingindo um numero cada vez maior de brasileiro, isolamento, insegurança econômica, medo de morrer tem contribuído para atingirmos altos graus de ansiedade que nos leva aos adoecimento psíquico. O transtorno de ansiedade generalizada é um nível mais avançado da doença -, é necessário buscar ajuda profissional para um tratamento especializado e correto. M
Olá! Sim, o seu relato parece ser de ansiedade, porém a ansiedade é provocado por um não saber, e isso é denominado angústia. Procure por ajuda psicológica, para saber sobre sua angústia que tanto lhe traz desconforto. Conhecendo essa angústia e conversando com ela, você poderá melhorar em muito as qualidades das suas emoções. Procure por ajuda de um psicanalista/psicólogo.
Olá! Veja, além do medo de contrair a doença, a COVID-19 tem provocado sensação de insegurança em todos aspectos da vida, da perspectiva coletiva à individual, do funcionamento diário da sociedade às modificações nas relações interpessoais. Isso promove estressores, como: necessidade de afastamento de amigos e familiares, incerteza quanto ao tempo de distanciamento, tédio, medo, solidão, isso tudo acaba impactando negativamente na saúde mental das pessoas. Dessa forma, tente procurar auxílio psicológico, isso lhe auxiliará muito em como lidar com suas questões.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!