DTM dá a sensação de que estou ouvindo menos?

13 respostas
DTM dá a sensação de que estou ouvindo menos?
Sim! Em alguns casos de DTM pode sofrer uma alteração na percepção de estruturas responsáveis pela audição. Importante realizar uma avaliação interdisciplinar (otorrino, dentista) para avaliar se a causa é unicamente da DTM ou se há outros fatores que influenciem.

Em algumas pessoas SIM! a esta sintomatologia damos o nome de plenitude auricular.
Em alguns casos, sim.
A DTM (disfunção da ATM) pode, sim, provocar esta sensação, por conta do excesso de estímulo (dor) na região. Esta perturbação provoca uma resposta do canal auditivo, que normalmente é o zumbido nos ouvidos, ou parecer que está ouvindo menos que normalmente. Procure um especialista em DTM para te ajudar a resolver seu problema.
É muito comum sentir um desconforto na audição quando você tem uma DTM, que varia de dor no ouvido até a sensação de "ouvido tampado".
É importante procurar o dentista e/ou o colega otorrino pra fazer o diagnóstico diferencial, ou seja, pra ver se o problema está relacionado à DTM ou diretamente às estruturas do ouvido.
A articulação temporo-mandibular esta intimamente relacionada ao sistema auditivo, muitas vezes para investigar problemas de audição é necessário a avaliação de um dentista, especialista na disfunção desta articulação temporomandibular junto a um médico otorrinolaringologista complementando os exames e fechando o seu diagnóstico! Sugiro a avaliação dessas duas especialidades!
Vc pode ter a sensação de ruídos no ouvido, estalos, dor de cabeça, dor na região da Articulação temporomandibular, dentre outros
Sim. A disfunçāo temporomandibular pode causar sensaçāo de ouvido tampado, diminuiçao da audicao e zumbido. Importante fazer uma avaliacao com dentista especialista em DTM e médico otorrinolaringologista.
Olá.
O sintoma que é comum os pacientes relatarem é dor no ouvido e/ou zumbido.
Perda de audição não acontece, devido não estar relacionado com meato acústico interno.
Procure um especialista para verificar o seu problema.
Sim. Procure ajuda de um profissional da área para fazer seus exames e te ajudar no que for preciso.
Att. Socorro Gadelha
A DTM (disfunção da ATM) pode, sim, provocar esta sensação, por conta do excesso de estímulo (dor) na região. Esta perturbação provoca uma resposta do canal auditivo, que normalmente é o zumbido nos ouvidos, ou parecer que está ouvindo menos que normalmente.
Pode ocorrer sim e é chamada de plenitude auricular.
O mais importante é que você faça uma avaliação com otorrino e descartada a hipótese de ser um problema otológico, procure um cirurgião dentista que atue com DTM.
A DTM pode estar associada a vários sintomas: Áurea, tontura, ânsia, lacrimejamento, inchaço, formigamento, zumbido… o que você sente provavelmente é o tamponamento. Pode estar associado a alguma inflamação, deslocamento do disco… o ideal é fazer uma consulta com um profissional especializado em DTM e dor orofacial.