Transtornos da articulação temporomandibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Mastigar envolve uma série de grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e, naturalmente, a arcada dentária. Qualquer problema nesse processo é considerado um transtorno da articulação temporomandibular (ATM). Esses transtornos também podem ser chamados de distúrbios do aparelho estomato-gnático. As articulações temporomandibulares são localizadas bem em frente das orelhas (uma em cada lado do rosto) onde o osso temporal do crânio articula-se com a mandíbula. Durante a mastigação essa articulação, considerada a mais complexa do corpo humano, se abre e se fecha além de movimentar-se para frente, para trás e lateralmente.

Qual é a causa?

São vários os fatores motivadores do quadro de ATM. Os mais comuns são: - dor e contratura muscular devido ao uso excessivo da musculatura - subluxação interna (o disco da mandíbula desliza e não volta para sua posição normal) - artrite (altera as articulações) - ancilose (perda de movimento devido à fusão de ossos da articulação ou calcificação de ligamentos) - hipermobilidade (estiramento dos ligamentos que unem a articulação) - anomalias no desenvolvimento (congênitas) - espasmos gerados por tensão ou estresse- má oclusão dentária - traumatismos na mandíbula- bruxismo (ranger de dentes durante o sono)- tumores - problemas de crescimento na região

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor na hora de morder, bocejar ou abrir completamente a boca. Também são listados como sintomas: dificuldade para abrir totalmente a boca, rangido ao morder, sensação de mordida desalinhada e dores de cabeça frequentes.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para a detecção do problema. Sua extensão pode ser comprovada através de raios-x.

Qual o tratamento?

Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares. Em alguns casos é recomendado o uso de aparelhos e, eventualmente, pode-se recorrer à cirurgia.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtornos da articulação temporomandibular

Aécio Aguiar

Aécio Aguiar

Cirurgião buco-maxilo-facial

Santarém

Stéfano Gregio

Stéfano Gregio

Cirurgião buco-maxilo-facial

Blumenau

Júlio Leite

Júlio Leite

Cirurgião buco-maxilo-facial

João Pessoa

Kayo Costa Alves

Kayo Costa Alves

Cirurgião buco-maxilo-facial

Maceió

Guilherme Klein Parise

Guilherme Klein Parise

Cirurgião buco-maxilo-facial, Radiologista

Curitiba

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas sobre Transtornos da articulação temporomandibular

Nossos especialistas responderam a 100 perguntas sobre Transtornos da articulação temporomandibular

Boa Noite. São sinais de processos inflamatórios crônicos, que causaram algum nível de desgaste nos componentes da sua articulação. Ideal é verificar a progresso da doença para estabelecer tratamento…

Boa Noite. pode ser alguma disfunção da ATM. Porem com a movimentação dentaria, sua posição mordida pode ter mudado, o que esta ligado diretamente.

Olá,
As cirurgias de reposicionamento de disco podem ter um período de recuperação que varia de 15 dias a 2-3 meses. Importante realizar consultas de retorno para avaliar abertura de boca,…

Especialistas falam sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular

Dr Marcelo Mascarenhas é o primeiro no Brasil com dupla formação, em Odontologia e Fisioterapia, estando capacitado para atuar nos tratamentos conservadores ( através da Fisioterapia e Medicamentos ) e os Invasivos (Infiltrações e artrocenteses) das ATMs e Dores Orofaciais. Como especialista também em Cirurgia Buco Maxilo Facial, realiza no consultório da Av. Bandeirantes 412 todos os procedimentos de Cirurgia Oral (extração de dentes sisos, etc ).

Marcelo Henrique Mascarenhas

Cirurgião buco-maxilo-facial

Belo Horizonte


As desordens da articulação temporomandibular (ATM) tem uma prevalência muito alta na população. Principalmente entre as mulheres. Fatores como estresse, bruxismo, apertamento dentário e hábitos parafuncionais (ex: roer unhas e mastigar apenas de um lado da boca) são fatores predisponentes para a desordem da ATM. O paciente pode manifestar dor na face muito intensa, ou estalidos ao abrir a boca ou dificuldade de mastigação como sintomas principais. Outros sintomas como: zumbido nos ouvidos, sensação de ouvido abafado, sensação de perda auditiva ou mesmo tontura também podem ocorrer. Agende sua avaliação.

Anderson Castelo Branco

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino, Médico do sono

Salvador


A ATM é uma articulação complexa, possui mecanismo biarticular que torna seu tratamento delicado. A maioria dos problemas da articulação não são no seu interior (intra articular), deve ser realizado investigação minuciosa com exames de imagem, físico e de sangue. O diagnóstico deve ser preciso, no entanto, existe conflito de múltiplas patologias e regiões (dentes, musculatura, hábitos, distúrbios psicossomáticos e etc). O tratamento pode ser com medicamentos, fisioterapia, acupuntura, laser, agulhamento, dispositivos e aparelhos intra orais ou em casos mais graves com cirurgias.

Thiago Bonifácio S. Guimarães

Cirurgião buco-maxilo-facial

Goiânia

Agendar uma visita

Todo problema na ATM é chamado de DTM = Disfunção Temporo-Mandibular. Tais problemas exigem um diagnóstico preciso que é realizado através de exame clínico, palpação, exames complementares como radiografias, tomografias, ressonância magnética e outros. Os problemas são vários, desde o deslocamento do disco da ATM até um estalido, click ou dor nos maxilares e nas articulações. O tratamento depende da causa do problema. Agende sua consulta para sanar suas dúvidas.

Gustavo Zanardi

Ortodontista

Balneário Camboriú

Agendar uma visita

Muitos paciente me procuram com diversas dores faciais, sendo a DTM e Dor Orofacial uma especialidade tão carente ainda. Como Cirurgião bucomaxilofacial, diversos colegas me encaminhavam estes pacientes, sendo que uma pequena parcela destes pacientes de fato são para procedimentos cirúrgicos; e mesmo assim, raros são os casos que a primeira opção seja a cirurgia. Daí, acabei buscando esta especialização, a fim de tratar e entender melhor essa patologia, e tentarmos de uma forma mais direta explicar ao paciente seu caso e estabelecer um plano de tratamento.

Diego Limoeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Duque de Caxias


A tecnologia tornou capaz visualizar as estruturas internas da ATM através de ressonância magnética sem ter que abrir cirurgicamente o paciente. Sistemas eletrônicos de eletromiografia e magnetografia computadorizadas evoluíram a tal ponto que permitem estudar o funcionamento e monitorar a terapêutica estabelecida. Os avanços em genética e exames laboratoriais permitem rastrear a causa de variadas possibilidades de diagnóstico diferencial e todas essas possibilidades estão ao alcance dos profissionais especializados no Diagnóstico e Tratamento das Patologias da ATM.

Edcléia Brandão

Dentista

Brasília


O critério de diagnóstico atual para as desordens temporomandibulares subdivide-se em desordens dolorosas, desordens articulares e alterações degenerativas. Para cada uma das afecções, são empregados protocolos escalonados diferentes. Em nosso arsenal terapêutico, contamos com abordagens conservadoras, minimamente invasivas e invasivas. A escolha é feita através de um correto diagnóstico, onde são empregados protocolos específicos e, sempre que possível, partindo do tratamento conservador para abordagens mais invasivas.

Leonardo Monteiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

*O que é DTM?* DTM refere-se à a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, pescoço, ombros, braços, peito, abaixo das mamas, dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, entre outros sintomas. *Tratamento:* As principais modalidades de tratamento são: -Placas interoclusais; -Exercícios funcionais; -Calor úmido quente/frio; -Body feedback (percepção de hábitos nocivos); -Medicamentoso; e -Procedimentos clínicos variados

Guy Colitti

Dentista

São Paulo

Quais profissionais tratam Transtornos da articulação temporomandibular?

Pesquisas relacionadas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.