Transtornos da articulação temporomandibular - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

Mastigar envolve uma série de grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e, naturalmente, a arcada dentária. Qualquer problema nesse processo é considerado um transtorno da articulação temporomandibular (ATM). Esses transtornos também podem ser chamados de distúrbios do aparelho estomato-gnático. As articulações temporomandibulares são localizadas bem em frente das orelhas (uma em cada lado do rosto) onde o osso temporal do crânio articula-se com a mandíbula. Durante a mastigação essa articulação, considerada a mais complexa do corpo humano, se abre e se fecha além de movimentar-se para frente, para trás e lateralmente.

Qual é a causa?

São vários os fatores motivadores do quadro de ATM. Os mais comuns são: - dor e contratura muscular devido ao uso excessivo da musculatura - subluxação interna (o disco da mandíbula desliza e não volta para sua posição normal) - artrite (altera as articulações) - ancilose (perda de movimento devido à fusão de ossos da articulação ou calcificação de ligamentos) - hipermobilidade (estiramento dos ligamentos que unem a articulação) - anomalias no desenvolvimento (congênitas) - espasmos gerados por tensão ou estresse- má oclusão dentária - traumatismos na mandíbula- bruxismo (ranger de dentes durante o sono)- tumores - problemas de crescimento na região

Quais os sintomas?

O principal sintoma é a dor na hora de morder, bocejar ou abrir completamente a boca. Também são listados como sintomas: dificuldade para abrir totalmente a boca, rangido ao morder, sensação de mordida desalinhada e dores de cabeça frequentes.

Como fazer o diagnóstico?

O exame clínico é suficiente para a detecção do problema. Sua extensão pode ser comprovada através de raios-x.

Qual o tratamento?

Na maioria das vezes é necessário o uso de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares. Em alguns casos é recomendado o uso de aparelhos e, eventualmente, pode-se recorrer à cirurgia.

Especialistas em transtornos da articulação temporomandibular

Encontre um especialista em Transtornos Da Articulação Temporomandibular na sua cidade:
Carlos Frederico Batista

Carlos Frederico Batista

Cirurgião buco-maxilo-facial

Caruaru

Diego César Marques

Diego César Marques

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Goiânia

Rafael Moura

Rafael Moura

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em dor

Vitória da Conquista

Daniele Preti Machado Da Cunha

Daniele Preti Machado Da Cunha

Dentista

Jundiaí

Jeová Júnior

Jeová Júnior

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Campina Grande

Gustavo Siedschlag

Gustavo Siedschlag

Dentista

Florianópolis

Perguntas sobre Transtornos da articulação temporomandibular

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Transtornos da articulação temporomandibular

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Inicialmente há que se diagnosticar o seu caso. Há diversas causas de estalos. Alguns precisam de tratamento e outros não. Sugiro consultar um especialista em DTM e Dor Orofacial pelo…
2 respostas

Dr. Bruno Cruz de Souza
Dr. Bruno Cruz de Souza
Cirurgião buco-maxilo-facial
São Paulo
Boa tarde, o zumbido pode ser relacionado sim com a articulação temporo mandibular
Necessitamos de alguns exames e uma avaliação clinica mais detalhada para melhor diagnostico
Obrigado…
3 respostas

Dr. Diego Limoeiro
Dr. Diego Limoeiro
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Rio de Janeiro
Olá. Alguns pacientes portadores de DTM podem apresentar zumbido, especialmente o zumbido somatossensorial. Consulte um especialista. Você pode achar pelo site da SBDOF
3 respostas

Especialistas falam sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular

Dr Marcelo Mascarenhas é o primeiro no Brasil com dupla formação, em Odontologia e Fisioterapia, estando capacitado para atuar nos tratamentos conservadores ( através da Fisioterapia e Medicamentos ) e os Invasivos (Infiltrações e artrocenteses) das ATMs e Dores Orofaciais. Como especialista também em Cirurgia Buco Maxilo Facial, realiza no consultório da Av. Bandeirantes 412 todos os procedimentos de Cirurgia Oral (extração de dentes sisos, etc ).

Marcelo Henrique Mascarenhas

Cirurgião buco-maxilo-facial

Belo Horizonte


As desordens da articulação temporomandibular (ATM) tem uma prevalência muito alta na população. Principalmente entre as mulheres. Fatores como estresse, bruxismo, apertamento dentário e hábitos parafuncionais (ex: roer unhas e mastigar apenas de um lado da boca) são fatores predisponentes para a desordem da ATM. O paciente pode manifestar dor na face muito intensa, ou estalidos ao abrir a boca ou dificuldade de mastigação como sintomas principais. Outros sintomas como: zumbido nos ouvidos, sensação de ouvido abafado, sensação de perda auditiva ou mesmo tontura também podem ocorrer. Agende sua avaliação.

Anderson Castelo Branco

Cirurgião cranio-maxilo-facial, Otorrino

Salvador

Agendar uma visita

A ATM é uma articulação complexa, possui mecanismo biarticular que torna seu tratamento delicado. A maioria dos problemas da articulação não são no seu interior (intra articular), deve ser realizado investigação minuciosa com exames de imagem, físico e de sangue. O diagnóstico deve ser preciso, no entanto, existe conflito de múltiplas patologias e regiões (dentes, musculatura, hábitos, distúrbios psicossomáticos e etc). O tratamento pode ser com medicamentos, fisioterapia, acupuntura, laser, agulhamento, dispositivos e aparelhos intra orais ou em casos mais graves com cirurgias.

Thiago Bonifácio De Souza Guimarães

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Goiânia

Agendar uma visita

Todo problema na ATM é chamado de DTM = Disfunção Temporo-Mandibular. Tais problemas exigem um diagnóstico preciso que é realizado através de exame clínico, palpação, exames complementares como radiografias, tomografias, ressonância magnética e outros. Os problemas são vários, desde o deslocamento do disco da ATM até um estalido, click ou dor nos maxilares e nas articulações. O tratamento depende da causa do problema. Agende sua consulta para sanar suas dúvidas.

Gustavo Zanardi

Dentista

Balneário Camboriú


Muitos paciente me procuram com diversas dores faciais, sendo a DTM e Dor Orofacial uma especialidade tão carente ainda. Como Cirurgião bucomaxilofacial, diversos colegas me encaminhavam estes pacientes, sendo que uma pequena parcela destes pacientes de fato são para procedimentos cirúrgicos; e mesmo assim, raros são os casos que a primeira opção seja a cirurgia. Daí, acabei buscando esta especialização, a fim de tratar e entender melhor essa patologia, e tentarmos de uma forma mais direta explicar ao paciente seu caso e estabelecer um plano de tratamento.

Diego Limoeiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A tecnologia tornou capaz visualizar as estruturas internas da ATM através de ressonância magnética sem ter que abrir cirurgicamente o paciente. Sistemas eletrônicos de eletromiografia e magnetografia computadorizadas evoluíram a tal ponto que permitem estudar o funcionamento e monitorar a terapêutica estabelecida. Os avanços em genética e exames laboratoriais permitem rastrear a causa de variadas possibilidades de diagnóstico diferencial e todas essas possibilidades estão ao alcance dos profissionais especializados no Diagnóstico e Tratamento das Patologias da ATM.

Edcléia Brandão

Dentista

Brasília


O critério de diagnóstico atual para as desordens temporomandibulares subdivide-se em desordens dolorosas, desordens articulares e alterações degenerativas. Para cada uma das afecções, são empregados protocolos escalonados diferentes. Em nosso arsenal terapêutico, contamos com abordagens conservadoras, minimamente invasivas e invasivas. A escolha é feita através de um correto diagnóstico, onde são empregados protocolos específicos e, sempre que possível, partindo do tratamento conservador para abordagens mais invasivas.

Leonardo Monteiro

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro


*O que é DTM?* DTM refere-se à a uma série de fatores, que podem comprometer músculos, ligamentos e articulações, podendo gerar dores, que podem irradiar para cabeça, olhos, pescoço, ombros, braços, peito, abaixo das mamas, dificuldades de abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitações, entre outros sintomas. *Tratamento:* As principais modalidades de tratamento são: -Placas interoclusais; -Exercícios funcionais; -Calor úmido quente/frio; -Body feedback (percepção de hábitos nocivos); -Medicamentoso; e -Procedimentos clínicos variados

Quais profissionais tratam Transtornos da articulação temporomandibular?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.