É aconselhável a utilização do sal do Himalaia para pacientes que passaram por nefrectomia total

3 respostas
É aconselhável a utilização do sal do Himalaia para pacientes que passaram por nefrectomia total de um dos rins? O controle deve ser feito para a ingestão de cloreto de sódio ou para os minerais em geral?
Olá! Após o procedimento de nefrectomia total de um dos rins você tem muito mais risco de desenvolver a doença renal crônica. O sódio excesso pode levar a hipertensão arterial que é o principal motivo de perda renal necessitando de hemodiálise. Então uma dieta hipossódica é aconselhável. A diferença do sal refinado comum de cozinha e o sal do Himalaia é a quantidade menor de sódio em sua composição. Já a presença de outros minerais nele é praticamente desprezível.
Resumindo vc poderá fazer uso do sal do Himalaia sem problemas.

Sódio em excesso gera cálculos renais e vários outros problemas no organismo. Se é do himalaia ou não, pouco importa para os rins.
Nosso organismo precisa de um equilíbrio de minerais, ou seja, a falta ou o excesso de qualquer um deles nunca é benéfico.
Após a realização de Nefrectomia aumenta-se o risco de desenvolver uma insuficiência renal ao longa da vida. Hipertensão arterial, assim como diabetes são as principais causas de insuficiência renal. Desta maneira, é fundamental o controle da pressão arterial e da glicemia. A redução do sódio ajuda a controlar a hipertensão. A única vantagem do sal do Himalaia é o menor teor de sódio, comparado ao sal comum (50%), o que pode ser obtido também com o Sal Light, ou mesmo restringindo o consumo de um modo geral. Os demais minerais da sua composição estão em quantidades muito pequenas, de modo que não tem significância clinica na dieta, podendo ser supridos facilmente pelos alimentos. Assim, o mais importante é reduzir o sódio, independente da maneira. O Sal do Himalaia é mais natural e menos processado, o que pode ser vantagem em relação aos industrializados, mas lembrar que a quantidade do consumo é importante. Att. João Manzano