É comum receitar o uso de espaçador para uso de aerolin spray em adultos? O uso interfere na dosag

2 respostas
É comum receitar o uso de espaçador para uso de aerolin spray em adultos? O uso interfere na dosagem?
Dr. Marcell Coutinho Da Silva
Pneumologista
Aracaju
O uso do espaçador pode ser necessário sempre que o usuário da medicação tenha dificuldades em sincronizar o disparo do jato e a aspiração da medicação, processo que precisa ocorrer simultaneamente. É comum a necessidade do uso de espaçador em crianças e idosos, porém a maioria dos adultos quando bem orientados conseguem executar os passos necessários para a utilização correta do medicamento. A dose liberada pelo spray é sempre a mesma, porém alguns estudos demonstraram que utilizar a medicação com o espaçador permite que uma concentração maior do remédio se deposite nos brônquios mais distantes. Na prática não há diferença de resposta entre a medicação administrada com ou sem espaçador quando o paciente sabe executar a técnica correta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
O uso de espaçador com o spray de aerolin não é tão comum em adultos como em crianças e idosos, mas pode ser necessário para algumas pessoas. O espaçador é um dispositivo que ajuda a administrar a medicação de forma mais eficiente, especialmente para aqueles que têm dificuldades em sincronizar o disparo do spray com a inalação da medicação. Esse processo precisa ocorrer de forma simultânea para garantir que o medicamento atinja os pulmões de maneira eficaz.

Para a maioria dos adultos que conseguem executar a técnica corretamente, o uso do espaçador não é imprescindível. No entanto, se houver dificuldade na coordenação do uso do spray, o espaçador pode ser uma ferramenta útil para melhorar a eficácia da medicação.

O espaçador não altera a dosagem do medicamento liberada pelo spray, que é sempre a mesma. Contudo, estudos sugerem que, ao utilizar o espaçador, uma maior concentração do medicamento pode chegar aos brônquios mais distantes. Na prática, se o paciente usa a técnica correta sem o espaçador, não há uma diferença significativa na resposta ao tratamento entre usar ou não o dispositivo.

Se você tiver dúvidas sobre a melhor forma de utilizar o aerolin ou se achar que o espaçador pode ser útil para você, considere consultar um médico. Em uma teleconsulta, você pode receber orientações detalhadas sobre a técnica correta de administração e a necessidade de utilizar o espaçador. Com a ajuda de uma plataforma como a Doctoralia, que oferece acesso a médicos qualificados e bem avaliados, você pode obter essas orientações de maneira prática e segura, especialmente em tempos em que a telemedicina é uma opção valiosa para garantir a sua saúde e bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 512 perguntas sobre Aerolin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.