É correto relatar pra psico do namorado que ele fala sobre morrer?

14 respostas
É correto relatar pra psico do namorado que ele fala sobre morrer?
Olá, se você está percebendo que seu namorado pode realmente tentar ou cometer tal ato, acho prudente você comunicar sim a terapeuta dele e familiares próximos.

Olá! Questões que estão ligadas a saúde e a morte do cliente/paciente é muito importante ser compartilhado com os profissionais que o cercam. Esses assuntos, por vezes, não são discutidos na terapia por conta de que essas decisões muitas vezes só ficam guardadas com o cliente, por vergonha, dificuldade de falar sobre si etc. As vezes também pode partir de uma inexperiência do profissional que o acompanha. De qualquer forma, qualquer coisa fico a disposição. Abraços!
Olá! Lamento que isso esteja ocorrendo.

Se ele tem dito coisas nesse sentido, você pode comunicar se se sentir a vontade. Caso ele tenha contato direto com algum familiar, você pode avisar essa pessoa também.

Um forte abraço
Olá Bom dia! Bom comunicar familiares mais próximos e caso possível motivar ele a fazer terapia para compreender tais anseios e sentimentos que motiva ele a falar isso. Abraço!
Olá, é possível comunicar ao profissional que o está acompanhando, e também importante comunicar as pessoas que são próximas para que possam estar mais atentas e o ajudarem se necessário. Carregar isso apenas consigo mesma deve ser algo bem difícil, busque ajuda você também e cerque-se do que for ajudar a ambos, você e seu namorado. Espero ter ajudado, sinto muito.
Boa noite. Sim, é possível relatar à profissional que o acompanha.
Mas, penso que seja importante conversar com ele também, verificar se ele já não relatou isso a ela ou sugerir que comente.
Além disso, é fundamental ter uma boa rede de apoio, para ajudá-lo.
Espero ter ajudado.
Olá! Pode ser uma informação importante caso estejamos falando sobre ele atentar sobre a própria vida. Só devemos ter um cuidado em não tornar constante a procura pela terapeuta para não atrapalhar o processo clínico do seu namorado e nem a relação dele com a terapeuta, que é muito baseada na confiança.
Olá, espero que esteja bem. Quando falamos de risco contra a própria vida, é importante que quem tem essa informação haja a fim de diminuir as possibilidades disso acontecer. Vale a conversa com ele para saber se esse assunto já foi abordado na terapia. Caso não, incentivá-lo a falar é um bom começo. Se houver recusa, comunicar a rede de apoio dele, que estão em contato direto diariamente com ele, é essencial. A prevenção precisa acontecer. Se você se sentir a vontade, pode entrar em contato com a/o profissional que o atende, até porque carregar isso sozinha pode não ser tão fácil. Espero que você e ele fiquem bem. Abraços!
Ola, é importante que você relate a terapeuta, sim.
Olá, boa noite! Lamento pela situação! E sim, caso você se sinta a vontade, não somente para os profissionais que o acompanha, como também para os seus familiares. Essa informação é crucial para que o profissional possa avaliar a situação e fornecer o apoio adequado. A segurança e o bem-estar emocional do seu namorado são prioridades, e nesse sentido o profissional sabendo da situação pode ajudá-lo a lidar com esses sentimentos de forma segura e saudável.
Olá. É correto informar a profissional que o acompanha bem como os familiares. Isso é cuidado. Caso seja uma ideação suicida que tenha surgido recentemente e ainda não tenha sido mencionada na sessão, irá ajudar sim. Desejo que tudo fique bem!
Sugiro que, se possível, na presença de seu namorado, abordem o assunto com as pessoas de vínculo direto e profundo, e em sequência, vocês e essas pessoas busquem auxílio da psicóloga para um plano de auxílio, seja ele a compreensão de como todos podem auxiliar, seja para também buscar ajuda psiquiátrica e tantas outras alternativas.
Olá!

Entendo que esteja profundamente preocupada(o) com ele, e, por isso, deseje que ele possa trabalhar essa questão o mais breve possível com a terapeuta dele. Compreensível, uma vez que queremos ver as pessoas que amamos se sentindo bem e felizes com suas próprias vidas. O assunto é muito delicado e, por isso, é importante que ele mesmo encontre-se encorajado para decidir quando deve falar a respeito, aberta e espontaneamente. Assumir a frente dele pode ser como tomar uma decisão cujas consequências (tanto positivas quanto negativas) ele pode ainda não estar preparado para lidar, além de, quem sabe, expô-los ao risco de fragilizar o vínculo de confiança que ele tem com você e até com a terapeuta dele, o que pode não parecer muito viável, quanto mais nessa situação em que ele se encontra, num momento de vida tão sensível.

Numa hora como essas, pode ser muito válido que se aproxime dele e reforce que você pode ser uma base de apoio e que quer ajudá-lo a passar por essa situação, fazendo o máximo e melhor que pode, dentro dos seus limites. Considere conversar sobre a hipótese dele falar com a profissional que o acompanha sobre esse assunto, e que você quer habilitá-lo a fazer isso por conta própria, mas que gostaria muito que ele fosse honesto com ela a respeito, uma vez que estaria fazendo, acima de tudo, um bem enorme pra si mesmo e, também, para você e para a relação que existe entre os dois.

Que tal trabalharmos tudo isso, juntos?
Estou à disposição, se você sentir a necessidade de um espaço seguro para lidar com essas questões.
Obrigado por compartilhar sua dúvida conosco!
Um abraço. Desejo que tudo fique bem com ele e com você também.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Ola!! Encoraje-o (a) a falar, com seu psicólogo(a) e com sua família, sobre a ideação suicída. Mas procure um profissional da psicologia também para você. É muito difícil para quem está num relacionamento tão próximo de uma pessoa neste estado psíquico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!