É normal fazer uso de antidepressivos e continuar sentindo angústia e os demais sintomas da depres

7 respostas
É normal fazer uso de antidepressivos e continuar sentindo angústia e os demais sintomas da depressão?
Sim. A medicação ajuda o paciente, mas não resolve completamente todo o problema, porque a pessoa precisa associar seu tratamento medicamentoso com a psicoterapia. Os resultados serão mais satisfatórios. Pois, o adoecer vem de um desequilíbrio da alma e, os sintomas são, apenas, uma das formas que o corpo tem de expressar o que a alma esta sentindo. Então, através da psicoterapia, o paciente pode fazer um contato mais profundo sobre o que está acontecendo consigo mesmo, qual o seu conflito e, a partir daí, ter uma expansão de consciência a respeito do que ele precisa fazer para resolver seu conflito. É um mergulho dentro de si mesmo, a fim de fazer as mudanças necessárias.

A medicação destina-se a modular as sensações, mas se a causa do problema segue ativa, o efeito será sempre passageiro. Isso sem falar nos efeitos colaterais. É como você tomar um analgésico, e porque a febre fica controlada, achar que a infecção vai desaparecer. A psicoterapia apoia e provoca mudanças, estas sim, capazes de curar definitivamente os sintomas. Quando a emoção cala, o corpo fala
É preciso lembrar que esses medicamentos precisam de tempo para começarem a diminuir os sintomas. Estou falando de algumas semanas ou até meses. Além disso, é importante salientar a importância da psicoterapia, já que está provado cientificamente que é através dela que a pessoa poderá vir a compreender melhor o que lhe acontece, a fonte (ou as fontes) desse sofrimento, permitindo que desenvolva formas melhores (ou menos sofridas, no minimo) de se relacionar com que causa tal sofrimento, potencializando a eficácia do tratamento medicamentoso.
Os medicamentos levam um tempo para atingir o efeito terapêutico, e seu médico psiquiatra pode explicar melhor. Além disso, é importante associar o tratamento farmacológico com a Psicoterapia, que ajudará a analisar as variáveis matenedoras do estado depressivo e ajudar no seu tratamento. Espero que tenha ajudado. Att
A medicação é importante para o tratamento da depressão, ela potencializa o nível de neurotransmissores relacionados a dopamina, adrenalina e serotonina, todos relacionados ao estado de humor. Mas só a medicação não é suficiente para obtenção de bons resultados. Para isso é recomendado uso da medicação e psicoterapia. Aconselho a procurar um (a) psicoterapeuta de preferência que tenha experiência em transtornos de humor.
De acordo com todos os colegas.
Acrescentaria que os sintomas da depressão são por si só fatores que dificultam, em alguns casos, a manutenção e continuidade do acompanhamento. Isso significa que a anedomia (perda de capacidade de sentir prazer), sensação de fracasso e perda de energia, por exemplo, podem dificultar inclusive a ida a qualquer profissional.
Pedir ajuda de alguém em quem confie, para o acompanhar neste processo junto aos profissionais e de grande valia. Deste modo, o suporte da família ou de outra pessoa de confiança, pode fazer grande diferença junto aos profissionais de psiquiatria e psicologia.
Sua questao foi respondida pela palavra de um famoso psiquiatra que em sua palestra disse REMEDIO NAO CURA O CONFLITO. Remedios aliviam os sintomas mas o tratamento psicoterapeutico e necessario. Psicoterapia feita com um profissional competente faz bem para todas as pessoas...ate para as que estao funcionando bem. Fazer psicoterapia e aprender com o grandes mestres a maxi izar o seu potencial de plenitude de vida. Conhecer as verdades grifadas por Freud,Jung, Rogers, Skinner, Reich, Perls, Hellinger, Horney, as contribuicoes terapeuticas dos livros sagrados...etc aumenta o repertorio de comportamnetos sadios que geram uma vida abundante ...plena...realizada...feliz.