É normal ficar com hematoma no local de aplicação do Ferropurum endovenoso?

3 respostas
É normal ficar com hematoma no local de aplicação do Ferropurum endovenoso?
Dra. Lethicia Resende
Especialista em dor, Especialista em clínica médica, Médico clínico geral
Goiânia
Boa tarde! O composto do Noripurum endovenoso - Ferripolimaltose, é utilizado para tratamento de anemia por deficiência de ferro. Provavelmente o hematoma gerado após a injeção intravenosa da medicação ocorreu por mecanismo extrínseco (mecânico -> pela própria punção), ou intrínseco (deficiência de plaquetas ou de fatores da coagulação), que possam ter influenciado na formação do hematoma. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Defanti
Gastroenterologista, Hepatologista, Especialista em clínica médica
Rio Das Ostras
Pode.
Dr. Anderson Contaifer
Especialista em clínica médica
Florianópolis
Sim, é relativamente comum ficar com hematoma (roxo) no local da aplicação do ferro endovenoso (Ferropurum/sacarato de hidróxido férrico). Isso acontece porque:

1. A infusão endovenosa requer punção venosa, e o próprio procedimento pode causar pequeno extravasamento de sangue nos tecidos ao redor da veia, formando o hematoma.

2. Além disso, se houver qualquer extravasamento da solução de ferro para fora da veia (infiltração), pode ocorrer uma mancha acastanhada ou escurecida no local, que pode demorar semanas a meses para desaparecer.

O que é esperado e não preocupa:
- Pequeno hematoma roxo/azulado que melhora em 1-2 semanas
- Leve desconforto ou dor no local
- Discreta mancha acastanhada por depósito de ferro

Sinais que exigem atenção médica:
- Inchacho importante com calor e vermelhidão progressiva (pode indicar infecção)
- Dor intensa e crescente
- Febre
- Endurecimento extenso do braço

Para minimizar o hematoma, aplique compressas frias nas primeiras 24 horas e evite esforço com o braço.

Referências:
- Bula do Ferropurum (Sacarato de Hidróxido Férrico) - Anvisa. 2024.
- Auerbach M. Intravenous iron in clinical practice. Am J Hematol. 2023.

Perguntas relacionadas

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.