É normal sangrar e ter cólica 5 meses depois de uma histerectomia parcial?
Dra. Melina Lichti Martins
Dra. Melina Lichti Martins
Ginecologista
São Paulo
Olá, não é esperado ter sangramento vaginal após histerectomia parcial, mas em alguns casos pode acontecer quando mesmo com a retirada do corpo do útero sobra algum fragmento de tecido endometrial (nesse caso o sangramento costuma ser cíclico como a menstruação). É importante realizar o exame ginecológico para afastar outras possíveis causas de sangramento genital como por exemplo lesões no colo do útero. Procure seu médico para uma avaliação e orientações.

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta de reavaliação. Não é esperado sangramento após a histerectomia subtotal. Mas ele pode acontecer.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. O ultrassom pode ser necessário para o diagnóstico e tratamento.
Os polipos endocervicais, granulomas, miomas, adenomiose e persistência de tecido endometrial podem ser os responsáveis pelo sangramento após a histerectomia em que o colo uterino é preservado.
Converse com o seu médico.

Dr. Rene Mendes Molinari
Dr. Rene Mendes Molinari
Ginecologista
São Paulo
As indicações de uma histerectomia total ou parcial pode ser por diversas patologias , desde miomas, sangramentos irregulares , adenomiose entre outras patologias . O sangramento vaginal nos casos de histerectomias parciais ou sub totais ( quando se mantém o colo uterino) pode ocorrer devidoa manutenção de parte do endométrio em alguns casos ou mesmo por ectopias na cervix uterina . As dores podem ser decorrentes de aderências pélvicas , processo de absorção dos fios cirúrgicos ou mesmo de causas intestinais ou vesicais . Sugiro que você consulte seu médico e ele certamente irá te ajudar.

Especialistas em Histerectomia Subtotal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Histerectomia Subtotal

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.