É normal sentir dor na região do intestino (barriga dolorida e algumas pontadas) dias após a realização

É normal sentir dor na região do intestino (barriga dolorida e algumas pontadas) dias após a realização de colonoscopia (três, quatro dias)?

3 respostas


Sim é esperado que apresente esses sintomas pelos gases que são utilizados no exame para que o intestino aumente seu calibre e possa ser visualizado . Time luftal, a tendência é apresentar melhoras . Caso persista procure um cirurgião

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A dor geralmente pode durar algumas horas, mas em casos em que há biópsia já vi pacientes com dor por 1 semana. Seria interessante você ser avaliada por um cirurgião.

TC

Dr. Teng Chang Sing

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

Não, não é o que acontece habitualmente, pelo menos, em minha experiência. Dor e distensão abdominais podem ocorrer durante algumas poucas horas após o exame, estando relacionadas, em colonoscopias diagnósticas, principalmente, com o volume de ar empregado para insuflação dos cólons e do reto, tempo de duração do exame e competência do médico examinador. O desconforto abdominal, como consequência da insuflação, desaparece mais rapidamente quando gás carbônico é utilizado ao invés do ar. Nas colonoscopias que realizo, emprego água ao invés de ar desde 2008 com excelentes resultados.

GK

Dr. Gustavo Kuhn Pfeifer

Coloproctologista

Porto Alegre

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.