Colonoscopia do cólon - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é uma colonoscopia?

O intestino grosso é dividido em cólon e reto. Embora este último e nas partes inferiores do cólon possam ser vistos diretamente com pequenos tubos de plástico ou de metal, o resto do intestino deve ser inspecionado por outros métodos. Estes são: exames radiológicos, como a radiografia simples ou enema de bário e os exames endoscópicos como a colonoscopia.

O que é uma colonoscopia?

O colonoscópio é um "telescópio" flexível com fibras finas e aproximadamente um metro de comprimento. É projetado para obter imagens dentro das cavidades acessadas ??e estas imagens podem ser gravadas em vídeo.

Equipado com uma luz poderosa para que o médico tenha uma visão clara.

O colonoscópio também pode soprar ar para dentro do cólon ou aspirar, se necessário, e também é equipado com ferramentas para lidar com alguma distância para o endoscopista também poder realizar intervenções terapêuticas localmente.

Porque usar a colonoscopia?

A colonoscopia permite ao médico examinar o revestimento do intestino (mucosa) ao longo de todo o cólon e, portanto, é usada para investigar a perda de sangue, alterações nos movimentos do intestino, dor abdominal e anormalidades mostradas por outros testes, como enema de bário, que requerem confirmação por visualização direta ou estudo microscópico de uma amostra de interessados ??em estudar o tecido obtido por biópsia.

Ela pode detectar anormalidades múltiplas, tais como inflamação ou ulceração da mucosa digestiva, pólipos (tumores benignos), divertículos e tumores de todos os tipos. Se necessário, o endoscopista pode também colher amostras de fora do tecido (biópsias) a ser estudado para fazer um diagnóstico patológico após a visualização microscópica de tais amostras.

O que acontece durante o teste?

Um dia antes do exame, o paciente deve tomar um laxante para garantir que o intestino esteja limpo e vazio, caso contrário, a visão é incompleta e o desempenho do teste muito mais baixo. Não comer ou beber nada durante 6 horas antes do procedimento. Colonoscopia não necessita de hospitalização e dura 20 a 40 minutos. Muitas vezes, é necessário injetar um sedativo através de uma veia para produzir uma sensação de sonolência e relaxamento durante a realização do exame ou tomar uma pílula tranquilizante na manhã do teste.

A pessoa deve permanecer deitada de lado durante todo o teste. O colonoscópio é lubrificado com gel e delicadamente inserido através do reto e do resto do intestino grosso através do ânus. Pode respirar um pouco de ar suavemente para o intestino para melhorar a visão de seu revestimento. Isso pode tornar a pessoa que está sendo testada ter uma desagradável sensação de plenitude abdominal e, portanto, um desejo incontrolável de soltar gazes, mas é importante não fazer até que o médico tenha todas as fotos e amostras necessárias. Quando o endoscopista, por vezes, tem que tomar pequenas amostras de tecido (biópsias), o paciente não sofre nenhuma dor com isso. O tecido é enviado para um laboratório especializado para a análise patológica e os resultados estarão prontos e disponíveis para o médico em alguns dias.

Depois de completar a colonoscopia permit-se que o paciente se recupere do teste até que passe o efeito do sedativo e pode voltar para casa. Se você tiver removido um pedaço maior de tecido, como um pólipo, pode ser necessário permanecer no hospital sob observação por algumas horas para ver se há  sangramento. É claramente desaconselhável para os pacientes  voltarem para casa sozinhos e dirigirem seu próprio carro, devido à sedação.

Especialistas em colonoscopia do cólon

Encontre um especialista em Colonoscopia do Cólon na sua cidade:
Nayguel Campos Almeida

Nayguel Campos Almeida

Cirurgião geral

Aracaju

Carlos Amintas dos Santos Melo

Carlos Amintas dos Santos Melo

Cirurgião geral

Belém

Laertes Pimentel Brasileiro da Costa

Laertes Pimentel Brasileiro da Costa

Cirurgião geral

Vitoria de Santo Antão

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Leonardo Magalhaes Feitosa

Leonardo Magalhaes Feitosa

Cirurgião geral, Médico clínico geral

Sobradinho

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas sobre Colonoscopia do cólon

Nossos especialistas responderam a 179 perguntas sobre Colonoscopia do cólon

Especialistas falam sobre Colonoscopia do Cólon

Esse exame é primordial na detecção precoce e de doenças intestinais e eventuais tratamentos:como retirada de pólipos ,biópsias .Faz parte da rotina preventiva .

Paulo Machado Do Couto Soares

Coloproctologista, Endoscopista

Nova Iguaçu

Agendar uma visita

Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso) e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Além da inspeção da superfície intestinal, a colonoscopia permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia e entre eles, o mais frequente é a polipectomia que é a remoção de pólipos.

Walid Mohamad Omairi

Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista

Foz do Iguaçu

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame que permite a observação completa de todo o intestino grosso e o fim do intestino delgado. É necessário que se faça uma limpeza completa do intestino, e o paciente recebe uma sedação para não sentir dor. Permite o diagnóstico de várias doenças do colon, bem como a realização de biopsia que vai auxiliar no esclarecimento das doenças. Além de diagnostica, a colonoscopia é terapêutica. Permite a remoção de pólipos ("verrugas" que antecedem o câncer do colon), dilatação de estreitamentos, cauterização de sangramentos do intestino e reto. A Prevenção do cancer é melhor caminho para cuidar da saúde.

Paulo De Azeredo Passos Candelaria

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Agendar uma visita

O câncer de intestino grosso apresenta um crescimento nos últimos anos sendo o segundo tumor mais frequente nas mulheres e nos homens , logo após mama e próstata . A prevenção é realizada pela colonoscopia que ao identificar os pólipos precursores do câncer permite a retirada dos mesmos evitando a evolução para o câncer . Recomenda-se realizar a colonoscopia a partir dos 45 anos em homens e mulheres a cada 5 anos , quando existe história de câncer de intestino na famíla recomenda-se iniciar a prevenção aos 40 anos ou 10 anos antes do caso mais jovem da família .

Italo De Maman Junior

Endoscopista, Gastroenterologista

Porto Alegre

Agendar uma visita

Trata-se de uma endoscopia digestiva que visa a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores colorretais. Para a realização desse exame é necessário um preparo do cólon com dieta e laxativos por dois dias. Em ambiente hospitalar, o paciente é monitorizado e sedado por um médico anestesista. O exame demora em média 20 minutos e o paciente costuma ser liberado para casa com acompanhante após 60 minutos.

Thiago Brito

Coloproctologista, Endoscopista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente e em tempo real. É um exame indicado na prevenção do câncer do intestino grosso (colorretal), cuja incidência é crescente em ambos os sexos, a partir dos 50 anos de idade. Também é adequado para a investigação de sinais e sintomas como diarréia, sangramentos anais, constipação que podem sugerir doença neste segmento. Este procedimento permite o exame, a coleta de material para estudo histológico, bem como a remoção de lesões pré-malignas (pólipos) sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Rodrigo Rego Lins

Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame extremamente importante e que traz grandes benefícios ao paciente. As pessoas acima de 50 anos devem realizar exames de prevenção de Câncer do Intestino (como se faz com a próstata, mama e colo de útero); e a colonoscopia é o melhor método, com a maior sensibilidade e especificidade e com a possibilidade de já tratar, evitando uma futura neoplasia maligna. Converse com o seu proctologista, tire suas dúvidas e se previna do terceiro tipo de câncer mais comum e o que mais cresce entre os jovens - o câncer do intestino. Também é muito importante como opção diagnóstica em casos: de dor abdominal, sangramento intestinal, perda de peso, anemia, constipação, diarreia ...

Alexandre Medeiros Do Carmo

Cirurgião geral, Coloproctologista

Fortaleza

Agendar uma visita

A Colonoscopia é um exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, dos cólons (intestino grosso) e do íleo terminal (intestino delgado). É realizado através do equipamento denominado colonoscópio, o qual chega até o interior do intestino através do ânus. Para realização do exame é necessário um preparo (limpeza) do intestino e, frequentemente, a sedação por via intravenosa. Alguns procedimentos podem ser decididos no momento do exame de acordo com os achados, conforme o explicado abaixo: Biopsia (ou retirada de um ou mais fragmentos da mucosa); Polipectomia (ou retirada um ou mais pólipos); Mucosectomia (ou retirada de um fragmento da mucosa intestinal ou pólipos ).

Colonoscopia é o exame em que é utilizado um aparelho para ver a mucosa de todo o intestino grosso (cólon). É realizada sob sedação (com a pessoa "dormindo"), por isso não há dor ou desconforto. O exame dura em média 30 minutos. É possível ver pólipos que poderiam virar câncer e removê-los, logo é um exame que pode evitar que a pessoa no futuro desenvolva um câncer. Além disso, pode diagnosticar outras doenças do intestino. Converse com um coloproctologista e sabia mais sobre o exame e a necessidade ou não de realizá-lo.

Exame que avalia o intestino grosso (cólon) em busca de pólipos e outras lesões para prevenir o câncer de cólon e reto, e até mesmo tratar casos que estão em fase precoce. Também avalia sintomas como diarreia crônica e sangramentos digestivos baixos. O exame é feito sob sedação e precisa de um preparo intestinal.

Élio Cunha Castro Filho

Endoscopista, Gastroenterologista

Rio de Janeiro


A colonoscopia nada mais é do que uma "endoscopia digestiva baixa", ou seja, ela também é feita com um "endoscópio" (um pouco mais longo), mas tem como objetivo examinar o intestino grosso (também chamado de "cólon"). Desta forma, com o paciente sedado, introduzimos o endoscópio pela via retal e examinamos todo o intestino grosso e, na maioria das vezes, o finalzinho do intestino fino. Todos acima de 50 anos têm indicação de fazer colono, para Prevenção do câncer de cólon. Através da colonoscopia, podemos retirar lesões cancerígenas e pré-cancerígenas, tratar sangramentos, retirar pólipos. A Colono é um exame confortável, que salva vidas.

Viviane Fittipaldi

Endoscopista, Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame que consiste na visualização do interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado, em imagens coloridas que podem ser gravadas. Feito através de um endoscópio inserido pelo ânus, ajuda a verificar a existência de lesões nas paredes intestinais. Esse procedimento torna possível a prevenção do câncer intestinal, pois é capaz de remover pólipos e estancar pequenos sangramentos nas paredes do cólon. Também pode ser usado para remover amostras de lesões suspeitas que são enviadas para análise (biópsia).

Alysson Amaury Cansanção De Souza

Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista

Garanhuns


É o exame mais importante na prevenção do câncer de intestino e reto. Trata-se de uma endoscopia porém o aparelho entra pelo ânus e não pela boca. Durante o exame são retirados os pólipos que são lesões benignas mas com potencial para se transformarem em câncer. O exame precisa de um preparo especial que visa limpar o intestino para garantir a máxima qualidade do procedimento. Todas as pessoas acima dos 50 anos têm indicação de se submeter a uma colonoscopia.

Gustavo Melo

Coloproctologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Videocolonoscopia é um exame padrão-ouro para rastreamento de câncer colorretal.Indicado para todos os pacientes aos 50 anos, devendo ocorrer antes se tiver história familiar de câncer de intestino aos 40 anos ou 10 anos antes do primeiro caso.Há outras indicações como sangramento retal, alternância do ritmo intestinal alteração no formato das fezes,diarreia e anemia. O exame é feito sob suporte anestésico e necessita de um preparo com dieta minima em resíduos e uso de laxantes para limpeza do intestino. Consulte um médico Coloproctologista

Letícea Moraes

Coloproctologista

Gama


Exame para avaliação das doenças do intestino, como por exemplo, diarreia, constipação (intestino preso), pólipos, anemia por sangramento, permitindo muitas vezes o seu tratamento. Importantíssimo também para prevenção do câncer de intestino, sendo recomentado para pessoas acima dos 50 anos, permitindo retirada de lesões antes que virem malignas. Para realização do exame é necessário um preparo, que consiste no uso de laxantes, que causara um diarreia, "limpando" o intestino. O exame dura cerca de 20 minutos, sendo realizado uma medicação na veia, onde o paciente ira dormir durante o exame e não vai sentir nenhum desconforto ou dor. Apos o exame ficara em observação por 15 a 30 minutos.

Dionisio Avanza De Azevedo

Endoscopista, Gastroenterologista

Serra

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame endoscópico que é capaz de visualizar todo o intestino grosso e a porção final do intestino delgado por dentro, além de possibilitar a retirada de pólipos e realização de biópsias. É amplamente utilizada para diagnóstico e tratamento das doenças colorretais. Seu uso é aceito como o melhor método para o rastreamento (prevenção) do câncer de cólon em pacientes acima de 50 anos e em pacientes mais jovens com risco aumentado para câncer.

Permite a visualização do interior do intestino grosso e reto, através da introdução, pelo ânus, de um aparelho que tem uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor. Procedimentos podem ocorrer durante o exame, tais como, biópsias e remoção de pólipos. INDICAÇÕES: Prevenção do Câncer Colorretal a partir dos 45 anos de idade, • Investigação de doenças que causam dor abdominal, constipação, diarréias crônicas, anemia e sangramento digestivo; • Seguimentos pós-ressecção de Pólipos e ou Cirurgias do intestino grosso. PREPARO • Iniciar 2 dias antes com uma dieta líquida e ingestão de laxativos.

Dra. Bruna Luz

Cirurgião geral, Endoscopista

São Paulo


Exame para prevenção de câncer do cólon e reto, que também identifica outras lesões colônicas.

Bruno Medeiros

Coloproctologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Exame para prevenção de câncer do cólon e reto, que também identifica outras lesões colônicas.

Carla Camila Rocha

Coloproctologista

Fortaleza

Agendar uma visita

A colonoscopia é um exame realizado através de um tubo fino flexível (colonoscópio), introduzido pelo ânus, após sedação, e que permite a visualização, em um vídeo monitor, da mucosa do reto, cólons e íleo, após adequado preparo com soluções laxativas. A colonoscopia hoje é considerada um dos exames de maior impacto em saúde pública na medida em que reduziu a incidência do câncer colorretal. Além disso, a colonoscopia permite o diagnóstico e intervenção em pacientes com Doença Inflamatória Intestinal, Hemorragia Digestiva Baixa, entre outros agravos em saúde.

Adriana Ribas Andrade

Gastroenterologista

Salvador


A colonoscopia é um exame endoscópico realizado após um preparo intestinal adequado, para avaliação da mucosa do intestino grosso (cólons e reto) e do intestino delgado distal (íleo terminal). Está indicado nos casos de sangramentos gastrointestinais, alteração de hábito intestinal, perda ponderal e anemia não justificados, investigação da dor abdominal. É também um exame de rastreamento, devendo ser realizada a partir de 45 anos (segundo últimas diretrizes da American Cancer Society 2018), ou antes a depender da presença ou não de fatores de risco associados. Além de diagnóstico, é também procedimento terapêutico, sendo possível, por exemplo, retirar pólipos - lesões precursoras de câncer.

Dra. Barbara Linhares

Coloproctologista

Fortaleza

Agendar uma visita

Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso), e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Atualmente, é a principal forma de prevenção do câncer intestinal ( colorretal), através da detecção e retirada de pólipos, precursores dessa doença.

Igor Nolasco Segheto

Gastroenterologista

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Colonoscopia do cólon ?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.