É normal sentir dores na barriga que ime ncomoda o dia todo,ficar ressecada e sentir muitos gases após

1 respostas
É normal sentir dores na barriga que ime ncomoda o dia todo,ficar ressecada e sentir muitos gases após a poliptomia de adenoma viloso com displasia de alto grau com25mm no reto ?Obgdo
Continuo em Pós Graduaçao em uma Universidade nao muito longe de Londres. As atividades são exaustivas, e tenho pouco tempo para respostas aqui. No entanto, pelos 3,8 milhoes de leitores que me honram neste local, vou EXPLICAR sobre o famoso Intestino Preso.
A pergunta comportaria explicaçoes sobre Colonoscopia e Pólipos, mas escolho falar sobre Intestino Preso por este ser muito comum.
Sempre adoto a conduta prudente de NADA falar sobre o caso do(a) consulente.
O que falo é uma explicação genérica.É MUITO IMPORTANTE saber que:
a. nada do que escrevo é para um paciente específico
b. minha recomendaçao é SEGUIR RIGOROSAMENTE o indicado pelo seu médico(a). Quem não for meu paciente NAO deve seguir minhas orientaçoes já que só escrevo algo GERAL. Mas seu médico(a) conhece seu caso de modo PERSONALIZADO.
É claro que NADA que falo se refere ao senhor(a) ou outro leitor. Tento fazer o meu melhor para EXPLICAR de modo genérico sobre essa condição tão comum.
Desta vez, explico também sobre uma forma especial de intestino preso (que alguns chamam de Dissenergia Pelvica) onde a pessoa sente que as fezes estão para ser eliminadas. Mas não há força para expeli-las. Isso é razoávelmente comum em mulheres que tiveram diversos partos. Elas nos falam: "Doutor, sei que quero evacuar, sinto que as fezes estao para sair. Mas não consigo por as fezes para fora, e isso incomoda demais".
De fato, esse tipo de Intestino Preso merece uma avaliação diferente do habitual. E o tratamento tembém é diferente.

Para os que me leem aqui, que já passam de 3,85 milhao, falarei sobre Intestino Preso(obstipação). Falo também sobre a dissenergia pélvica, onde as fezes tem dificuldade para sair (ou seja o ato da evacuaçao é difícil e/ou doloroso).
Falo também (um pouquinho) sobre fissuras anais e hemorróidas, que muitas vezes são consequencias do Intestino Preso. Claro que as hemorróidas (e mesmo as fissuras anais) são tão importantes que merecem um artigo só para elas. Já escrevi aqui mesmo sobre as fissuras, para achar essa resposta basta entrar no meu Perfil e procura-la.

INTESTINO PRESO (Obstipação). Claro que é uma explicação genérica.
Falo um tantinho sobre fissuras e hemorróidas, que muitas vezes acontecem em quem tem intestino preso.

Como sempre, nada falo sobre casos individuais. Prefiro EXPLICAR as doenças, exames e tratamentos. Acho que a dúvida de muitos pode começar a ser esclarecida. Digo COMEÇAR, pois cada assunto pode ser estudado por uma vida toda...
...de fato, os bons Médicos estudam estes assuntos pela vida inteira, e não completam seu conhecimento. Não é incrível?

Hipócrates falava: "a ARTE(da Medicina) é longa e a vida é breve (para aprender tudo)"

QUEM NÃO CONHECE PELO MENOS UMA PESSOA QUE TEM INTESTINO PRESO???
E quem nunca ouviu alguém se queixar de:
-sangramento ao evacuar?
-dor ao evacuar
-dificuldade ou desconforto ao evacuar?
- sentir que as fezes estão para sair, mas não ter força para expeli-las?

TODAS essas situações são muito comuns.

Milhões de pessoas tem intestino preso, em particular mulheres, idosos, pessoas em uso de certas medicações(como alguns antidepressivos , antiácidos e ferro, medicações cardiológicas, calcio, entre muitas outras), pessoas no leito e durante ou após a gravidez. Claro que não se resume a isso. De fato na prática clínica vemos pessoas em várias idades e situações com o intestino preso.
Desde crianças até pessoas de 100 anos podem ter Intestino Preso.
E devemos entender que nao basta "comer mais fibra e tomar mais água" para cuidar do intestino preso. Isso é uma simplificação exagerada. Na realidade, há muito mais que isso. Bons Médicos sabem que o assunto é vasto e complexo.
Em resumo: é preciso saber a causa do problema para tratar o Intestino Preso.

=============Para o diagnóstico adequado é preciso uma História Clinica bem detalhada. É lógico que problemas de saúde anteriores e uso de medicações devem ser vistos detalhadamente. O tempo em que existe a obstipação também é fundamental. É claro que para isso é preciso atenção ao paciente. É muito importante saber se há situações como
-sangramento,
-dor para evacuar
- histórico pessoal e familiar, incluindo história familiar de câncer de intestino.
A situação nutricional, emocional e as cirurgias anteriores, incluindo partos, também são importantes. Deve-se conhecer tratamentos anteriores, já que é comum o uso de laxantes, com ou sem orientação médica.
Para fazer uma Avaliação detalhada é preciso um Médico atencioso e que conheça bem Semiologia (arte de descobrir a causa dos problemas apresentados por seus pacientes)

===há pessoas com intestino preso (especialmente de longo prazo) que desenvolvem problemas ano-retais, como hemorróidas ou fissuras.
No caso das hemorróidas raramente há dor, mas pode haver sangramentos ou saída das hemorróidas pelo ânus. Quando as hemorróidas tem inflamação (trombose hemorroidária) há a saída de uma tumoração dura e dolorosa pelo ânus.
Se há fissura, pode haver sangramento, e muitos pacientes referem dor intensa. Geralmente a dor é durante ou após as evacuações.
Em ambos os casos, o diagnóstico é feito pelo exame Proctológico( que inclui anuscopia e retosigmóidoscopia).
Sou sempre muito cauteloso e procuro verificar em maior detalhes os pacientes que tem dor, sangramento ou desconforto ao evacuar.

==============Para um diagnóstico preciso é necessário um Médico qualificado e que faça (ou interprete) desde exames simples até os mais sofisticados. Por isso que sempre insisto na qualificação e experiência do Médico.

MINHA EXPERIÊNCIA
Recebo pacientes com Intestino Preso todos os dias. E as perguntas sobre isso são muito comuns, mesmo quando não estou
exercendo(por exemplo em aeroportos, aviões, estações, etc)

===Há quem ache que é um problema fácil e banal, mas o Médico que conhece as inúmeras causas da obstipação avalia seu paciente com cuidado.
Por exemplo, se a obstipação acontece pela presença de uma obstrução, por exemplo um câncer de intestino, o uso de fibras pouco irá ajudar. Felizmente essa causa de obstipação é rara.

Mas há um tipo de obstipação comum, mas pouco conhecida:
Vejo muitos casos de mulheres que começaram a ter o intestino preso após a gravidez. E percebem as fezes quase para sair, mas sem ter força para expeli-las. O nome desse problema é dissinergia pélvica. E tentam usar muitos métodos para melhorar, sem conseguir. Já houve mulheres que me contaram: "Doutor, eu tento ajudar a saída das fezes com os dedos(com luvas)".
Na verdade, há casos que merecem avaliação e tratamento especial. Há pessoas que nos contam:
"doutor, parece que as fezes estão lá em baixo. Mas não há força para sair" E isso acontece por que pode haver um tipo especifico de intestino preso onde a dificuldade está no ato da evacuação. A Literatura Médica nos informa que mais que 15% dos casos de obstipação são desse tipo, ou seja, dificuldade no ato da evacuação. São casos que merecem avaliação e tratamento ESPECIAIS. Nos Estados Unidos usava-se bastante o teste da eliminação, onde uma bolinha (de plástico leve e mole) devia ser evacuada. Comprovou-se que esse exame (junto com o exame Proctológico) tem validade bastante adequada. Em locais com poucos recursos, por exemplo no Sertão (onde tanto gosto de exercer Atividades Humanitárias), esses testes simples, rápidos e baratos podem nos dar grandes informações sobre esse tipo de Intestino Preso. E isso ajuda muito a quem nos procura.

Saber que ás vezes testes mais rápidos e baratos podem ser efetivos, me faz concluir que:
Temos que ler o que os grandes Especialistas e os Grandes Centros (Harvard, Yale, Cambridge) nos avisam, e a partir disso, ADAPTAR o que é útil e benéfico ao paciente. Ás vezes testes mais simples são tão úteis quanto testes complexos e caros, e isso foi COMPROVADO na Literatura Médica.
Mas sei que só acompanham o que é difundido pelos grandes Centros os Médicos que estudam. Como a Medicina evolui sempre, é preciso que o Médico de alto nível estude sempre. É preciso acompanhar a evoluçao da Medicina, por estudos constantes. Nenhum Médico pode se dar ao luxo de parar de estudar. Com 25, 39 ou 100 anos, o bom Médico continua estudando.
Voltando aos exames mais simples:
Em lugares com poucos recursos, isso pode ajudar muito nossos pacientes. Se for possível usar testes mais simples, baratos, rápidos e confortáveis isso irá trazer benefícios (além de economia de tempo, dinheiro e evitar desconforto)
Mas isso TAMBÉM me faz concluir que muitas vezes, em Medicina, há uma simplificaçao excessiva das doenças. Muitos dizem: se você tem intestino preso, coma mais fibras e tome mais água. Ou ainda pior: tome aquele laxante que o artista X recomenda. Infelizmente isso é uma simplificação exagerada, já que se deve descobrir antes A CAUSA do Intestino Preso.
Mas é claro que só saberá isso aquele Médico que se dedicar ao assunto. O Médico que estuda e se aprimora. Se alguém parar no tempo não acompanhará o progresso da Medicina. Por isso o bom Médico SEMPRE se dedica aos estudos.

Dou mais um exemplo: se um paciente refere que o intestino está preso após o início de um medicamento, por exemplo um anti-hipertensivo, cálcio ou anti-depressivo, deverei verificar junto ao médico que prescreveu se é possível a troca por outro medicamento. Não adiantará nada tentar tratar o intestino preso sem achar a CAUSA do mesmo. E para isso é preciso bastante atenção. Tenho que saber TODOS os medicamentos que meu paciente usa. Quantas vezes fiquei assustado ao ver que outros médicos não perguntaram (para mim mesmo ou familiares meus) que medicamentos estavam em uso. Essa é uma informação valiosa em TODOS os pacientes.
Por incrível que pareça, o uso indiscriminado e sem orientação de alguns laxantes pode PIORAR o Intestino Preso, a longo prazo. Isso também demonstra o quanto é importante que o bom Médico saiba todos os remedios que o paciente toma.

E sou MUITO cauteloso quando há sangramentos.
Tenho por principio avaliar meus pacientes muito detalhadamente. Em especial os que tenham os chamados "red flags" que são sinais de alerta.
Por exemplo, o emagrecimento associado ao intestino preso poderá ser um sinal de alerta. Sempre sou bastante cauteloso ao avaliar isso.
Nunca perdemos nada ao ser cautelosos na avaliação. Só temos a ganhar, pois ajudaremos nosso paciente.
Com relação ás fissuras e hemorróidas: entendo que é necessário saber se existem problemas ano-retais antes de iniciar o tratamento do intestino preso. Por isso sou cauteloso, e verifico se há a presença desses problemas. Sabemos que as fissuras podem ser muito dolorosas e sangrar, mas as hemorróidas podem acontecer sem que haja qualquer manifestaçao (sinal ou sintoma). Assim, é prudente verificar a presença desses problemas antes de iniciar o tratamento.

=================O tratamento, como tudo em Medicina, deve ser personalizado. Não se deve usar laxantes sem indicação ou acompanhamento médico, e não são todas as pessoas que melhoram apenas com medicamentos. Tampouco todas as pessoas melhoram só comendo fibras. Por exemplo, aqueles casos em que há Dissenergia Pelvica (as fezes chegam ao reto, mas há pouca força para evacua-las) raramente vão melhorar só com fibras e laxantes. A causa é outra, e o tratamento é outro e deve ser específico.
TODO TRATAMENTO É PERSONALIZADO. Nao há pessoas iguais, portanto cada tratamento é diferente.
Cada caso deve ser visto individualmente. Como dizia o grande William Osler, brilhante Professor e ícone da Medicina:

“O BOM MÉDICO TRATA A DOENÇA, MAS O GRANDE MÉDICO TRATA O DOENTE”.

Finalmente, pequenas notas, para os que tentam me contatar

1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue.
Aproveitamos a minha Pós Graduação no Exterior para um relift na clínica(na verdade é uma grande reforma). Se o senhor ligar, encontrará pedreiros e pintores (que não lhe atenderão) Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, VAMOS REFORMULAR Agenda.
Sugerimos que , caso tenha interesse em Consultas, nos escreva para abea.filantropia@gmail.com. Atenderemos de modo totalmente cronológico. Se quiser escrever de tempos em tempos, pode.

2) Consultas Online:
temos tido grande número de pedidos para Consultas Online.
Sou um fã dessas Consultas, seguras e que permitem acesso a médicos de todo o país. Tenho a satisfação de ter atendido pacientes de 17 dos 27 estados brasileiros.
NO ENTANTO
As exigências físicas e mentais da Pós Graduação na Inglaterra são bem grandes. Só poderei atender online NO CASO de estar completamente repousado e poder oferecer EXATAMENTE O MESMO NÍVEL das consultas que faço sempre. Sou um tanto obcecado com qualidade médica e não vou piorar a qualidade que ofereço sempre.
Para quem quiser (e puder) aguardar uma Consulta Online, sugiro escrever para abea.filantropia@gmail.com e verificar eventual disponibilidade. O mesmo endereço serve para acompanhar a reformulação da agenda para consultas presenciais.