É normal sentir os sintomas das crises de ansiedade mesmo não estando em crise? Tonturas, falta de a

15 respostas
É normal sentir os sintomas das crises de ansiedade mesmo não estando em crise? Tonturas, falta de ar , palpitação e tremores. Tenho 22 anos e já fiz dois eletrocardiogramas com ambos os resultados normais e ainda não consigo acreditar que tudo isso é ansiedade e pânico.
Olá! Os sintomas relatados estão dentro das características e sintomas da TAG - Transtorno de Ansiedade Generalizada (preocupação e tensão constante) ou mesmo de Stress, e se apresentam mesmo que você não esteja numa crise de pânico (sensação de morte iminente).
O ideal é fazer um checkup com seu médico para descartar outras possibilidades (labirintite, tireóide, anemia, etc) e agendar uma consulta com o psicólogo para te ajudar a lidar com esse quadro sintomático durante esse processo e identificar se é ansiedade ou outra coisa.

Olá!
Sim, os sintomas podem ocorrer juntos ou separados. Você já está em acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico? Se não, procure o quanto antes para te ajudar a retomar seu bem-estar. De fato, é difícil aceitar algo assim, mas só quando entender que precisa de ajuda, poderá se ajudar.
Olá, sentir estes sintomas que você descreveu, pode acontecer e é relativamente comum, mesmo não estando em cresces. A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse, ou seja, as vezes não estará em crises, mas exposta a ambientes, momentos que lhe causara estresse, sucessivamente poderá causar alguns sintomas. Você mencionou que fez dois eletrocardiogramas com resultados normais, o que sugere que problemas cárdicos graves foram descartados, é considerável ter duvidas e questionar se todos os sintomas são realmente de origem psicológica inicie um processo terapêutico que te ajudara com ansiedade e pânico, espero ter ajudado, fico a disposição!
Olá! Os sintomas que citou são comuns dentro de vivências com ansiedade e pânico, eles podem acontecer em menor ou maior intensidade, talvez aí você identifique uma crise, quando estão mais intensos. Contudo, esses e outros atravessam nossas experiências do dia a dia e acabam atrapalhando, como menciona já ter realizado exames e esses terem resultados padrões, indico procurar uma psicoterapia para compreender melhor esses sintomas, suas causas, entender como pode ter esses diagnósticos e elaborá-los para conseguir ter uma melhor qualidade emocional. Estou à disposição. Se cuide!
Conforme já apontado aqui, esses sintomas realmente podem se apresentar de muitas maneiras. Ainda que remetam a quadros universais de ansiedade e pânico, existe a dimensão particular da pessoa que vivencia essas sensações no corpo. São os impasses e desafios de cada um que podem aparecer das mais variadas formas, no comportamento, pensamento, corpo, fala, etc. Portanto diante da exclusão de diagnósticos médicos que explicariam determinados sintomas pode ser interessante manter as interrogações sobre o que te afeta e causa essas respostas no seu corpo.
Olá ! Eu sinto muito por isso...
Sim, esses sintomas que você descreveu podem acontecer em um Ataque de Pânico, eles são 'inesperados' e alcançam o pico em minutos. Com a Psicoterapia você consegue ter a remissão desses sintomas além de entender seus pensamentos e crenças.
Não sofra sozinho, busque ajuda !
Olá! Como você já fez os exames médicos que descartaram causas fisiológicas para esses sintomas, sugiro buscar uma psicoterapia, pois podem sim ser sintomas de ansiedade e estes podem ocorrer nos mais variados momentos. Imagino que esteja sendo difícil para você acreditar, mas a sua saúde mental pode se manifestar de diversas formas físicas. Você não precisa passar por esses questionamentos sozinho(a), busque ajuda com um profissional para lhe auxiliar nesse entendimento.
É relativamente comum sentir os sintomas das crises de ansiedade mesmo quando não estamos em uma crise aguda. Tonturas, falta de ar, palpitação e tremores são sintomas frequentemente associados a esses quadros.

Estar atento ao contexto (ambiente, situações, pessoas e acontecimentos) que desencadeiam essas sensações pode ajudar a compreender melhor as causas do pânico e da ansiedade. Entendo que pode ser difícil acreditar que todos esses sintomas possam ser resultados de processos emocionais. No entanto, é importante lembrar que a mente e o corpo estão interconectados. A psicoterapia pode te ajudar a identificar as causas subjacentes desses processos, levando a uma melhor compreensão dessas experiências. E consequentemente, você será capaz de elaborar, junto ao seu terapeuta, estratégias e maneiras de lidar com esses sintomas e/ou crises de forma eficaz.
Olá! A ansiedade é um sentimento. Todos nós sentimos. Conforme apontado pelos meus colegas acima, ela é uma resposta a um acontecimento/situação/elemento que está no ambiente e que de certa forma pode ser aversivo. Além disso, a ansiedade também está ligada a pouco repertório. Nós percebemos ansiedade quanto fazemos algo pela primeira vez.
Consideramos sintomas da ansiedade em componentes que estarão relacionadas a uma manifestação do sistema nervoso e do corpo todo: tremer, suar muito, ficar com a boca seca, sentir tonturas e o coração acelerado. Por outro lado, temos o componente que tem mais a ver com como eu ajo enquanto estou sentindo isso.

De certa forma, não dá pra controlar a ansiedade. Vejo que sentir essas reações tem de incomodado, e eu entendo o quanto é difícil sentirmos isso. Como você já procurou orientação médica e hipóteses relacionadas a alterações fisiológicas estão descartadas, sugiro que você procure um profissional da psicologia. Seria importante entender o que é gatilho para isso e assim atuar nessas variáveis.
Sim, é possível sentir sintomas de crises de ansiedade mesmo quando não está em uma crise ativa. A ansiedade generalizada pode manifestar sintomas físicos, como tonturas, falta de ar, palpitações e tremores, mesmo em momentos de relativa calma. Esses sintomas podem ser intensificados em situações estressantes ou quando a pessoa está preocupada com a possibilidade de uma crise de ansiedade ocorrer. É importante lembrar que a ansiedade e o pânico podem se manifestar de diferentes maneiras em cada pessoa, e os sintomas podem variar em intensidade e frequência. Se você realizou exames médicos, como eletrocardiogramas, e não foram encontradas condições médicas subjacentes, é mais provável que os sintomas sejam resultado de ansiedade e pânico. É recomendado buscar o acompanhamento de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para uma avaliação adequada e para discutir estratégias de manejo e tratamento. Eles podem ajudá-lo a compreender melhor seus sintomas e fornecer orientações e apoio adequados para lidar com a ansiedade.
Compreendo que você esteja enfrentando sintomas desafiadores, como tonturas, falta de ar, palpitação e tremores, mesmo quando não está em uma crise de ansiedade. É natural sentir dúvidas e incertezas sobre a causa desses sintomas, especialmente quando os exames médicos não revelam nenhuma anormalidade.

No entanto, é importante considerar que os sintomas que você descreve são consistentes com crises de ansiedade e pânico. Muitas pessoas experimentam esses sintomas sem que haja uma ameaça imediata ou uma situação de crise. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas em cada indivíduo, e os sintomas físicos que você mencionou são comumente associados a esses transtornos.

É compreensível que você esteja tendo dificuldade em acreditar que tudo isso seja resultado da ansiedade e do pânico, mesmo após realizar exames médicos. No entanto, é importante lembrar que a ansiedade não é apenas uma condição mental, mas também possui manifestações físicas. A mente e o corpo estão intrinsecamente conectados, e a ansiedade pode desencadear reações físicas intensas.

Diante dessa situação, pode ser benéfico considerar a possibilidade de se dar a oportunidade de fazer um processo de psicoterapia. Um terapeuta especializado em transtornos de ansiedade e pânico poderá ajudá-lo a explorar suas experiências, compreender melhor as causas subjacentes aos sintomas e desenvolver estratégias para gerenciá-los de forma eficaz.

A psicoterapia oferece um ambiente seguro e confidencial para discutir suas preocupações, medos e dúvidas. Um terapeuta experiente pode auxiliá-lo a identificar padrões de pensamento negativos, aprender técnicas de relaxamento, estabelecer estratégias para enfrentar situações desencadeadoras de ansiedade e fornecer suporte emocional durante o processo.

Lembrando que não estou realizando um diagnóstico específico, mas apenas fornecendo informações com base nas suas descrições. Marcar uma consulta com um profissional de saúde mental é a melhor maneira de obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado para você.

Portanto, convido você a considerar a possibilidade de marcar uma consulta com um psicoterapeuta. Buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para obter respostas, aliviar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Estou aqui para apoiá-lo nesse processo e responder a quaisquer outras perguntas que você possa ter.
Olá! Imagino que você esteja enfrentando um momento delicado. Que bom que o resultado do seu eletrocardiograma indica um resultado dentro do esperado. Talvez seja interessante você solicitar ao seu médico para realizar outros exames, como exame de sangue, para descartar causas orgânicas sobre seu mal estar. Seus sintomas podem estar relacionados a uma crise de ansiedade. Por mais difícil que esteja sendo esse momento, há tratamento e cura para o que você está vivenciando, caso seja mesmo uma crise de ansiedade. Um profissional de psicologia pode te auxiliar a atravessar esse momento com menos sofrimento e a identificar as questões que podem estar gerando ansiedade. Busque ajuda profissional. Desejo melhoras, abraços!
Olá! Concordo com os colegas de que deva investigar todas as possibilidades dos sintomas serem físicos e após descartar essas causas, iniciar a investigação psicológica. O psicólogo poderá te ajudar. Saiba que é possível ter o controle da ansiedade e que saúde mental também deve ser cuidada como qualquer outra doença. Cuide de você! Procure um psicólogo para ajudar a compreender e superar o momento.
Olá, espero que se encontre bem nesse momento. Entendo que você esteja preocupado com os sintomas que está experimentando, mesmo quando não está em uma crise de ansiedade. Os sintomas que você mencionou, como tonturas, falta de ar, palpitações e tremores, são comumente associados a crises de ansiedade e ataques de pânico. É possível que esses sintomas ocorram mesmo quando você não está em uma crise ativa. Isso pode acontecer devido à sensibilização do seu sistema nervoso, que pode reagir de forma exagerada a estímulos estressantes ou desencadear sintomas mesmo em situações cotidianas. A ansiedade e o pânico são condições reais e podem causar sintomas físicos intensos, mesmo quando não há uma ameaça real presente. É compreensível que você possa ter dificuldade em acreditar que esses sintomas são apenas ansiedade, especialmente se eles são desconfortáveis ​​e impactam sua qualidade de vida. Nesses casos, um profissional da saúde como um psicólogo clínico, pode ajudá-lo a entender e manejar melhor seus sintomas por meio de técnicas terapêuticas para fornecer uma avaliação completa e um plano de tratamento adequado. Espero que essas informações possam ser úteis para você. Fique bem.
Segundo a OMS o Brasil é o país com o maior número de ansiosos do mundo.
Diferente da "ansiedade normal", que sentimos na véspera de um evento especial, de uma viagem ou de uma prova, e que passa naturalmente, o Transtorno de Ansiedade é um problema mental e emocional importante, que deixa a pessoa em um estado de agitação permanente e muito angustiante. Se não tratado, pode evoluir para crises de pânico, distúrbios alimentares e depressão.
É um estado emocional de apreensão que não passa; uma expectativa permanente de que algo ruim está prestes a acontecer ou de que algo vai dar errado; é um medo que transita do real para o imaginário de forma desproporcional, mesmo quando não há razão aparente para isto.
A Ansiedade é um dos problemas psicológicos que mais afetam adultos e jovens, prejudicando suas vidas em muitos aspectos e deixando uma sensação de grande desconforto e frustração.
Existem alguns sintomas físicos que podem indicar que a ansiedade está passando dos limites. Entre eles estão a sensação de aperto no peito, taquicardia, suor excessivo, tremores, o hábito de roer unhas, falta de concentração, problemas gástricos, enjoos e vômitos, falta de ar, distúrbios do sono e tensões musculares.
A Psicologia é uma grande aliada para tratar a Ansiedade. Quanto mais cedo ela for identificada, melhor. Uma das principais formas de controlá-la está em compreender as suas causas e desenvolver padrões de pensamento saudáveis, que permitam dimensionar de forma correta o tamanho dos problemas e os meios adequados para resolvê-los.
Conte comigo neste processo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!