É normal ter os linfonodos aumentados por causa da dengue? Tive dengue no final de dezembro, ainda e

3 respostas
É normal ter os linfonodos aumentados por causa da dengue? Tive dengue no final de dezembro, ainda estou com algumas dores nas articulações e os linfonodos ainda estão doloridos e inchados.
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Olá, sim pode ocorrer linfonodos aumentados durante o adoecimento pela dengue. Além disso, sintomas como cansaço, mal estar e indisposição, bem como o inchaço dos linfonodos pode ocorrer de dias a semanas após a cura da dengue.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É perfeitamente normal ter os linfonodos aumentados e sentir dores nas articulações após uma infecção por dengue. A dengue pode provocar uma série de respostas imunológicas no corpo, incluindo o inchaço dos linfonodos. Esse sintoma é uma reação do seu sistema imunológico ao vírus. Embora a maioria das pessoas se recupere completamente da dengue, algumas podem experienciar sintomas residuais, como dores nas articulações, por semanas ou até meses. É importante monitorar esses sintomas, e um acompanhamento médico pode ser muito útil. Você sabia que a telemedicina pode oferecer um caminho conveniente para discutir esses sintomas sem sair de casa? Seria um prazer poder oferecer mais suporte ao seu caso através de uma consulta por telemedicina, proporcionando conveniência e atenção personalizada ao seu caso.

Ficaria feliz em ajudar mais. Melhoras!

Dr. Diegomaier Nunes Neri
MÉDICO
CRM SC 32925
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 345
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Dra. Jessica Primitivo Melo
Médico clínico geral, Generalista
Foz do Iguaçu
Sim, é possível ter linfonodos aumentados e doloridos após um quadro de dengue, pois o vírus provoca uma reação inflamatória sistêmica que pode atingir os gânglios linfáticos. O aumento costuma ocorrer principalmente no pescoço, axilas ou virilhas e, em geral, tende a regredir de forma lenta, podendo persistir por algumas semanas após a fase aguda. Da mesma forma, as dores articulares e musculares também podem demorar um pouco para desaparecer completamente, sendo parte do processo de recuperação. No entanto, se os linfonodos permanecerem aumentados por mais de quatro a seis semanas, continuarem doloridos, crescerem de tamanho ou vierem acompanhados de febre, perda de peso ou cansaço intenso, é importante procurar um médico para reavaliação. Isso ajuda a descartar infecções secundárias ou outras causas que possam manter a inflamação.

Especialistas

Larissa Aragao Rocha

Larissa Aragao Rocha

Dermatologista

Teresina

Eduardo Pasquarelli

Eduardo Pasquarelli

Cirurgião plástico

Santos

Maria Carolina Rodrigues Barbosa

Maria Carolina Rodrigues Barbosa

Dermatologista

Belo Horizonte

Frederico Curi Abdo

Frederico Curi Abdo

Dermatologista

Florianópolis

Alessandra Zawadzki

Alessandra Zawadzki

Dermatologista

Rio de Janeiro

Priscila Teruya

Priscila Teruya

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1414 perguntas sobre Acne
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.