É normal ter tremedeira na boca tomando fluoxetina? Fez um mês ontem que tô tomando esse medicamento

3 respostas
É normal ter tremedeira na boca tomando fluoxetina? Fez um mês ontem que tô tomando esse medicamento
A fluoxetina, dependendo da sensibilidade e da dose, pode levar a tremores, mas geralmente é nas mãos. Somente entrevistando e examinando você seria possível saber se o tremor de "boca" poderia ser devido ao remédio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Diego Alves Rosa
Psiquiatra
São Paulo
Sim, é relativamente comum sentir alguns efeitos colaterais ao tomar fluoxetina, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. A tremedeira pode ser um desses efeitos. Seu corpo ainda está se ajustando ao medicamento. No entanto, se essa tremedeira na boca ou outros sintomas se tornarem incômodos ou persistentes, é importante conversar com seu médico sobre isso. Ele pode ajustar a dose ou considerar alternativas de tratamento para você.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
Parnaíba
A tremedeira na boca ou sensação de tremores musculares finos pode ocorrer com o uso de fluoxetina, especialmente nas primeiras semanas de tratamento. A fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS), e em algumas pessoas ela pode causar efeitos colaterais neuromusculares, como:

Tremores (geralmente nas mãos, mandíbula ou boca)

Tensão muscular

Agitação leve

Bruxismo (ranger ou apertar os dentes)

Esses efeitos são considerados comuns nas fases iniciais e, em muitos casos, tendem a diminuir com o tempo, à medida que o organismo se adapta ao medicamento. Como você já está com um mês de uso, é possível que esteja no final desse período de adaptação.

Por outro lado, se a tremedeira persistir, piorar ou vier acompanhada de outros sintomas como rigidez, espasmos musculares involuntários, ou alteração no movimento dos olhos ou da língua, é importante relatar imediatamente ao seu psiquiatra, pois, embora raro, pode indicar um efeito extrapiramidal ou necessidade de ajuste de dose.

Nunca suspenda ou altere a medicação por conta própria. Consulte seu psiquiatra para uma avaliação segura e personalizada da sua resposta à fluoxetina.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 523 perguntas sobre Cloridrato De Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.