É perigoso fica uma agulha no canal do dente se caso o profissional não conseguir tirar?

3 respostas
É perigoso fica uma agulha no canal do dente se caso o profissional não conseguir tirar?
Boa tarde. Esse caso tem que ir acompanhando periodicamente. Com o auxilio do microscópio, pode tentar remover a lima fraturada, caso não consiga, sempre bom ir acompanhando, para ver como vai ficar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrea Raquel Pepino
Dentista
Brasília
Olá, dependendo da localização que a agulha estiver no canal, ela pode ser removida. Caso não consiga realizar a remoção o dente deve ser acompanhado ao longo dos anos com radiografias periódicas. procure um especialista em canal par avaliar seu caso
Sim, a permanência de uma agulha endodôntica dentro do canal radicular pode representar um risco para o tratamento e para a saúde do dente. Isso pode ocorrer quando a lima (instrumento utilizado para limpeza e modelagem do canal) se fratura durante o procedimento e fica presa dentro do dente.

Os riscos dessa situação dependem de vários fatores, como a localização da fratura, a extensão do tratamento realizado antes da fratura e se há infecção no local. Em alguns casos, se a agulha (ou lima) estiver bem adaptada e não houver infecção, o dente pode permanecer assintomático e ser selado adequadamente. No entanto, se a lima estiver bloqueando a limpeza completa do canal ou se houver infecção persistente, pode ser necessário removê-la ou realizar um retratamento para evitar complicações, como dor, abscesso e perda do dente.

Quando a remoção da lima não é possível por meios convencionais, o especialista pode utilizar microscopia operatória para tentar extraí-la com mais precisão. Em casos mais complexos, pode ser indicada uma cirurgia apical (apicectomia) para remover a ponta da raiz onde o fragmento está localizado.

Se houver qualquer dúvida ou sintoma, é essencial procurar um especialista em endodontia para avaliar o caso e definir a melhor abordagem.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 548 perguntas sobre Tratamento de canal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.