É possível fazer uma avaliação psicológica sem utilizar a entrevista? Utilizando esses testes por ex

16 respostas
É possível fazer uma avaliação psicológica sem utilizar a entrevista? Utilizando esses testes por exemplo: palografico,Neo PI e teste de atenção concentrada, dividida e sustentada?
Não. Os testes ficarão sem sentido. Em uma Avaliação Psicológica é imprescindível a entrevista e observação. Quanto ao uso de testes no processo avaliativo, pode variar de acordo com cada objetivo. Ao utilizar testes, precisamos articular e relacionar os dados obtidos na entrevista, observação e o resultado dos demais instrumentos utilizados. Tais aspectos, em um laudo são muito importantes. Não podemos esquecer que diante do compilado das informações e resultados, realizar a entrevista devolutiva com o avaliando.

Não. As entrevistas diagnósticas são essenciais para a condução do processo de Avaliação Psicológica. São as entrevistas que fundamentam toda a investigação. Os instrumentos são complementares e seus valores isolados não indicam o resultado do processo, sendo necessário a articulação clínica para realizar uma hipótese ou diagnóstico.
Um profissional treinado sabe que só testes não são passíveis de diagnósticos. A anamnese e a entrevista, além de uma análise completa do paciente é imprescindível para que se faça uma avaliação psicológica correta. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Não. Nenhum teste funciona como um Rx da pessoa. Eles apenas mostram tendências que devem ser confirmadas em uma entrevista. Há muitas variáveis que devem ser consideradas.
Olá. A entrevista psicológica é o primeiro contato entre terapeuta e paciente, necessária para quebrar o gelo, saber das dúvidas e saber das espectativas do paciente com relação ao processo terapêutico. É o momento em que será explícita a garantia ao sigilo de suas informações e de sua identificação. Também quando se inicia a coleta de dados sobre a vida do paciente, a sua motivação para o tratamento e o estabelecimento de suas dificuldades para melhor conduzir o processo terapêutico. É a mais importante etapa do processo de avaliação clínica. Fazem parte da avaliação psicológica, diferentes testes que, somente corroboram para a mesma, caso sejam necessários.
Não! Necessário entrevista , observação, para um olhar mais apurado e mensuração adequado somando com os dados obtidos nos testes. Para assim, um laudo final com bom diagnóstico.
Com certeza não! Pois os testes lhe oferecem apenas um parâmetro á seu respeito, e com a entrevista realizada com um profissional da área de psicologia, você terá muito mais informações e autoconhecimento, e também do processo psicoterapêutico que se faz necessário para os seus objetivos serem alcançados!
Não. A entrevista é parte essencial do processo, inclusive para definir o protocolo de testes.
Olá, tudo bem?

Apesar de os testes psicológicos serem utilizados na avaliação psicológica, e serem essenciais para a compreensão adequada da dinâmica da personalidade do paciente, a entrevista e a compreensão clínica do paciente é necessária! Eu diria, até, ser imprescindível esse processo. Ou seja, temos os resultados dos testes, porém, para que esses dados sejam interpretados, devemos levar em consideração a história de vida e clínica do paciente, para que se possam adequar os resultados à observação clínica.

Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Abraço.
Olá, espero que tudo bem por ai! É necessário realizar a entrevista na avaliação psicológica porque é uma ferramenta complementar, independente dos testes utilizados. Alguns aspectos só serão percebidos através da entrevista, da história da pessoa, das experiências, do momento atual e as projeções futuras, só então é possível ter uma laudo conclusivo favorável da pessoa testada. Lembrando que as etapas do Concurso Público chegam ser exaustivas para a pessoa que vivencia esse momento. Fique a vontade para tirar qualquer outra dúvida.
Olá,
Não. A entrevista de anamnese é de suma importância para a assertividade do resultado da avaliação psicológica.
Um abraço
De forma alguma! A entrevista é imprescindível, pois nos dá uma visão mais ampla do avaliando, inclusive sobre algumas características reveladas nos testes.
Olá, tudo bom?

Em vista da avaliação psicológica (AP) ser um método de investigação que ultrapassa o âmbito da testagem, não é possível realizar uma AP de qualidade sem integrar outras técnicas que contemplem o funcionamento psicológico, como é o caso das entrevistas.

Os testes psicológicos são consideradas ferramentas que mapeiam amostras do funcionamento psíquico e oferecem um resultado padrão. Como são apenas amostras padronizadas, a singularidade da pessoa se perde, já que partes essenciais, como histórico e origem desses comportamentos, acabam ficam omitidas.

Por isso, a entrevista psicológica é considerada a base para todo o processo de avaliação, porque através dela é possível ter um olhar mais próximo à realidade da pessoa e das singularidades que deram origem aos próprios resultados dos testes.
O que é possível sim de fazer, mas que não vá dar certo ao não contar com o essencial do processo da entrevista, Escuta Afetiva e Emocional.
Os testes como estes aqui mencionados são de um perfil comportamental que tem por objetivo identificar quais as tendências de comportamento mais fortes.
Tudo meramente COMPORTAMENTAL
Não. A testagem é a aplicação de testes psicológicos. Já a avaliação psicológica envolve informações obtidas de diversas fontes. Se o seu contexto for concurso público, cabe recurso administrativo e judicial se for o caso.
Não, a entevista é fundamental.